Na era da conectividade, o Wi-Fi é a chave de acesso para a digitalização corporativa. E isso vai além das atividades internas. Uma boa conexão pode ser a ponte para que clientes se sintam mais acolhidos e a empresa apresente-se como moderna.

Internamente, essa ferramenta possibilita agilidade em soluções estratégicas para o setor de TI mirar a transformação digital dos negócios, reforçando a cultura data-driven na empresa a partir de custos otimizados.

E é sobre a importância do Wi-Fi inteligente, suas vantagens e recursos, especialmente para TI, que falaremos a seguir.

Confira!

O papel do Wi-Fi inteligente na transformação digital

A transformação digital está acontecendo diante de nós. E com elas, mudanças sensíveis que vão revolucionar a relação das empresas com o mercado.

À frente dessa revolução, estão as soluções IoT: Internet of Things, traduzindo literalmente como Internet das Coisas, que têm se popularizado e adentrado cada vez mais nas rotinas das pessoas.

A partir de ferramentas inteligentes, o IoT pode atuar coletando dados, criando análises e favorecendo estratégias mais assertivas.

Na sociedade, a IoT já está presente em diversos espaços inteligentes, como smarthomes e smartcities.

Nas empresas, por sua vez, um dos principais setores beneficiados é o de TI, que a partir da solução ganha operações mais rápidas com leituras estratégicas, beneficiando os negócios como um todo.

Por meio de informações relevantes que ajudam a entender pontos de otimização, a IoT proporciona entendimento sobre correções que podem ser realizadas com agilidade ou soluções que podem ser mais bem aproveitadas, trazendo vantagens indiscutíveis.

Algumas tecnologias agem como catalisadoras na imersão tecnológica – é o caso do Wi-Fi inteligente.

Ele um recurso intuitivo, adotado rotineiramente em todas as frentes corporativas, e que pode proporcionar uma leitura completa sobre clientes, colaboradores e coisas, literalmente, com um clique!

Benefícios que o Wi-Fi inteligente traz para a infraestrutura de TI

Da rotina produtiva à segurança de dados, os benefícios do Wi-Fi inteligente para empresas estão relacionados à cultura organizacional e os negócios, beneficiando todos os envolvidos.

Nesse ponto, são três as principais vantagens da adoção do Wi-Fi inteligente: mais segurança para as operações, eficiência energética e cultura data driven. Vamos a ela:

Mais segurança para as operações

O Wi-Fi inteligente é a porta de entrada para o uso em diferentes dispositivos dentro da empresa. É visto como exemplo de modernização, mas também frequentemente sofrer ataques de hackers com intuito de invadir a rede local e acessar os dados de quem está conectado à rede.

Isso porque cada dispositivo conectado pode representar uma porta de entrada para esses ataques, conforme o nível de segurança adotado nos aparelhos e nada rede.

Por isso, torna-se tão importante contar com ferramentas que façam o devido controle desses acessos, alarmando sobre quaisquer comportamentos suspeitos no uso da rede.

Para fazer esse controle de acessos, o wi-fi inteligente concentra as principais informações de uso em uma única plataforma.

Nesse dashboard estarão as principais informações sobre as conexões que utilizam a rede, sem ferir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Dessa maneira, há total segurança no uso da rede para os usuários, garantindo que a distribuição de dados sensíveis não seja interceptada.

Outra vantagem dessa tecnologia é disponibilizar recursos que otimizam a banda conforme grupos de usuários e tipos de aparelhos conectados, evitando sobrecarga e possíveis quedas no sinal.

Eficiência energética

O termo “eficiência energética” vem chamando cada vez mais a atenção de empresas que desejam otimizar seus recursos, ou seja, têm o objetivo de produzir mais com o mesmo ou menor esforço.

Isso permite melhor retorno produtivo extraindo máxima capacidade da estrutura de energia. O retorno a médio e longo prazo é extremamente positivo e, sem dúvidas, justifica a adoção de mecanismos e ferramentas que possibilitam essa adaptação – principalmente, considerando que a tarifa de energia elétrica brasileira é uma das maiores do mundo.

O Wi-Fi inteligente atua monitorando os tipos de dispositivos, horários e rotinas que demandam maior uso da energia elétrica.

Com esses dados em mãos, é possível perceber quais espaços precisam de maior esforço energético e, com isso, adotar iniciativas como a troca dos aparelhos por modelos mais econômicos.

Além disso, a tecnologia do Wi-Fi inteligente permite que aparelhos e dispositivos tenham seus horários de utilização programados ou até ser programado para ao perceber a movimentação de pessoas no local ou não desligar e ligar todos os equipamentos. Isto porque o Wifi Inteligente ainda faz o mapeamento do calor identificando a presença. Esta inovação ainda permite analisar toda a jornada dos clientes de uma loja ou um shopping por exemplo, fornecendo insumos importantes para a estratégia organizacional.

Em uma combinação de Wifi inteligente e IoT, por exemplo, é possível controlar as lixeiras de um prédio, identificando o momento exato de troca e limpeza dos cestos, sem a necessidade da equipe de limpeza precisar fazer ronda para verificar todos os andares de um prédio várias vezes ao dia como geralmente acontece.  As possibilidades de uso são enormes!

A Internet das Coisas realmente tem o poder de revolucionar as rotinas de casa ou da empresa. Fazer o uso das ferramentas que proporcionam essas vantagens, é praticamente inevitável.

Cultura data-driven

Estamos na era da conectividade e, com ela, temos a digitalização das informações e a coletas de dados mais precisas a partir de ferramentas tecnológicas.

Essa leitura com pouca margem de erros, baseada em cenários reais, faz parte da cultura data-driven, que veio para extinguir as decisões com base em “achismos”, diminuindo os riscos de decisões estratégicas baseada em informações erradas.

Na utilização do W-Fi inteligente, a cultura data-driven possibilita a coleta dos mais diferentes tipos de informações, como:

  • Coletar dados de contatos após preenchimento de formulário para liberação do Wi-Fi;
  • Acessar informações sobre os horários de picos na utilização da rede;
  • Entender quais os principais tipos de uso da rede;
  • Perceber se o pacote de internet contratado é a melhor opção para as necessidades do negócio;
  • Entre outras tantas soluções.

Conheça a Think Digital

A Think Digital nasceu com a missão de conectar seus clientes.

Somos especialistas em soluções tecnológicas, como a instalação de redes Wi-Fi inteligentes, customizações sob medida com ferramentas em nuvem para empresas de quaisquer portes, criação de portal mobile para atender e entender os hábitos de consumo, aplicações de alta segurança para dados sigilosos, entre tantas outras soluções.

Para tanto, oferecemos estruturas robustas em nuvem, inclusive serviços de outsourcing a fim de adaptar as estratégias de negócios e minimizar a necessidade de investimento em infraestrutura.

Com o Wi-Fi inteligente, por exemplo, a Think Digital consegue ajudar sua empresa a ter uma leitura completa sobre como, quando e quais tipos de redes utilizar conforme cada necessidade.

Na era da conectividade, ficar offline é se desligar das oportunidades. Quer saber mais sobre nossas soluções?

Converse agora mesmo com nossos analistas