Antes o estudo de comportamento de consumo dentro de ambientes físicos era realizado por meio da análise de vídeos do local e até olheiros pagos para relatar o comportamento de cada cliente. Atualmente, com o surgimento do Wi-fi inteligente houve uma revolução no estudo dos hábitos de consumo, fornecendo insumos que permitem que profissionais de marketing conheçam melhor os consumidores e construa um relacionamento personalizado, contribuindo para experiência de consumo. Além disso, fornece dados automaticamente para o desenvolvimento das análises.

O Wi-Fi inteligente é um desses recursos disponíveis para entender melhor o comportamento de consumo. Confira mais detalhes no artigo a seguir.

Wi-Fi inteligente: o que é?

Provavelmente você já deve ter visitado alguma empresa ou restaurante e enquanto aguardava para ser atendido, conseguiu utilizar a rede sem fio disponível no local, após preencher alguns dados ou executar uma ação no seu smartphone. O Wi-Fi inteligente possui exatamente a mesma forma de uso, mas, com a inteligência do software, as organizações conseguem ter acesso a informações de seus clientes apenas oferecendo acesso livre à internet no seu ponto comercial. Com o Wi-fi inteligente ainda é possível promover um ambiente inteligente, automatizando luz, ar condicionado e outros equipamentos utilizados no ambiente, otimizando recursos e insumos.

Em resumo, trata-se de uma plataforma de negócios segura, que permite um serviço diferenciado no estabelecimento. Uma ferramenta gerenciável, inteligente e eficaz de comunicação direta com o cliente, que é atraído pela rede de internet gratuita e de qualidade que o local disponibiliza. Em troca, ele precisa apenas fornecer dados, através de um cadastro prévio imediato.

Wi-FI inteligente é uma ótima ferramenta para entender o comportamento do consumidor

O consumidor de hoje tem necessidade de estar o tempo todo conectado. O uso de dados móveis nem sempre é a melhor alternativa, por isso, ao chegar em um estabelecimento comercial que oferece o acesso, certamente ele vai optar por fazê-lo. Isso não só pode ser oferecido como forma de atração de clientes, como também pode fazer com que ele permaneça mais tempo dentro do estabelecimento.

Muitos empreendedores não fazem ideia do potencial que esse tipo de serviço pode ajudar em suas ações de marketing. Utilizar a Wi-Fi inteligente em sua estratégia é uma técnica bastante efetiva de comunicação com o target e até clientes fidelizados.

Com o cadastro fornecido, por exemplo, é possível obter dados do usuário como nome, e-mail, sexo, idade, interesses, entre muitas outras informações que você achar necessário. Assim, através das informações fornecidas pelo cadastro, é possível entendê-los melhor e criar experiências que agreguem valor para sua marca, tornando a solução uma grande aliada das suas estratégias de vendas. Aliás, com os dados, é possível incluir em sua estratégia de marketing digital muitas ações voltadas exclusivamente para esses clientes.

Outra vantagem é que você pode coletar outras informações, como por exemplo, os conteúdos acessados enquanto o cliente está no seu ponto comercial. Além disso, com o Wi–fi inteligente é possível verificar cada passo do seu cliente, pois a ferramenta desenha um mapa de calor por onde o consumidor percorreu, assim como tempo que ficou em cada gondola de um supermercado por exemplo. Ou seja, a possibilidade de fazer um estudo de comportamento desses usuários é ainda mais amplo.

A comunicação de ofertas, promoções e anúncios também podem ser realizadas diretamente nos dispositivos móveis em que os usuários estão conectados, sendo uma estratégia eficiente e personalizada de comunicação. Este tipo de ação é instantânea, promovendo uma experiência única de consumo. Além da comunicação no momento da escolha dos produtos, ainda é possível continuar a comunicação posteriormente por meio do envio de e-mail e SMS que irão nutrir a relação com este cliente, mesmo fora do ponto comercial.

Uma boa dica é oferecer algum tipo de desconto ou benefício para estimular que o cliente conecte-se à internet. Isso facilita a coleta de dados, enriquecendo ainda mais seu banco de informações sobre os usuários.

Saiba como a Think Digital auxilia nesse processo

A Think Digital é uma empresa especializada em pensar digital, que oferece uma gama de soluções digitais. Eficiência energética, Internet das Coisas (IoT), softwares de análises de marketing, ambientes inteligentes, armários inteligentes, entre outras diversas soluções podem ser desenvolvidas pela Think.

jornada do consumidor

Como o Shopping Aliansce evitou perder clientes

Exemplo de sucesso é o que faz a rede de Shopping Aliansce. O grupo utiliza a ferramenta para captar clientes, dados de consumo e direcionar promoções, utilizando o serviço de geolocalização. Para isso, apostou em serviços digitais baseados em redes de internet que conecta gratuitamente seus consumidores e viabilizam a comunicação entre lojistas e clientes. São mais de cinco mil lojas, em 19 centros comerciais, que se utilizam dos benefícios da Wi-Fi Inteligente da Think digital.

Através do recurso de localização, fornecido pela ferramenta, o shopping consegue mapear as áreas mais movimentadas para planejar investimentos e indicar estratégias mais assertivas para os clientes. Com a plataforma, a empresa conseguiu evitar a perda de clientes utilizando o aplicativo para enviar mensagens e ofertas específicas para quem saía dos shows que eram feitos na casa de espetáculos do estabelecimento, garantindo a permanência do cliente no shopping.

Mais conforto na espera na fila do caixa

Outro grande exemplo de sucesso na utilização da ferramenta é a Assaí Atacadista. A empresa optou por oferecer mais conforto ao cliente e ao mesmo tempo personalizar as ofertas através dos dados coletados através da solução de Wi-Fi Inteligente.

Baseada nas necessidades do cliente, a Think Digital montou um projeto com base na solução Cisco Meraki, que permite engajar o cliente por meio de campanhas de publicidade digital.

A rede de internet gratuita foi disponibilizada nas áreas de caixa das lojas. O projeto de implementação alcançou 130 pontos comerciais do grupo e melhorou o tempo de espera que os clientes perdem na fila do caixa. Em troca, a empresa tem acesso a uma série de dados valiosos que permitem entender o perfil do cliente e a criar estratégias assertivas de ações de marketing que contribuem na experiência de consumo.

A área de negócios também está se beneficiando com as informações capturadas. Elas são utilizadas pela empresa para segmentar consumidores e servem de base para outras estratégias do grupo. Estas e muitas outras vantagens são possíveis com a utilização da Wi-Fi inteligente no seu negócio.

Esta solução oferece tecnologia e ferramentas de marketing digital em uma única plataforma, permitindo tornar a comunicação entre sua empresa e clientes totalmente integrada e personalizada.