O termo eficiência energética costuma ser muito negligenciado dentro das empresas. É que boa parte dos gestores não têm uma ideia geral de como esse conceito poderia auxiliar na otimização dos investimentos da organização.

Em mercados muito competitivos, o sonho de qualquer gestor é reduzir custos e maximizar a produtividade. É possível, sim, aumentar a faixa de rentabilidade do negócio por meio de estratégias simples que melhorem a utilização de seus recursos.

Com tarifas de energia cada vez mais altas devido aos grandes custos de geração e distribuição, planejar seu uso de forma adequada e buscar a eficiência energética pode trazer um impacto significativo em uma empresa. Acompanhe mais sobre o assunto nos tópicos abaixo!

O conceito de eficiência energética

Chamamos de eficiência energética a estratégia que procura otimizar o consumo de energia a partir de uma série de ações planejadas, visando a redução de custos nas empresas. Ou seja, é fazer mais com menos.

Imagine a seguinte situação: uma fábrica de canetas que, a cada hora, produz mil unidades. Essa empresa tem um concorrente que fabrica uma quantidade igual desse produto no mesmo período.

Na primeira companhia, os custos de energia para a produção durante uma hora são de R$ 100, enquanto a segunda gasta apenas R$ 80. Podemos concluir que esta é mais eficiente, já que produz de modo igual e com custos energéticos menores, o que faz aumentar sua faixa de lucro.

Seguindo com o nosso exemplo, a segunda empresa poupou muito mais recursos ao final de um mês de produção. Com isso, ela se torna mais competitiva no mercado e pode fazer novos investimentos para melhorar ainda mais.

Os benefícios da observação da eficiência energética

Melhorar a eficiência energética de uma empresa pode trazer uma série de benefícios, e nós vamos listar alguns dos mais importantes aqui.

Redução de custos

O primeiro, e mais almejado pelos gestores, é a redução de custos. A dor de uma fatura com altos valores já é motivo suficiente para que uma empresa busque tomar iniciativas que melhorem a sua eficiência energética.

Nos últimos anos, temos visto um aumento considerável nos valores cobrados pelo consumo de energia. Isso aconteceu devido a uma série de situações, tais como políticas públicas, expansão da rede e acréscimo da demanda.

Então, os custos com energia se tornaram crescentes para praticamente todas as empresas, que precisam reduzi-los para se manterem competitivas. Por meio de políticas de eficiência, pode-se atingir esse objetivo.

Aumento de produtividade

A eficiência energética não serve apenas para a redução de custos, mas também para que gestores e colaboradores pensem na melhor forma de produção, o que acaba impactando diretamente na inovação dentro das companhias.

Conforme cresce essa necessidade de redução do consumo de energia, é preciso estudar maneiras de ser mais eficiente, no sentido de produzir mais, com menos. A tendência natural, nesse caso, é a melhoria da produtividade da empresa.

Sustentabilidade

Um conceito muito em alta nos dias de hoje é a sustentabilidade. Especificamente no mundo corporativo, o termo significa a capacidade que uma empresa tem de existir e manter sua produção com o mínimo possível de agressão ao meio ambiente, otimizando seus recursos.

Sabemos que a geração de energia (mesmo algumas das fontes consideradas “limpas”, como a eólica, a solar e até mesmo a hidrelétrica) tem um impacto ambiental. Vai da implantação à distribuição.

Um menor consumo elétrico significa otimização dos recursos já existentes e menos demanda pela implantação de mais fontes geradoras, o que implica em redução do impacto ambiental. Ou seja, empresas eficientes também podem ostentar um título de amigas do meio ambiente. Isso é muito importante para uma grande faixa de clientes hoje!

As formas de implementar a eficiência energética

Existem alguns meios simples de se começar a implementar a eficiência energética dentro de uma empresa. A seguir, vamos apresentar algumas estratégias básicas e que podem trazer um bom retorno.

Modernização de equipamentos

Até alguns anos atrás, as empresas não tinham uma preocupação com os gastos referentes à energia elétrica. Como consequência, os fornecedores de equipamentos também não viam a necessidade de promoverem uma otimização energética de seus produtos. Hoje, isso mudou drasticamente.

É possível encontrar em todos os equipamentos o Selo Procel, que indica a eficiência energética de cada produto dentro de sua categoria. Com o adesivo, o consumidor consegue identificar facilmente quais são os produtos que consomem menos.

Já pelo lado das empresas, estas podem melhorar sua eficiência enérgica apenas realizando a troca de vários equipamentos no ambiente de produção.

Conscientização dos colaboradores

Os colaboradores também têm um papel fundamental na melhoria da eficiência energética de uma empresa. Afinal de contas, na maioria do tempo, são eles que trabalham diretamente com os equipamentos que consomem energia.

Desse modo, a conscientização a respeito dos benefícios da redução de consumo pode engajar os colaboradores a tomarem atitudes para evitar o desperdício. Algumas delas são desligar máquinas que não estão em uso e apagar luzes caso não sejam necessárias.

Cada pequena ação nesse sentido que um colaborador realiza já pode auxiliar na redução do consumo de energia e melhorar a eficiência energética da empresa.

Planejamento

Trabalha-se com projetos todos os dias nas organizações: seja para a implantação de uma nova fábrica, por exemplo, seja para criar uma sala em um escritório. O que todas essas iniciativas têm em comum é a falta de observação acerca da eficiência energética.

Vamos pensar no caso da nova sala. Janelas grandes podem evitar a necessidade de luzes acesas a todo o tempo, dutos de ar garantem uma melhor circulação e dispensam o uso do ar-condicionado, entre outras possibilidades de otimização energética.

Um bom planejamento também deve levar sempre em consideração o uso da energia elétrica. A partir disso, dá para reduzir custos apenas com a implantação de medidas simples e que podem fazer uma grande diferença no final do mês, quando a fatura chega.

A eficiência enérgica não depende apenas da troca dos equipamentos, mas também da colaboração de todos os funcionários e de um melhor planejamento estratégico da parte da empresa. Esperamos que, com esta leitura, isso tenha ficado muito claro para você.

Que tal compartilhar este post em suas redes sociais? Assim, você contribui para que esse conhecimento chegue a mais gestores e apoia a sustentabilidade!