A propaganda pode ser a grande responsável por ditar os rumos do seu negócio.

Uma abordagem mal sucedida, pode comprometer a imagem da sua marca. Contudo, se a abordagem é planejada a fim de envolver o cliente, ajudando-o a fazer a melhor escolha, certamente será uma lembrança positiva por muito tempo.

As publicidades nos smartphones são um bom exemplo disso. Como esses aparelhos estão por toda parte, essa estratégia não passa em branco. O segredo, entretanto, é saber como usar a tecnologia.

Se a ação é definida para aparecer quando o usuário está prestes a comprar algo, provavelmente, terá efeito decisivo. No momento errado, por outro lado, pode ser considerado spam ou não ter efetividade

Para envolver seus clientes com a utilização dos smartphones, criar uma boa lembrança de marca e engajar o público para a jornada de compra, criamos o material a seguir com excelentes insights!

Vale a pena conferir!

O impacto da transformação digital nas ativações do varejo

A tecnologia está mudando o mundo. E essa mudança afeta, entre outras coisas, o jeito de interagir com o consumidor para vender produtos e serviços.

Se antes o estático mundo offline era o principal meio de propaganda, hoje é praticamente impossível envolver o consumidor sem pensar nas interações do digital.

Segundo pesquisa IBOPE, 52% dos brasileiros que estão conectados em seus smartphones, dizem que não conseguem ficar sem o aparelho por um dia inteiro. E 15% relatam que não abrem mão do aparelho nem por um minuto.

Então, para uma população que é a 5ª no mundo que mais utiliza o celular, isso significa um olhar estratégico totalmente renovado para publicidade mobile.

Com esses aparelhos cada vez mais inteligentes, as antigas ligações intrusivas devem dar lugar à comunicação pensada para melhorar a jornada de compra.

Usando a internet móvel, os anúncios por meio de banners, mensagens, pop-ups, redes sociais e outros formatos, tem o objetivo de elevar a criatividade para chamar a atenção do cliente sem incomodá-lo.

Quais as principais estratégias do varejo na publicidade mobile?

No varejo, a adoção de soluções que colocam o cliente como foco central das comunicações – e não mais apenas nas vendas – estão entre as principais mudanças que o digital trouxe.

Estratégias como o Customer First, Customer-driven marketing têm se mostrado eficazes e cada vez mais evoluídas para melhorar as experiências de compras e principalmente atender as expectativas dos consumidores na atualidade.

Para entender um pouco melhor, vamos conferir um pouco mais sobre cada uma delas:

Customer First

Customer First é um conceito que visa colocar os clientes no centro das atenções da empresa. Na prática, a experiência do usuário deve ser o foco em todos os canais para dar ainda mais força a essa mentalidade.

Como resultado, o consumidor pode ter sua jornada de compra valorizada por meio de diversas experiências que o envolvem, principalmente, via mobile.

Orquestração da jornada

A orquestração da jornada combina diferentes ações, conforme cada passo na jornada do consumidor, criando gatilhos de interação que aumentem as vendas.

Nesse caso, a combinação de estratégias deve levar em consideração os mais diferentes cenários possíveis, o que pode ser feito com uma ferramenta robusta que automatize a interação com o consumidor.

Na publicidade, a jornada de compra deve ser bem analisada para que ativações mobile tenham um timing ideal para abordar o consumidor.

Independentemente do canal (SMS, notificações push, e-mail, etc.) o responsável pela comunicação deve enviar a mensagem certa no momento certo para não prejudicar a experiência do cliente.

Analytics

Os dados são a principal diferença entre o online e o offline. Eles permitem visualização em tempo real sobre como os consumidores se comportam.

Isso envolve preferências por produtos, principais locais de compras, tempo dentro das lojas e ofertas que trazem melhores resultados.

Com a coleta e análise de dados por meio de ferramentas tecnológicas, como o heatmap, as estratégias podem ser divididas em diferentes tipos de perfis, sendo a base para ações que proporcionam melhores resultados a partir de custos menores.

A eficiência da publicidade mobile no varejo

Se você ainda tem dúvidas sobre a publicidade mobile no varejo, aqui vão alguns dados que valem ser observados:

  • Segundo publicação da Meio & Mensagem, o investimento nesse formato deverá chegar a U$ 101 bilhões até o final de 2020;
  • Estudos da Fecomércio RJ mostram que o celular é o aparelho preferido para 70% dos brasileiros;
  • Pesquisa no portal e-Commerce Brasil aponta que 85% dos brasileiros com smartphones compram online.

Não à toa que grandes marcas do varejo digital, como Magazine Luiza, Casas Bahia, Ambev (app Zé delivery), entre tantas outras, têm direcionado cada vez mais seus esforços para que apareçam e ganhem relevância em formatos mobile.

São empresas que sabem o quanto a inovação é importante para não perder a oportunidade de vista.

jornada do consumidorComo o Wi-Fi contribui para uma publicidade mobile efetiva?

Se os smartphones são um meio preciso para alcançar o público, a internet é praticamente imprescindível. Por isso, tecnologias como o Wi-Fi inteligente ficam ainda mais importantes.

O Wi-Fi inteligente é um recurso visto como benefício para o consumidor, já que economiza seu pacote de dados móveis. Já para lojistas é uma ferramenta que trabalha ativamente coletando dados sobre perfil de consumo dos clientes.

Com o Wi-Fi inteligente, além de atrair a atenção do cliente, é possível criar ofertas específicas, formulários de contatos, mapeamento da jornada de compra, ativações e muito mais.

Imagine uma loja de tênis que oferece essa solução. Ao se conectar, o consumidor preenche seus dados, como sua numeração e tipo de calçado preferido, para que a loja possa oferecer ofertas customizadas para aquele cliente por meio de SMS, notificação push, entre outros, personalizando ainda mais a jornada de compra.

Ou, imagine um cliente andando por um shopping que ao passar em frente a uma loja recebe um cupom para receber um brinde na loja? Uma ação como esta permite o cliente conhecer a marca e os produtos e ainda ter uma experiência marcante que fará com que a marca permaneça em sua mente por longo tempo.

O Wi-Fi inteligente também pode contar com a tecnologia heatmap que identifica os espaços das lojas mais e menos frequentados, possibilitando criar ações de publicidade exclusiva para readequar as estratégias conforme o necessário.

Enfim, em tempos de conectividade, o Wi-Fi inteligente é uma ferramenta para impulsionar rapidamente os negócios.

Confira muito mais em nosso artigo: Wi-Fi inteligente: por que ele é importante para o seu negócio?

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