Muito se discute sobre transformação digital e a Indústria 4.0. Mas, muito mais do que uma mudança tecnológica, é preciso que as empresas que desejam se manter no mercado repensem seus padrões comportamentais, de modo a provocar mudanças em seus vínculos e relacionamento com os consumidores. Para isso, é fundamental falar diretamente com o consumidor 4.0 e desenvolver estratégias de negócio adaptadas à nova realidade.

Se você precisa entender mais sobre esse novo perfil de consumidor, continue acompanhando!

Quem é o consumidor 4.0?

Os consumidores estão cada vez mais ativos, sobretudo, depois da popularização dos dispositivos móveis, redes sociais e a conectividade ao alcance 24 horas por dia. Eles buscam a própria informação e compartilham experiências — positivas e, especialmente, negativas.

Podemos entender que a inovação tecnológica promoveu uma disrupção comportamental ao aproximar as experiências reais e virtuais. Dentro desse contexto, com vontades e desejos muito mais direcionados e um grau de exigência elevado, o consumidor 4.0 é um agente ativo no processo.

O fato é que seus leads ou clientes não acreditam mais em tudo o que sua empresa diz em um anúncio. É preciso estar focado em uma estratégia de customer centricity, já que esse novo perfil busca ofertas personalizadas, atendimento omnichannel, além de uma série de outras exigências. Mais do que técnicas para aprimorar a experiência do usuário, é fundamental construir relacionamentos a fim de gerar vantagem competitiva.

Por que priorizar uma estratégia de customer centricity?

Uma estratégia com foco no cliente é fundamental para atender às demandas do consumidor 4.0 e continuar trabalhando na ampliação de seu market share. Uma estratégia baseada em customer centricity envolve todo o processo: desde o posicionamento da empresa no mercado, perante o público geral, até o pós-venda.

Para alcançar resultados efetivos, é fundamental considerar a experiência do consumidor desde antes do primeiro contato com a empresa, passando pela jornada de compra e incluindo o pós-venda. Oferecer um bom produto ou serviço não é o bastante.

As organizações que alcançam diferenciais competitivos de mercado se destacam, em especial, pelo posicionamento estratégico da marca e pela forma com que conseguem antecipar a entrega de valor para seus clientes.

Como falar com o consumidor 4.0?

Falar com esse novo consumidor 4.0 é, certamente, um desafio. Mas deixar de enfrentá-lo não é uma opção. Como discutimos, focar o customer centricity é fundamental para ampliar a competitividade. O excesso de dados é, muitas vezes, um problema.

É preciso filtrar informações de maneira rápida e estratégica, a fim de estabelecer seu posicionamento perante os consumidores. Tal desafio pode ser transformado em oportunidades, portanto, conheça os seus consumidores, ouça o que eles têm a dizer, fique atento aos hábitos, comportamentos e interesses, e claro, utilize dados como ativos.

Como a tecnologia pode trabalhar a favor?

Nem só de desafios é feita a transformação digital. Com o advento de novas tecnologias como Big Data, IoT (Internet of Things), Cloud Computing, entre outras, ficou bem mais fácil recolher e ter acesso aos inúmeros dados de clientes para, assim, utilizá-los como ativos, em favor do negócio.

Algumas ferramentas de Business Intelligence permitem uma análise completa de perfil, comportamentos e interesses dos consumidores. Alguns desses recursos apresentam valor bastante viável, justificando o investimento, uma vez que você terá acesso a dados fundamentais para entender seu consumidor 4.0, e que poderão ser utilizados como diferencial, gerando retorno efetivo.

Outro ponto de destaque é que essas ferramentas podem ser utilizadas por gestores que não sejam da área de tecnologia, já que oferecem soluções automatizadas e dados com os quais é possível engajar os consumidores por meio de campanhas de marketing digital. Assim, criatividade e tecnologia podem andar juntas com o intuito de fidelizar consumidores.

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