Transformação digital

Transformação digital: conheça as principais tendências

By janeiro 30, 2019 No Comments

Estamos vivendo na era da transformação digital e os dados já reinam quase que em absoluto. Dentro desse cenário, novas tecnologias surgem todos os dias e algumas desaparecem, como saber então quais as principais tendências do mercado?

Investir em tecnologia deixou de ser apenas um luxo de algumas organizações para se tornar um fator decisivo para o futuro das companhias e, por conta disso, saber identificar o que é a transformação digital e quais são as tendências principais é fundamental.

Neste post, nosso objetivo é explicar o conceito de TD para você e demonstrar como ela realmente funciona como elemento central dos novos modelos de negócio, ao mesmo tempo em que apresentamos as principais tendências para que você se mantenha antenado. Confira!

O que é transformação digital?

A transformação digital pode ser conceituada como um processo no qual as organizações utilizam da tecnologia, ferramentas e soluções para melhorar seus processos, maximizar seu desempenho e até mesmo criar novos modelos de negócio.

Não se trata apenas da inserção de uma determinada tecnologia na estrutura de uma organização, mas uma mudança completa dentro dessa estrutura para que as tecnologias tomem um lugar de destaque, deixando de ser apenas ferramentas de apoio para se tornarem estratégicas.

O mundo está se tornando cada vez mais digital e, com isso, o comportamento de consumo das pessoas tende a mudar também. Hoje, os clientes podem realizar jornadas totalmente diferentes até chegar a um mesmo ponto e fechar uma compra.

Com isso, as empresas devem buscar se adaptar a esse novo cenário e oferecer todas as possibilidades que o consumidor espera, tornando-se cada vez mais digitais e utilizando a tecnologia de forma estratégica para melhorar seus resultados.

Como ela funciona?

A transformação digital não acontece da noite para o dia, é preciso investimento de recursos e tempo, sendo que sua evolução é gradativa conforme os esforços dispensados para que ela seja implementada. Podemos destacar três estágios pelos quais cada tentativa de aplicação deve passar até chegar a TD. Veja cada um deles a seguir.

Digitização

Esse é o primeiro passo e ele consiste no armazenamento digital de dados que antes era realizado somente em meio analógico, ou seja, o início do uso de Big Data e outros meios para acondicionamento de informações em forma de arquivos.

Digitalização

Esse é o ponto de virada, no qual, além do armazenamento de dados realizado, insere-se também um contexto de processamento, onde as informações começam a gerar um conhecimento limitado a ser utilizado para a gestão da empresa.

Transformação digital

Por último, temos a evolução para a TD, na qual a tecnologia passa a ter um real valor estratégico, estando no centro das atividades da organização e já não tendo mais de se adequar a processos, são eles que devem atender às ferramentas e soluções.

Quais são as principais tendências?

São várias as tendências apresentadas no conceito de transformação digital, afinal, a tecnologia está em constante evolução e as novidades surgem a todo o momento. Vamos listar algumas iniciativas interessantes. Acompanhe.

Gestão de empresas

O modelo tradicional de hierarquia tende a desaparecer no processo de TD, uma vez que a cultura tecnológica é muito diferente do que estamos acostumados até então.

É natural que surjam, então, novos cargos e funções que antes não existiam e alguns deixem de existir. Além disso, a autogerência terá um papel cada vez mais importante dentro das organizações, com o uso de ferramentas de gestão de tarefas auxiliando os profissionais.

Modelos de negócio

Diversas empresas digitais com as quais já estamos acostumados hoje surgiram graças a TD, como a Netflix e a Uber. São modelos de empresas que apostam totalmente nas tecnologias para desenvolver as suas atividades e só puderam ser criadas graças a inovação.

Relacionamento com o cliente

Na era digital, o cliente é rei e deve ser tratado como tal. As empresas devem investir cada vez mais em tecnologia visando criar boas experiências aos consumidores, gerando resenhas positivas e atraindo cada vez mais clientes.

Entre as tecnologias com destaque nessa área estão os chatbots e a Inteligência Artificial, sendo que ambas as soluções trabalham em conjunto para realizar um atendimento personalizado a cada cliente, de acordo com suas preferências.

Quais são os seus benefícios?

A transformação digital traz uma série de benefícios para as empresas que investem em tecnologia, compensando os custos necessários para a aquisição de ferramentas e soluções. Vamos listar algumas dessas vantagens a seguir. Veja.

Aumento de produtividade

A coleta de dados automática, melhoria de comunicação interna e automação de processos são apenas alguns dos pontos que fazem com que a tecnologia possa melhorar a produtividade de sua equipe.

Ao utilizar-se de ferramentas de automação de trabalho, o tempo dispensado pelos colaboradores para a realização de tarefas repetitivas e burocráticas pode ser utilizado dentro do negócio para outras ações.

Redução de falhas

Um problema comum dentro das organizações são os prejuízos relacionados aos erros cometidos pelos colaboradores. Por menor que seja, ele sempre terá um custo, além da necessidade de retrabalho para a correção.

Ao repassar atividades para a automação, sua empresa poderá estar livre de uma série de falhas, uma vez que os sistemas evitam que dados em desacordo sejam inseridos e também garantem a confiabilidade do processamento.

Otimização de processos

Ao trabalhar a transformação digital dentro de sua organização, é necessário colocar a tecnologia como centro de tudo, o que implica em alterar os processos para que eles se adaptem às novas ferramentas e soluções.

Isso implica em muito mais eficiência e resultados, além da constante evolução das atividades e maior facilidade de adaptação às mudanças que podem ocorrer no mercado.

Redução de custos

As tecnologias podem ajudar a reduzir, e muito, os custos operacionais de uma empresa, ao mesmo tempo em que facilitam o dia a dia da organização. Por exemplo, automatizar tarefas repercute diretamente em uma menor demanda por mão de obra.

Ao mesmo tempo, ferramentas de comunicação e videoconferência podem ser uma ótima alternativa para reuniões, evitando assim os gastos com deslocamentos desnecessários. O armazenamento em nuvem é uma saída para evitar a compra de uma infraestrutura local. Existem diversos outros exemplos de como minimizar custos por meio da tecnologia.

Satisfação dos clientes

Conhecer cada um dos clientes e quais são suas principais demandas é algo cada vez mais simples graças a transformação digital. Já existem ferramentas que permitem a coleta de dados de várias fontes, criando um perfil completo de seus consumidores.

Além disso, todos os contatos podem ser controlados e criar um histórico de interação que pode ser utilizado no futuro em outras negociações, fazendo com que o cliente se sinta muito mais satisfeito com o atendimento.

A transformação digital não é apenas uma palavra da moda ou um termo bonito, ela é uma realidade que vem se tornando cada vez mais essencial dentro das empresas. A tecnologia já não é mais um luxo ou um diferencial, ela é fundamental.

Gostou deste texto e quer ter acesso a mais conteúdo como esse? Então não perca nenhuma de nossas novidades e artigos assinando agora mesmo a nossa newsletter! Você receberá tudo diretamente por e-mail.