De forma simples, a segurança da informação é o conceito que enfatiza a defesa dos dados e afins, assegurando que estejam acessíveis somente aos seus responsáveis de direito, ou àqueles para os quais foram enviados.

Porém, diferentemente do que muitos possam pensar, isso não está relacionado apenas a sistemas de dados ou a dispositivos computacionais, mas, sim, a quaisquer ativos que contêm informação.

Em uma empresa, por exemplo, a segurança da informação diz respeito a ações e processos que garantem a circulação de dados de maneira segura e controlada.

Continue lendo e conheça os 5 princípios desse conceito, além de dicas de como reforçá-lo no seu negócio. Boa leitura!

Quais são os princípios da segurança da informação?

Na comunidade internacional, ainda há certa discordância sobre a totalidade dos princípios da segurança da informação. Alguns especialistas acreditam que esse grupo se resume a 3 fundamentos: confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Porém, hoje, em razão do aumento hiperbólico da produção de dados, há um entendimento sobre a necessidade de mais 2 princípios: autenticidade e legalidade. A partir dessa consideração, temos 5 pilares, que formam a sigla CIDAL:

  • C – confidencialidade;
  • I – integridade;
  • D – disponibilidade;
  • A – autenticidade;
  • L – legalidade.

Confidencialidade

A confidencialidade é o princípio que assegura a exclusividade do acesso à informação aos usuários autorizados. Também diz respeito à proteção dos dados contra divulgações impróprias, o que, diretamente, resulta na perda da confidencialidade.

A maneira mais indicada para colocar esse fundamento em prática é controlando o acesso à informação, por exemplo, colocando senhas, bloqueios etc.

Disponibilidade

O princípio da disponibilidade garante que a informação produzida esteja disponível para produtores e destinatários. É o fundamento que se refere à eficácia da rede no quesito acesso. Quando não é possível acessar os dados, independentemente da razão, o princípio é perdido.

Integridade

Aqui, a garantia é quanto à fidelidade do conteúdo da mensagem. Ou seja, a certificação de que não há nenhum tipo de violação ou alteração das informações.

Para que esse princípio seja validado, é preciso atestar a exatidão do conteúdo, confirmando que nenhum método de modificação tenha sido aplicado.

Autenticidade

É a garantia sobre a identidade do emissor da informação. Trata-se de um princípio extremamente importante, pois é uma das ferramentas para o não repúdio — fator que impede o autor de se esquivar da criação da mensagem.

Em outras palavras, a autenticidade é um dos fundamentos que confirmam a fonte anunciada, atestando que não houve desvios durante o processo de envio.

Legalidade

Como o nome pressupõe, a legalidade é o princípio aplicado para confirmar que a informação criada e repassada para os destinatários seguiu os parâmetros das leis vigentes daquele local.

Qualquer mensagem que fuja às normas dos órgãos responsáveis, sejam municipais, sejam estaduais, sejam federais, sejam internacionais, não pode ser aprovada dentro do fundamento da legalidade.

Todo e qualquer planejamento (ou estratégia de segurança da informação) dentro de uma empresa deve considerar esses 5 princípios. Em outras palavras, as ações devem ser norteadas a partir desses fundamentos.

Como explicado, ainda que haja algumas divergências, esses conceitos são trabalhados em todo o mundo. E, em razão da globalização, a sua empresa corre o risco de sanções ou perda de oportunidades de negócios, caso desconsidere esses fatores.

Infelizmente, muitos gestores e proprietários, seja por desconhecimento, seja por falta de interesse, acabam ignorando os princípios básicos da segurança da informação e expõem seus empreendimentos de forma desnecessária.

Como aprimorar a segurança da informação na sua empresa?

Para que a sua empresa não corra nenhum tipo de risco ou mesmo perca credibilidade no mercado, é importante conhecer e trabalhar práticas de reforço à segurança da informação. Confira algumas dicas!

Faça backups diários

Imprevistos sempre acontecem. Toda empresa está sujeita a problemas macroambientes, como apagões de energia, travamentos de sistemas, entre outros. Por isso, não basta se precaver aplicando medidas convencionais, é preciso garantir que nada será perdido, caso situações não planejadas aconteçam.

A melhor maneira de assegurar a integridade e a disponibilidade das informações é realizando backups diários dos dados gerados.

Na prática, os backups são processos desenvolvidos no intuito de salvar os dados do sistema em outras fontes, além da regular. Assim, a empresa sempre terá uma “cópia” das suas informações mais relevantes a qualquer momento.

Tenha um antivírus de qualidade

Por mais que os desenvolvedores tentem mostrar o contrário, sistemas operacionais não conseguem se proteger sozinhos de ataques de hackers ou de vírus. Na verdade, programas mal-intencionados só conseguem acessar fontes alheias graças às falhas dos sistemas operacionais.

Em outras palavras, a vulnerabilidade dos softwares é o principal chamariz para ataques e para a propagação de vírus digitais. Por isso, uma das medidas imperativas para a segurança da informação é a adoção de programas de antivírus.

No entanto, não adianta contratar softwares de marcas duvidosas ou mesmo programas piratas. Agindo dessa forma, você apenas conseguirá criar um cenário de falsa proteção.

Para serem efetivos, os antivírus precisam realizar constantes atualizações. Uma cópia pirata não consegue realizar o processo corretamente, pois se trata de um produto não legalizado. No final, a sua empresa continuará vulnerável e será apenas mais uma constatação de que “o barato saiu caro”.

Bloqueie o acesso a sites nocivos

Como explicado, uma quantidade enorme de vírus é criada diariamente na internet — por isso, os programas de defesa precisam ser atualizados.

Ao permitir que seus funcionários acessem todo tipo de site durante o trabalho, você abrirá possibilidades para que muitos desses males invadam o sistema da empresa.

Sites nocivos existem aos milhares, então, é preciso bloqueá-los a fim de garantir que nenhum deles traga perigo para o seu negócio. É importante que essa preocupação também se estenda aos e-mails pessoais e corporativos.

Invista em servidores com alto grau de segurança

Uma das formas mais inteligentes para garantir a segurança da informação de uma empresa é trabalhando de maneira integrada, possibilitando que dados sejam compartilhados rapidamente entre as pessoas certas.

Sistemas de gestão conseguem entregar esse resultado de maneira prática e real, pois são criados para otimizar o trabalho corporativo e oferecer benefícios, como:

  • organização das informações;
  • armazenamento em nuvem;
  • segurança dos dados.

Para um resultado completo na segurança da informação do seu negócio, é fundamental contar com a parceria de uma empresa especializada em conectividade e confidencialidade de dados. A Think Digital, por exemplo, é um dos principais nomes do mercado e sempre tem a solução certa para todo tipo de empreendimento. Não vale a pena arriscar o trabalho de um ciclo em razão da vulnerabilidade do seu sistema.

Entre em contato agora mesmo e encontre a solução certa para a sua empresa.