Rede WiFi ajuda a promover lojas em shopping centers

Rede ALLOS  utiliza WiFi inteligente para captar clientes, dados de consumo e direcionar promoções utilizando recursos de geolocalização

Com 30 centros comerciais no Brasil, sendo 19 próprios, a ALLOS Shopping Centers enfrenta o desafio não apenas de lotar os corredores dos shoppings, mas principalmente garantir as compras e, consequentemente, a receita dos lojistas. Para isso, apostou em serviços digitais baseados em redes WiFi que conectam, gratuitamente, os consumidores e viabilizam a comunicação entre lojistas e clientes. Instaladas em todos os shoppings da rede, totalizando uma cobertura de 920 mil m² de área bruta locável (ABL), base para mais de 5 mil lojas, a rede da ALLOS ainda conta com um diferencial: a captura de dados dos consumidores a fim de engajá-los e fidelizá-los.

“Os lojistas querem atrair clientes, e o WiFi é a base para este objetivo”, afirma Fabio Moraes, superintendente da ALLOS Shopping Center.

A instalação das redes sem fio, feita pela Think Digital – parceira Cisco – nos 19 centros comerciais próprios rede ALLOS abriu caminho para a instalação do Cisco Meraki, plataforma que, entre outros recursos, mapeia o comportamento dos consumidores durante a permanência dentro do shopping,
a partir da conexão ao WiFi.

Alicerce da transformação digital do Grupo ALLOS, o Meraki também gera dados relativos à localização do cliente no shopping, além de dar o envio de mensagens a ele; a geração de receita através de publicidade digital; e dar ao lojista a possibilidade de gerenciar suas próprias promoções. Baseada em nuvem, a solução, segundo Moraes, exige baixo investimento, apresenta fácil implementação e alta disponibilidade, além de escalabilidade.

“O Cisco Meraki é uma solução plug and play, de fácil instalação, que conta com dashboards mais amigáveis”, lembra Andréa Domingues Cubos, gerente comercial da ThinkDigital.

O shopping usa o recurso de geolocalização da ferramenta para mapear as áreas mais movimentadas, chamadas de quentes, planejar investimentos e indicar
estratégias aos lojistas. Após dois anos de uso na primeira unidade a receber a ferramenta, o recurso já informa o número de vezes que o cliente visita mensalmente uma determinada área do shopping e avalia se ele é ou não um cliente fiel.

 “É possível enviar notificações push pelo celular para saber a razão do desinteresse por outras áreas”, explica Moraes.

Um aplicativo móvel complementa a solução e serve de interface para o consumidor do shopping, e acessa as informações capturadas pelo Cisco Meraki enquanto ele estiver logado à rede.

Moraes define: “o app liga o usuário/cliente diretamente ao shopping e ao lojista, permitindo que o último crie e envie ofertas personalizadas”. Como exemplo, o executivo comenta o caso do Shopping Via Parque, no Rio de Janeiro, que evitou a perda de clientes usando o app para enviar mensagens de ofertas específicas para quem saía dos shows feitos na casa de espetáculos do shopping.

Fonte: Revista Cisco Live

 

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