Certamente, você já ouviu que a transformação digital vem deixando as cidades cada vez mais inteligentes. Nesse contexto, muitos dispositivos têm ajudado a acelerar essa mudança – e esse é o caso das câmeras inteligentes.

Antes consideradas apenas para monitorar ambientes passivamente, hoje as câmeras inteligentes podem tomar automatizar ações, como trancar ou destrancar automaticamente estabelecimentos e residências, analisar a temperatura corporal do público, fazer análises importantes, enviar mensagens e muito mais.

Enfim, trata-se de uma tecnologia incrível, que em outros tempos poderia parecer filme de ficção, mas já está mais disponível do que se imagina. Prova disso, são os tipos de estabelecimentos que já se beneficiam do uso das câmeras inteligentes. E é sobre isso que falaremos a seguir.

Quais as vantagens de usar câmeras inteligentes nos estabelecimentos?

Da segurança à leitura de dados, as câmeras inteligentes oferecem soluções que não deixam dúvidas sobre o quanto são importantes. Com tecnologia de aprendizagem sobre o comportamento e condições de saúde dos consumidores e fácil manuseio, esses aparelhos de inteligência artificial trazem novas possibilidades.

Confira suas principais vantagens:

  • Automatização de alertas e alarmes sobre possíveis riscos
  • Monitoramento de temperatura corporal, evitando contaminações em massa
  • Detecção de comportamentos suspeitos
  • Habilidade de perceber mudanças de temperatura que indicam possíveis focos de incêndio
  • Relatórios sobre o perfil do público consumidor em um determinado estabelecimento
  • Alta precisão na medição de temperatura
  • Agilidade para triagem, dispensando filas
  • Mapas de calor do ambiente
  • Contagem de pessoas
  • Integração com inteligência de vídeos de câmeras LPR

Cada uma dessas vantagens traz benefícios específicos para estabelecimentos de diversos setores. E é como esses espaços já estão utilizando a tecnologia das câmeras inteligentes, que você verá a seguir.

1 – Câmeras inteligentes em hospitais

Os hospitais inteligentes já estão operando com louvor. Na prática, diversos avanços tecnológicos beneficiam essas instituições. Prova disso, é a utilização das câmeras que permitem monitorar e analisar pacientes em tempo real, para fornecer um melhor atendimento.

A chegada no hospital, por exemplo, é um momento delicado. É muito importante que as triagens sejam eficientes e rápidas para evitar aglomerações e, com isso, a transmissão de doenças infecciosas.

Nesse sentido, as câmeras inteligentes estão prestando um papel fundamental. Elas podem detectar a temperatura corporal dos pacientes a fim de realizar uma primeira triagem rápida conforme os sintomas.

Outro ponto importante, é a contagem de pessoas que estão em um mesmo espaço, identificando rapidamente aglomerações.

O Hospital 9 de Julho, em São Paulo, é um dos grandes exemplos na adoção dessa tecnologia. Não à toa, a tecnologia vem ganhando cada vez mais a confiança de todos.

2 – Câmeras inteligentes em shoppings centers

Os benefícios das câmeras de vigilância para os shopping centers são inúmeros. Além de monitorar toda a movimentação com a finalidade de analisar comportamentos suspeitos e possíveis furtos nas áreas comuns, as câmeras trazem possibilidades de entender os perfis e comportamentos do consumidor.

Por meio do monitoramento inteligente, as câmeras detectam pontos de maior preferência dos clientes, como os tipos de vitrines que mais chamam a atenção, quais corredores são mais ocupados, por quanto tempo, as pessoas ficam no local, entre outros dados importantíssimos que auxiliam os lojistas a venderem ainda mais.

Além do foco em vendas, a integração com mapas de calor permitem dispersar aglomerações e até mesmo perceber qual o sentimento do cliente ao frequentar os espaços comuns.

3 – Câmeras inteligentes em prédios corporativos

Prédios corporativos precisam oferecer o máximo de segurança para seus usuários. E nesse sentido, a utilização de câmeras inteligentes também tem se mostrado bem eficiente.

Isso porque, quanto maior a estrutura do prédio, mais são os espaços comuns que precisam de monitoramento – e com tantas telas, é necessário que uma equipe grande e dedicada perceba comportamentos suspeitos, o que eventualmente provocará falhas humanas.

Pela economia e assertividade, o uso de câmeras inteligentes é mais adequado. A partir do cruzamento de informações que identificam movimentos suspeitos, as câmeras podem emitir alertas que indicam situações de risco ao condomínio.

Além disso, a detecção facial permite agilidade para a entrada e saída de colaboradores com maior agilidade, sem a necessidade de formar filas.

4 – Câmeras inteligentes para universidades e escolas

Tumultos, atos de vandalismo, agressões e outras questões delicadas são inerentes ao espaço de escolas e universidades, principalmente, quando se trata de grandes instituições.

Nesse contexto, as câmeras inteligentes atuam, principalmente, no monitoramento de segurança dos espaços comuns das escolas ou universidades, mas também nas salas de aula.

Segundo dados da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o líder quando se trata de agressão aos professores. 12,5% dos professores relatam algum tipo de agressão ou intimidação por parte dos alunos.

Para reverter esse cenário, portanto, a tecnologia atua na identificação de comportamentos e participantes em situações de agressão, colaborando para que a instituição tome as devidas providências na proteção aos seus professores e alunos.

Além disso, as presenças das câmeras auxiliam na percepção sobre possíveis focos de tumultos, bem como o monitoramento de espaços comuns mais utilizados, proporcionando leituras inteligentes sobre como a escola ou universidade pode se adequar para atender melhor a rotina de alunos, docentes e demais colaboradores.

5 – Câmeras inteligentes em aeroportos

Nos aeroportos, segurança e tecnologia devem andar sempre juntas para evitar transtornos, já que é um espaço aberto para circulação.

Hoje, os principais aeroportos do país já atuam com sistemas robustos que alcançam toda a área do aeroporto. Entre as ações, o monitoramento ágil é destaque para identificar possíveis delitos às pessoas que vão embarcar ou estão voltando de viagem.

Além disso, através do reconhecimento facial fica mais fácil analisar se um determinado suspeito tem praticado os mesmos crimes, já que suas movimentações, perfil comportamental e locais de acesso podem ser armazenadas em sistemas integrados às câmeras inteligentes.

Acelere a transformação digital com as câmeras da Think Digital

A Think Digital é uma empresa referência em tecnologia, que atua com inteligência artificial para oferecer o que há de melhor na utilização de câmeras inteligentes.

Com tecnologia e sistemas integrados, a companhia oferece ainda mais segurança aos espaços de qualquer setor. Na prática, a Think Digital pode auxiliar de escolas a indústrias através da inovação, capaz de modernizar e transformar ambientes a fim de gerar melhores negócios.

Acesse agora mesmo o site, fale com um analista e saiba mais sobre as câmeras de segurança para os seus negócios. Em pouco tempo, você verá excelentes benefícios.

Compartilhe!