Saiba aqui como criar e-mail marketing em 5 passos

Como criar e-mail marketing? A busca por formas de comunicação direta com consumidores faz parte do dia a dia de qualquer negócio. Isso garante uma relação mais sólida com os seus clientes, além de criar um fluxo de receita mais robusto.

No entanto, para se apoiar nessa importante ferramenta de negócios, a companhia deve adotar uma estratégia inteligente e precisa. Além de compreender as demandas do seu cliente, a empresa precisa identificar a melhor estratégia para alcançar o seu consumidor e sempre ter conteúdos de qualidade.

Se você quer saber mais sobre o tema e a importância que o e-mail marketing tem para negócios modernos, continue a leitura!

O que é o e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma forma de comunicar-se com clientes utilizando mensagens de e-mail. Ela é voltada para a divulgação de produtos, o fortalecimento da marca, o anúncio de promoções ou mesmo a confirmação de vendas. Assim, o negócio se mantém em contato direto com os seus consumidores de modo contínuo.

Qual a importância da estratégia de e-mail marketing para o negócio?

Apesar de ser considerado por muitos uma forma invasiva de comunicação, o e-mail marketing auxilia o negócio a ter uma relação pessoal com o seu consumidor. Os motivos que o colocaram em um ponto de destaque para negócios são variados, mas podemos destacar, entre os principais:

  • o grande uso do e-mail como forma de comunicação;
  • a possibilidade de identificar, previamente, quantas (e quais) pessoas receberão a mensagem;
  • o formato flexível;
  • a possibilidade de levantar mais dados sobre engajamento.

Como criar e-mail marketing?

Para criar e-mail marketing com sucesso, a empresa deve tomar alguns cuidados. Isso permite que o negócio seja mais eficiente nas suas abordagens e consiga direcionar os seus esforços da melhor forma possível.

Saiba como criar e-mail marketing em cinco passos básicos abaixo!

1. Conheça a sua persona

Conhecer a pessoa que receberá os e-mails é um dos pontos mais importantes de uma estratégia de e-mail marketing. Saber o perfil do público-alvo, o tipo de linguagem mais adequado e as suas demandas auxiliará na criação de mensagens mais atraentes, engajadoras e capazes de converter em vendas.

2. Utilize dados fornecidos consensualmente

Um dos aspectos importantes para garantir o retorno sobre o seu investimento é utilizar uma lista de endereços que tenha sido fornecida para o negócio. Ninguém gosta de receber mensagens não solicitadas. Portanto, invista para construir uma lista de contatos consensual e sempre dê, ao seu cliente, a opção de se descadastrar.

3. Crie assuntos de e-mails que sejam chamativos

Um grande desafio do e-mail marketing é garantir que a mensagem seja aberta. Para que isso ocorra com facilidade, invista em assuntos que sejam curtos, objetivos, atraentes e diretos. Assim, as chances de um destinatário abrir a sua mensagem serão muito maiores.

4. Adote uma linguagem alinhada com a persona

Além de garantir que as pessoas abram as suas mensagens, também é necessário manter os leitores engajados. Portanto, adapte a linguagem das suas mensagens ao seu público para garantir que a leitura seja mantida continuamente. Assim, as taxas de retorno serão sempre robustas.

5. Analise as informações

O e-mail marketing é uma importante fonte de dados para o negócio. Portanto, sempre utilize as informações que são disponibilizadas para compreender como o seu cliente se relaciona com a sua marca a partir de determinados fatores, como número de cliques em links e taxa de abertura. Assim, será possível identificar quais abordagens são mais eficazes e otimizar o seu processo continuamente.

Mesmo que as redes sociais tenham avançado ao longo dos últimos anos, o e-mail ainda é uma das principais formas de comunicação no ambiente digital. Segundo a Pew Research, 92% dos adultos fazem uso dessa ferramenta no seu dia a dia.

Saber criar e-mail marketing com qualidade é, portanto, algo fundamental. Isso garante que a companhia terá acesso direto a seus clientes, mantendo-os engajados em suas campanhas e garantindo novas oportunidades de venda.

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