Investir em alternativas para melhorar a comunicação empresarial é essencial para o negócio e traz inúmeros benefícios, tanto para os colaboradores quanto para os clientes, que podem se manter atualizados sobre diversas questões relevantes. No entanto, sempre há muitas dúvidas sobre o que colocar na TV corporativa.

Para responder a essa questão, a empresa deve avaliar que tipo de informação pretende passar, qual é a linguagem mais adequada, o tempo entre as atualizações e outras definições sobre o conteúdo.

A seguir, mostramos por que é importante manter esse canal de comunicação, bem como algumas alternativas sobre o tipo de conteúdo que a sua empresa pode apresentar. Acompanhe a leitura!

Entenda qual é a importância de colocar uma TV corporativa na empresa

Em uma organização, podem existir diversos problemas de comunicação. Muitas vezes, as informações não chegam a quem de fato deveriam chegar ou são transmitidas e interpretadas de maneira diferente de como gostaria quem a divulgou.

Por isso, a TV corporativa é uma ferramenta que tem grande poder de transmitir as informações de maneira correta e para as pessoas certas. Dessa forma, a empresa pode deixar claro informações relevantes como sua cultura e valores, tanto para o público interno quanto externo.

Saiba o que colocar na TV corporativa

A TV corporativa é uma ferramenta extremamente útil, e pode ser aproveitada como forma de comunicação em diversos setores e para os mais variados fins.

Veja algumas possibilidades de aplicação da tecnologia a seguir.

Treinamento de funcionários

Uma das formas de aproveitar a tecnologia é por meio da oferta de cursos ou treinamentos para os seus colaboradores. A TV corporativa possibilita o carregamento de videoaulas ou a apresentação de vídeos on-line.

Além disso, o material também pode ser de produção própria, o que é interessante para aplicar treinamentos mais específicos, como demonstrar quais as formas de utilização de um sistema.

Essa é uma excelente oportunidade para reduzir custos, já que o treinamento é aplicado na própria empresa, o que elimina as despesas com viagens, hotéis e deslocamentos. Outra vantagem é o funcionário poder assistir ao treinamento no momento que for mais conveniente para ele.

Divulgação de novos produtos e serviços para os clientes

O tempo que um cliente aguarda na sala de espera pode ser muito bem aproveitado com a utilização da TV corporativa. Essa pode ser uma excelente oportunidade para consolidar a marca e apresentar diversas informações para o cliente, entre elas:

  • apresentação de missão, valores e cultura da empresa;
  • demonstração de produtos e serviços oferecidos;
  • cases de sucesso.

Conteúdos sobre a cultura organizacional da empresa

Nem sempre os colaboradores têm a oportunidade de saber todas as novidades sobre seus colegas de trabalho. Portanto, disponibilizar um canal com essas informações é uma oportunidade para promover a integração entre os indivíduos.

Dessa forma, divulgue na TV corporativa informações como:

  • os aniversariantes do dia, do mês ou da semana;
  • apresentação dos novos funcionários, com informações como quais são os cargos e os setores em que trabalharão;
  • comemoração de dias festivos, como Natal, Dia das Mães, Páscoa etc.;
  • divulgação de fotos da participação de funcionários em eventos, feiras e palestras;
  • se a empresa tiver refeitório, a apresentação do cardápio do dia.

Apresentar conteúdos informativos

Essa é uma possibilidade que permite uma grande variedade de conteúdos, já que pode ser utilizada para a apresentação de informações e notícias sobre o setor de negócio da empresa, bem como para as informações de notícias gerais.

Além disso, pode ser um canal interativo para a apresentação de comunicados ao vivo, como a palavra do gestor. Entre os conteúdos que podem fazer parte dessa categoria estão:

  • vídeos institucionais;
  • apresentação dos valores, missão e visão;
  • divulgação de eventos e palestras;
  • apresentação de conteúdos sobre o que outras mídias falam sobra a empresa;
  • divulgação de ações sociais de que a empresa participa ou promove;
  • divulgação de vagas, uma ótima oportunidade para os colaboradores que quiserem tentar nova colocação;
  • apresentação de novos serviços, produtos ou clientes.

Ações e campanhas da empresa

A promoção de campanhas é uma forma que a empresa tem de demonstrar sua preocupação com questões importantes para a sociedade, como causas sociais ou sustentáveis.

Por isso, a TV corporativa é um excelente canal para a convocação dos funcionários a participarem dessas campanhas, como a doação de roupas de frio e cobertores no inverno ou de brinquedos no Dia das Crianças.

Apresentação de curiosidades e assuntos variados

Às vezes, durante o expediente, é bom tomar um café e descontrair por alguns minutos. Nesse espaço, a TV corporativa pode exibir conteúdos com curiosidades, como fotos mais antigas da fundação da empresa, questões curiosas sobre o ramo de negócio etc.

Para gerar o engajamento dos funcionários, a apresentação de quiz com conteúdos informativos sobre o negócio também é uma maneira interessante de informar e divertir ao mesmo tempo.

Entenda por que é preciso mudar o conteúdo da TV

Ao investir em uma TV corporativa, não basta produzir o conteúdo uma primeira vez e depois deixá-lo de lado. É fundamental alterá-lo de tempos em tempos, a fim de evitar que as pessoas se cansem e não deem a devida importância a ele.

Existem conteúdos já bastante otimizados, com templates que podem ser usados para tornar a atualização das informações mais simples e rápida. Além disso, há templates que possibilitam a integração com sites de notícias, o que é excelente para apresentar atualizações rápidas sobre as principais novidades do dia, por exemplo.

Ao produzir o conteúdo, é importante ter alguns cuidados, tais como:

  • utilize recursos gráficos e dinâmicos a fim de tornar o conteúdo mais atrativo para o expectador;
  • fique atento para não exagerar na mistura de cores e tornar o visual poluído;
  • ao inserir textos no conteúdo, dê preferência a frases curtas e objetivas;
  • ao escolher o equipamento, tenha cuidado para que o tamanho e a orientação da tela fiquem de acordo com o ambiente em que a TV será instalada.

Enfim, a escolha sobre o que colocar na TV corporativa é fundamental para melhorar a comunicação empresarial e deixá-la mais dinâmica e atraente. Por isso, aproveite as sugestões apresentadas aqui e ofereça um conteúdo rico e informativo para os seus colaboradores e clientes.

Você tem alguma sugestão de conteúdo para apresentar na TV corporativa? Então, compartilhe a sua ideia conosco aqui nos comentários!