Trade marketing digital: como adaptar suas estratégias e ativações à era digital?
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A tecnologia está totalmente integrada ao nosso dia a dia. Com isso, percebemos que os últimos anos foram de muitas mudanças, inclusive no comportamento dos consumidores, que passaram a praticar novas formas de consumo, mudando diversas rotinas dentro das empresas do varejo.
O que se percebe é que a transformação digital influencia muito nossos hábitos de forma significativa a ponto de precisarmos dela para manter nossos hábitos, nossa locomoção, nossas rotinas de compras e até mesmo operações bancárias.
É em meio a esse contexto que surge o trade marketing digital, assunto que vamos abordar neste artigo. Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura e descubra!
O que é Trade marketing digital?
O Trade Marketing Digital é um conceito que tem como foco entregar uma solução estratégica com o objetivo de tornar a experiência do consumidor positiva. No trade tradicional as ações ocorrem em pontos de venda físicos, enquanto do digital o foco está na gestão dos canais online.
Entretanto, é preciso ter em mente que isso não se limita apenas ao desenvolvimento de uma loja virtual e a operacionalização das vendas por meio deste canal. É preciso ir muito além, explorando todas as possibilidades.
Assim como acontece no trade tradicional, o foco está em gerar mais vendas. Sendo assim, o sucesso de uma estratégia de Trade Marketing Digital, está atrelado à identificação dos desafios e oportunidades e posterior desenvolvimento do projeto. Na prática, isso significa marcar presença, de forma significativa, nos ambientes digitais onde o seu consumidor está presente.
O consumidor omnichannel e o impacto das ativações digitais no ambiente físico
Quando se fala em trade marketing digital é importante ter em mente outro conceito relevante no âmbito da transformação digital das empresas: o omnichannel. Esse é um termo utilizado para se referir a um modelo de atendimento unificado, que tem como foco a atenção à qualidade na experiência do cliente.
Assim, ele pode ser conceituado como sendo uma estratégia que reúne diferentes canais de atendimento objetivando oferecer uma experiência de compra completa ao consumidor. E isso se aplica tanto à loja física, quanto ao ambiente online.
Afinal, hoje todas empresas precisam se adaptar ao cenário digital, ampliando os mecanismos de comunicação e relacionamento com os seus clientes. Isso garante eficiência e cria a oportunidade de aproximar o consumidor final da marca.
Contudo, é importante destacar que apenas oferecer uma comunicação online não é suficiente. É necessário também a preocupação com a qualidade da integração entre os canais de atendimento no meio online e offline.
Por isso suas ações de Trade Marketing Digital não devem ser isoladas, mas levar em consideração o uso da segmentação do público, a possibilidade de compras na loja física, a aplicação de ativações em smartphones e a utilização de redes sociais como mecanismo de captação e fidelização de clientes.
O papel do mobile na nova jornada de compra
Outro aspecto importante e que precisa ser levado em consideração nas suas estratégias de adaptação da empresa à transformação digital diz respeito ao mobile.
Os consumidores estão conectados por meio dos seus celulares 24 horas por dia, pesquisando, interagindo, se divertindo, se locomovendo, fazendo suas compras de supermercado e consumindo produtos de uma forma geral.
É bem provável que o seu cliente tenha um celular e utilize o aparelho na sua rotina. Então, por que não aproveitar a oportunidade para usar esse fato à favor do seu negócio?
Resumidamente, o mobile tem uma função primordial no âmbito da estratégia de empresas que buscam transformar seus negócios e integrar sua comunicação no meio digital e offline.
Conheça as soluções que permitem integrar o digital ao offline
A Think Digital, empresa do Grupo Tecnoset, oferece soluções integradas de tecnologia e comunicação com foco no conhecimento, aproximação e estreitamento das relações entre empresas e consumidores. Entre elas, está o Wi-fi marketing, capaz de engajar seu público de seu estabelecimento, através de ativações digitais – como promoções, novidades ou pesquisas de satisfação.
Por meio dessa ferramenta, seu negócio pode fortalecer sua presença omnichannel. Isso porque, ao mesmo tempo que é possível criar ativações online para engajar seu público offline, os dados coletados pelo Wi-fi marketing também fortalecerão suas estratégias digitais.
Na prática, lojas de shoppings, supermercados, por exemplo, podem criar estratégias de comunicação segmentadas via smartphone de acordo com o perfil do consumidor.
Além disso, o empreendedor, que passará a conhecer melhor seu público, poderá gerenciar melhor o estabelecimento, organizando vitrines, gôndolas e repondo o estoque com base nos dados que refletem os desejos e demandas do consumidor.
O que você está esperando para começar a adaptar suas estratégias de trade marketing à era digital? Entre em contato com a Think Digital e descubra as melhores soluções para seu negócio.
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