A transformação digital deixou de ser uma novidade e passou a fazer parte de muitas empresas. E isso se tornou ainda mais visível com as mudanças de hábitos dos consumidores, provocadas pela necessidade de isolamento social, consequência da crise sanitária. Essas modificações, por sua vez, impactam diretamente o varejo, que precisa estar cada vez mais atento às tendências.

Mesmo que as vendas estejam em um elevado patamar, uma empresa não pode se acomodar e ignorar o que está acontecendo no mercado. Afinal, as alterações nas preferências dos clientes, tanto em relação à forma de atendimento quanto às demandas urgentes, são cada vez mais comuns.

Neste artigo, vamos apresentar as iniciativas mais relevantes para os varejistas conquistarem clientes e vamos destacar como a tecnologia pode fazer parte desse processo. Confira!

Fique atento às principais tendências no varejo

É inegável que o ano de 2020 foi atípico por causa das restrições impostas para o contato presencial. Contudo, apesar das dificuldades, foi realizada a edição 2020 da NRF (National Retail Federation), considerada a principal feira de tendências do varejo do mundo. Nela, é possível identificar as práticas que devem ser seguidas pelos empreendedores para aumentarem as vendas.

Para você entender isso melhor, vamos abordar ações que foram apontadas na NRF como essenciais para bater metas e conseguir um maior faturamento, mesmo em um cenário de crise. Acompanhe!

Experiência omnichannel

Não adianta desenvolver um site com layout bonito e elevado grau de usabilidade, caso o atendimento no chat ou no contato presencial esteja abaixo das expectativas. É imprescindível que a empresa adote um padrão para interagir com os clientes de forma exemplar em todos os canais.

A experiência omnichannel é uma das tendências no varejo que ganhou mais relevância após o início da pandemia. Um dos motivos foi a necessidade de os consumidores optarem por novas maneiras de se relacionar com as empresas para seguir as regras de isolamento social.

Na resposta a uma demanda via aplicativo e no presencial no caixa, o cliente deseja se sentir único e especial. E isso não pode passar despercebido pelas marcas em hipótese alguma. Do contrário, vão perder espaço para os concorrentes.

Valorização da estratégia no PDV

O varejista deve adotar o planejamento como peça-chave para manter as vendas em um bom patamar. Uma maneira de atingir esse objetivo é buscando alternativas para tornar o PDV um local mais atraente.

Para isso, é essencial avaliar como o consumidor se comporta em uma loja física. No caso de um estabelecimento tradicional, a recomendação é constatar os locais com maior movimentação de pessoas e as gôndolas que são mais visualizadas pelo público-alvo.

À medida que o varejista tem dimensão da postura dos consumidores, maiores são as possibilidades de usar o PDV de forma estratégica e inteligente. Afinal, não basta fazer promoções atraentes, é necessário que elas sejam percebidas pela audiência para surtirem os efeitos desejados.

Automação e agilidade

Outra tendência no varejo que vem ganhando destaque é a automação. Isso porque as empresas necessitam ter mais eficiência na gestão de atividades relevantes, como a reposição de estoques e o controle do fluxo de caixa.

Com sistemas que permitam entender como está a disposição de itens e as vendas em tempo real, o varejo pode tomar decisões com muito mais assertividade. Isso é crucial para proporcionar um atendimento de alto nível.

Além disso, essa agilidade é necessária para adotar boas práticas de gerenciamento e utilizar os funcionários de forma mais estratégica. Evitar que os colaboradores façam tarefas repetitivas ajuda a minimizar os erros e a suprir a demanda dos clientes com mais rapidez.

Utilize a tecnologia de forma estratégica para modernizar sua empresa

É visível que o avanço tecnológico tem uma grande influência na forma de as empresas e os consumidores agirem. Por isso, as organizações devem estar atentas para aproveitar a tecnologia de maneira impecável, utilizando as melhores soluções no momento certo e de forma adequada.

Em outras palavras, para seguir as tendências no varejo, é viável contar com diversas ferramentas que visam compreender o comportamento da audiência. Uma delas é o contador de fluxo de pessoas, responsável por mensurar a movimentação dos clientes em uma loja.

Dessa forma, é possível identificar os pontos onde que há maior presença de consumidores e as gôndolas que são mais visualizadas. Além de ajudar a traçar estratégias de vendas, essas informações permitem verificar se o layout da loja é um ponto positivo para oferecer uma experiência mais rica para as pessoas.

Monitoramento

Também é bastante válido ter uma dimensão da quantidade de pessoas que entraram no estabelecimento comercial durante determinado período (hora, dia, semana). Uma análise dos períodos menos movimentados é interessante para o empreendedor pensar em alternativas para elevar as vendas.

Outro ponto importante é ter uma ideia do tempo gasto pelo cliente no estabelecimento. Essa informação pode contribuir para otimizar o atendimento e ajudar o público a resolver as demandas com mais facilidade. Contar com boas soluções de monitoramento é uma medida inteligente para ter mais dados sobre a audiência e elaborar táticas de vendas mais eficazes.

Parcerias

Conhecer boas práticas para compreender a postura dos clientes é um fator muito positivo para os varejistas. Contudo, isso não é tão simples quanto parece, porque exige o uso muito certeiro de boas soluções de TI.

Pensando nisso, a Think Digital conta com diversas opções para os empreendedores terem uma noção mais precisa de como interagir com os consumidores. Entre elas, o Big Data, responsável por coletar informações em diversas fontes sobre como as pessoas se identificam com o seu negócio.

Outra ferramenta é o wi-fi inteligente, que propicia o envio de promoções personalizadas para o cliente, fator primordial para elevar as vendas e a fidelização.

Por último, também é recomendado apostar no uso das câmeras inteligentes com tecnologia heatmap, capazes de monitorar a movimentação e fornecer informações sobre os locais mais procurados pelo público em uma loja.

Com planejamento, uma empresa pode aproveitar as melhores soluções do mercado para expandir os lucros, explorando as tendências no varejo. E isso é perfeitamente viável, desde que haja suporte qualificado para usar a soluções com inteligência.

Se está em busca de alternativas para aumentar as vendas da sua loja, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!