Empresas que querem alcançar o sucesso e ter relevância frente aos concorrentes, não podem deixar de fora do radar as tendências de marketing para 2023.

É claro que, quando o assunto são tendências, não é obrigatório adotar tudo que surge no mercado.

Ao mesmo tempo, é preciso lembrar que ter um olhar inteligente em direção ao futuro é essencial para avaliar as possibilidades que possam trazer os melhores resultados para o negócio.

Segundo pesquisa feita pela Gartner com líderes de marketing de todo o mundo, o valor investido em marketing subiu de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022.

Apesar dos cenários de incertezas geopolíticas e econômicas que o mundo está enfrentando, a expectativa é de que o crescimento se mantenha em 2023.

Afinal, a forma de consumo mudou muito nos últimos tempos e está ainda mais em transformação, sendo necessário que as empresas se adaptem constantemente à evolução do mercado.

Assim, se antes o foco das ações era no produto, hoje as estratégias são mais voltadas para o cliente. Agora o desafio é fidelizar o consumidor, oferecendo experiências diferenciadas, para que ele seja um defensor da sua marca.

A era do consumo digital

Quando se fala em consumo, muita coisa mudou nos últimos anos. As pessoas buscam além da qualidade, diferenciais na hora de comprar seus produtos e serviços.

Aqui entram os benefícios que podem ser agregados à vida do cliente, como praticidade, experiência de uso e conexão com os ideais da marca.

No entanto, o período da pandemia foi um divisor de águas no mercado de todo o mundo. Não apenas o processo de compras online foi exponencialmente intensificado, como também o processo de inovação tecnológica das empresas.

Assim, todo negócio precisou se reinventar para se adaptar à nova realidade e atrair mais clientes para o e-commerce, em um momento difícil de crise sanitária.

Foi exatamente nesse ponto que o marketing digital se tornou ainda mais visado e necessário.

Afinal, a internet nunca foi antes tão utilizada, fosse para a busca por notícias,  redes sociais, assuntos de trabalho e, também, as compras online.

Por conta disso, muitas campanhas e ações foram elaboradas para atrair o novo perfil consumidor, otimizando os processos de venda, entrega e de comunicação.

No entanto, as estratégias não param por aqui, há ainda muito espaço para melhoria e avanço.

É também por isso que é preciso se manter à par das tendências de marketing para 2023 ao redor do mundo. E, para facilitar, listamos as 5 principais a seguir:

1. Foco na experiência

Uma coisa é certa: a tecnologia alterou a jornada dos clientes.

Se antes o consumidor recebia uma avalanche de ofertas por e-mail e via redes sociais que não diziam nada para esse público, hoje é preciso focar na  experiência do usuário.

O uso da automação de dados de marketing combinados pela segmentação cria jornadas personalizadas para alcançar a satisfação do cliente. Assim, a empresa não perde tempo e dinheiro em estratégias que não trarão retorno.

2. Social Selling

As redes sociais continuarão a ser tendência de marketing em 2023. Como as pessoas passam muito tempo nessas plataformas, nada melhor que aproveitar esse espaço para apresentar os produtos e serviços da sua empresa.

Dessa forma, em vez dos vendedores correrem atrás de clientes, o social selling engaja pessoas e aumenta a credibilidade da marca.

3. Câmeras inteligentes

Uma das tendências de marketing para 2023 é o uso de câmeras inteligentes, uma solução integrada de monitoramento e análise de dados para varejo.

É uma ferramenta tecnológica diferenciada, pois possibilita criar novas escalas de trabalho e investir em campanhas de alto ROI (retorno sobre investimento), a partir do modelo de análise de dados coletados e do consumo dos clientes.

A partir da inteligência artificial, diversas atividades podem ser realizadas por essas máquinas, que são programadas para alcançarem uma performance igual a de humanos.

Por meio dessas câmeras é possível identificar dados cognitivos das pessoas que circulam no ambiente, como idade e sexo, identificando o perfil do consumidor que visita o local com recorrência.

Outra característica deste equipamento é a termovisão, fornecendo um mapa de calor que detecta regiões quentes e frias, com imagens precisas e de alta qualidade.

Com essa informação é possível reorganizar o espaço de gôndolas e promoções, com o intuito de atingir o público de maneira mais efetiva.

A Think Digital utiliza câmeras inteligentes da Cisco e software de IA com capacidade de cálculo de taxa de conversão, para ter os melhores insights sobre o comportamento do consumidor.

4 – Wi-Fi Inteligente

O Wi-Fi Inteligente é uma solução que une Infraestrutura de Rede, Captive Portal e Business Intelligence. Totalmente modular, você pode escolher o que melhor se enquadra no perfil do seu negócio.

Além de oferecer acesso à internet dentro da sua empresa, o Wi-Fi Inteligente capta dados do usuário para que seja otimizado o atendimento, trabalhando com campanhas de marketing direcionadas e demais assuntos relevantes.

Geralmente, a conexão com a rede em um sistema inteligente pode se dar de diferentes maneiras que não necessariamente por login e senha.

Em vez disso, a Think Digital disponibiliza o que chamamos de Captive Portal, uma plataforma de acesso que, através da exibição de mensagens customizadas, libera o uso da rede para atividades específicas em troca da inserção de dados pessoais do usuário.

5 – Business Intelligence

O Business Intelligence é uma tecnologia em que os dados passam por fases distintas, como coleta, análise e organização.

Após essas fases, estão prontos para serem compartilhados, monitorados e disponibilizados em informações relevantes para auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Tais dados podem vir de origens diversas, como da própria empresa, quando provenientes de outros sistemas ou coletados na internet, como em redes sociais, vídeos ou áudios.

Depois de processados, os dados são ordenados e disponibilizados em um painel com informações detalhadas e estatísticas.

As estratégias de marketing digital tem como base o acompanhamento contínuo e detalhado de diversos indicadores de desempenho.

Por isso o BI dispõe de uma série de ferramentas que possibilitam o monitoramento dessas informações de forma rápida e precisa.

A Think Digital disponibiliza um dashboard interativo, em tempo real e com relatórios completos, permitindo que os gestores tenham dados atualizados para maior aproveitamento de oportunidades e embasamento de decisões.

Agora que você está por dentro das tendências de marketing para 2023, é hora de buscar as tecnologias necessárias para inovar sua empresa.

Para isso você pode contar com a Think Digital, uma empresa que acredita que a tecnologia é o melhor meio para o crescimento sustentável de negócios no Brasil. Venha conversar com a gente e conhecer mais das nossas soluções!