Quando o assunto é educação, experimentamos uma mudança brusca de cultura, especialmente nos últimos anos. A transformação digital já é uma realidade nas escolas e se torna cada vez mais fundamental para a melhoria da qualidade do ensino.

Além disso, é inegável que os processos digitais também otimizam a gestão acadêmica por parte de quem lida, diariamente, com os dados de alunos e corpo docente. 

O desafio tecnológico nesse cenário ficou bastante evidente durante a pandemia em que, no Brasil e no mundo, a comunidade escolar teve que se adaptar para não pausar as atividades. Utilizando os recursos possíveis, muitas instituições tentaram dar aulas em regime remoto, organizar grupos de trabalho e realizar avaliações – tudo por meio da internet.

Embora muita coisa já tenha voltado ao normal, ainda existem dúvidas relacionadas à tecnologia no que tange à rede WiFI em escolas. Por isso, resolvemos criar uma lista de perguntas frequentes com objetivo de esclarecer alguns pontos importantes.

Se o seu questionamento não estiver contemplado nesse artigo, é só comentar logo embaixo que pesquisaremos e traremos a resposta para você!

Qual é a senha da rede WiFi? 

De todas as dúvidas que surgem diariamente sobre tudo o que pode ser perguntado no universo escolar, uma que os professores, geralmente, não sabem responder é justamente essa!

Brincadeiras à parte,  a infraestrutura de rede WiFi para fins educativos é algo bem diferente do modelo tradicional escolar – aquele em que os alunos estão sentados, imóveis, olhando um professor e um quadro e várias informações rolando pelo ar.

Até pouco tempo atrás, solicitar a senha do WiFi em instituições de ensino era quase uma ofensa. Afinal, onde já se viu querer usar internet em plena sala de aula? Impensável, a gente diria…

Como os tempos mudam! Hoje, a infra de rede deixa de ser uma “inimiga” da produtividade escolar para se alçar ao posto de ferramenta indispensável de conexão que pode – e vai – fazer a real diferença nas escolas.

O que é WiFi Inteligente?

WiFi inteligente é uma tecnologia que garante internet estável e totalmente segura, com controle de acesso para impedir o uso indevido da rede e eliminar ameaças de segurança.

É considerada, também, um recurso para captar informações que facilitam o atendimento a alunos, professores e membros da comunidade escolar. Uma rede WiFi inteligente dá parâmetros para que toda a comunidade acadêmica possa trabalhar campanhas e conteúdos relevantes aos interesses educacionais. 

Como funciona o acesso à rede WiFi inteligente?

Geralmente, a conexão com a rede em um sistema inteligente pode se dar de diferentes maneiras que não necessariamente por login e senha. Em vez disso, é disponibilizado o que chamamos de Captive Portal, uma plataforma de acesso que, através da exibição de mensagens customizadas, libera o uso da rede para atividades específicas em troca da inserção de dados pessoais do usuário.

Vale lembrar que, na rede WiFi inteligente da Think Digital, esse processo está atrelado às normas da LGPD e do Marco Civil da Internet.

Por que o acesso aos dados é importante para a escola? 

O tratamento de dados específicos é uma das muitas formas que a instituição tem de conhecer melhor os interesses de seus alunos, professores, pais, fornecedores e demais membros da comunidade que se conectam à rede. 

A partir daí, os insights para as melhorias surgem de forma mais simplificada e intuitiva. 

Como a rede WiFi Inteligente pode beneficiar as escolas?

O recurso torna possível conectar diversos dispositivos na rede sem fio por toda a escola, garantindo acesso estável e disponibilidade de rede no perímetro completo. Com ele, a gestão escolar passa a ter controle do que é acessado, quando, por quem – e concentra todas as informações em uma única plataforma.

Com rede WiFi inteligente as instituições de ensino podem se modernizar ao automatizar alguns processos. Funciona assim: a internet é disponibilizada gratuitamente aos alunos mediante a cessão de seus dados, de acordo com o que preconiza a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Com essas informações, a escola trabalha de maneira personalizada, direcionando mensagens específicas como datas de provas, dicas, pesquisas, publicidades e comunicados institucionais, como atrasos nos pagamentos, calendário escolar, feriados, entre outros, direcionando cada comunicação a seu público de interesse. 

Como projetar infraestrutura de rede em uma instituição de ensino?

Quando se fala em WiFi inteligente, logo se pensa que a infraestrutura de rede para tanto é gigantesca, com investimento altíssimo e a necessidade de um mega espaço para montar equipamentos e recursos tecnológicos. A notícia boa é que não é bem isso que uma infra pede.

Melhor: não é nada disso.

A gestão da infraestrutura de rede é contratada como serviço, diminuindo as demandas para a sua área de TI. Ou seja, é um tipo de computação em nuvem que permite à escola utilizar recursos tecnológicos baseados na web sem necessidade de comprar, gerenciar e oferecer suporte em ambientes físicos. Tudo é feito remotamente.

Dá para confiar na conexão da rede WiFi nas escolas?

É claro que sim! A internet é uma aliada importante no processo de aprendizagem. Com alunos cada vez mais conectados, é essencial entregar uma conexão estável e segura para sua instituição de ensino.  

Através da rede WiFi Inteligente da Think Digital a escola passa a oferecer acesso simplificado, rápido e sem necessidade de senha, podendo controlar o conteúdo acessado para garantir que a rede está sendo realmente utilizada para fins educativos.

Modernize sua escola com as soluções da Think Digital. Para saber mais, entre em contato com a gente, acessando o link e falando com um de nossos especialistas!