O que são notificações push e como utilizá-las a favor do seu estabelecimento?
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O consumidor gosta de se sentir lembrado, valorizado e de receber tratamento personalizado. Contudo, mesmo que isso não seja novidade para os varejistas, nem sempre são usadas técnicas, como as notificações push, para desenvolver uma comunicação mais próxima do público-alvo.
A tecnologia permite ter um contato mais direto com o cliente por meio de mensagens enviadas de acordo com o perfil de cada pessoa. Hoje, as empresas contam com aplicativos para enviar conteúdos e cativar o público com a intenção de engajar e aumentar o interesse por adquirir produtos ou serviços.
Neste artigo, vamos apontar como o uso dessas notificações pode contribuir para expandir a fidelização e as vendas de forma consistente. Confira!
O que são notificações push?
São mensagens que servem para estimular o consumidor a comprar algo do seu interesse. Elas ajudam também a informar promoções que podem ser aproveitadas por alguém que, no momento, não parecia disposto a adquirir determinada mercadoria ou serviço específico.
Essas notificações fazem parte de uma estratégia de vendas que proporciona excelentes resultados, caso seja adotada com bom senso. A moderação é muito importante para não irritar o cliente. Por isso, é recomendado haver um bom planejamento para o envio das mensagens atingir as metas.
Além disso, é válido contar com informações relevantes sobre o comportamento da audiência, porque é uma iniciativa para ter mais chances de enviar mensagens que sejam capazes de prender a atenção e de estimular o consumo de maneira criativa e inteligente.
Conheça 4 dicas para obter mais resultados no varejo com essa estratégia
As notificações push podem ser aplicadas por comerciantes varejistas por meio de aplicativos ou mensagens de texto, conhecidas também como SMS. Por outro lado, é necessário seguir alguns procedimentos para essa tática gerar resultados expressivos para o seu negócio.
Pensando nisso, vamos apresentar quatro dicas para essa estratégia ser explorada de forma exemplar. Acompanhe!
1.Selecionar os clientes
Não é simples verificar se o consumidor está realmente disposto a manter um contato frequente com a sua loja. Em virtude disso, o bom senso deve estar em primeiro lugar para constatar se o cliente pode se tornar um defensor do seu negócio.
Caso ele se mostre satisfeito com o atendimento recebido, vale a pena pedir autorização para o envio de mensagens relativas a promoções e a outras novidades relacionadas ao estabelecimento.
Também vale a pena ter informações sobre quanto tempo esse cliente faz compras e o ticket médio. A partir desses dados, há mais chances de escolher adequadamente os que gostarão de receber mensagens periódicas relativas ao varejo.
2.Organizar o conteúdo
Também é positivo buscar alternativas para interagir frequentemente com o público-alvo, mas isso deve ser feito com organização e cautela. Em outras palavras, é preciso ter uma ideia do que vai ser informado para chamar a atenção do cliente.
Não adianta, por exemplo, mandar uma mensagem para destacar uma oferta que dificilmente vai chamar a atenção do destinatário. As notificações push devem realmente agregar valor para as pessoas.
Um bom planejamento faz toda a diferença na hora de encaminhar mensagens sobre as atividades da loja. Essa prática também ajuda a evitar que os conteúdos se tornem spams, ou seja, notificações indesejadas para a audiência em virtude de não acrescentarem absolutamente nada.
3. Pedir autorização
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020, estabelece uma série de procedimentos para uma empresa gerenciar as informações do público-alvo, independentemente do segmento.
Para respeitar essa legislação e evitar constrangimentos para os clientes, é necessário que haja uma autorização pessoal prévia para o envio das notificações push. Ao seguir esse procedimento, o varejo adota boas práticas de relacionamento e mostra responsabilidade ao gerenciar as informações.
É muito ruim para uma empresa ouvir a reclamação de um consumidor relativa à falta de permissão para o envio de notificações. Essa situação, inclusive, pode afetar negativamente a imagem corporativa, principalmente se o caso tiver uma repercussão nas redes sociais.
4. Segmentar os contatos
Para aumentar as chances de as notificações push terem resultados mais expressivos, uma excelente ação é segmentar os contatos. Essa prática pode ser feita levando em consideração alguns fatores, como:
- localização geográfica;
- idade;
- sexo;
- ticket médio;
- histórico de compras.
Ao utilizar essas informações de forma estratégica, uma loja tem mais condições de enviar conteúdos que realmente despertem o interesse para a compra. Quanto mais o varejo aproveitar os dados coletados com inteligência, maiores são as chances de criar uma relação mais próxima com os consumidores, o que contribui bastante para aumentar as vendas e o faturamento.
Como começar a colocar em prática as notificações push em seu PDV?
O avanço tecnológico precisa ser explorado pelos varejistas para melhorar o desempenho no PDV. Para isso se tornar realidade, um bom caminho é apostar em uma solução moderna, como o Wi-Fi Inteligente.
Um dos motivos é que esse recurso permite coletar dados de consumidores em estabelecimentos físicos, ativar mapas de calor e mandar notificações e mensagens promocionais efetivas.
Ao contar com essas funcionalidades, o Wi-fi Inteligente se mostra uma opção muito interessante para os empresários analisarem o comportamento dos consumidores em uma loja e manterem um contato mais efetivo com os que têm uma maior identificação com a marca.
Conheça as soluções Think Digital para o varejo
É essencial para o varejo ser mais competitivo por meio de metas plausíveis e uma comunicação direta com o cliente. Para isso ser realidade, é necessário contar com um parceiro estratégico no fornecimento de soluções tecnológicas de ponta.
Com muito foco em resultados, a Think Digital se destaca por proporcionar aos empreendedores opções como o Wifi marketing, o contador de fluxo de pessoas e as câmeras inteligentes. Todos proporcionam informações válidas sobre o movimento da loja, o que é crucial para analisar alternativas para aumentar o faturamento.
Dessa forma, com dados consolidados e abrangentes sobre o negócio, é muito mais simples apostar em notificações push que realmente ajudem a engajar o público-alvo, a expandir o número de clientes na loja e a elevar as vendas.
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