Em tempos de tecnologias digitais, os consumidores estão cada vez mais conectados e por isso buscam facilidade e locais que ofereçam Wi-Fi para otimizar a interação com compras, acesso a bancos e mídias sociais.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, são 230 milhões de smartphones em uso no país.

De olho nessa tendência, os estabelecimentos comerciais como shopping centers, supermercados e hospitais, por exemplo, que oferecem Wi-Fi, saem na frente da concorrência, pois possibilitam uma comodidade extra aos seus visitantes, que podem acessar conteúdo ou resolver alguma questão urgente pela internet enquanto fazem compras pelo local.

Ter acesso a Wi-Fi gratuito é uma grande comodidade para os frequentadores de um centro comercial, no entanto ele se torna também uma ótima oportunidade para esses lugares que tenham um grande fluxo de pessoas.

Através dessa solução é possível criar estratégias de marketing direcionadas aos visitantes e gerar mais negócios para os lojistas, por exemplo.

Essas estratégias com o Wi-Fi podem ser chamadas de Wi-Fi inteligente!

Um dos diferenciais do Wi-Fi inteligente, para esses centros comerciais, é que ele permite conhecer um pouco mais dos interesses e a movimentação dos visitantes nas instalações.

Como consequência, os lojistas podem conhecer o perfil do consumidor, oferecer produtos e serviços personalizados, criar ações de marketing por perfil de comprador e com isso gerar engajamento, trazer novos potenciais clientes e fidelizar os atuais, bem como outros benefícios.

Continue lendo este artigo para saber mais como aproveitar essa solução tecnológica e criar oportunidades de negócios para os lojistas com ações de marketing em seu empreendimento. Confira!

O que é Wi-Fi inteligente?

O Wi-Fi inteligente uma plataforma que, além de controlar os acessos à rede sem fio, serve como ferramenta de comunicação, oferecendo relatórios com dados de potenciais consumidores ou de pessoas que frequentam um local.

Saber o que cada pessoa gosta ou como age dentro do estabelecimento facilita a criação de ações e campanhas de marketing para o engajamento dos clientes, melhorando o relacionamento de maneira simples, fácil e segura.

Quais são os recursos do Wi-Fi inteligente?

Já falamos que essa plataforma é uma ferramenta valiosa de comunicação e marketing e para que fique ainda mais claro a sua importância, conheça os seus principais recursos e o que eles oferecem:

Ambiente de login personalizado 

É possível personalizar a tela de login e escolher os anúncios que serão exibidos. Uma comunicação que seja familiar ao cliente é muito importante pois irá garantir a sua atenção e não será considerada meramente como spam, por exemplo. 

Comunicação personalizada com os clientes

A plataforma conta com recursos de comunicação, permitindo a exibição de anúncios e mensagens customizadas para cada perfil de usuário, de forma ainda mais objetiva.

Promoções personalizadas

Com o Wi-Fi inteligente é possível exibir ofertas ou mensagens especificas para cada perfil de usuário. Por exemplo, uma mãe que passa em frente a uma loja de roupas infantis, é capaz de receber uma mensagem com ofertas de vestuário para crianças em seu dispositivo móvel. 

Criação de enquetes 

Com a ferramenta, você pode criar enquetes e incentivar a participação das pessoas em opinar sobre serviços, produtos e infraestrutura do centro comercial ou do hospital, por exemplo.

Segurança de dados 

O Wi-Fi inteligente garante a segurança das informações oferecidas pelos consumidores, evitando o vazamento de dados e problemas jurídicos com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Oferece também uma conexão segura, livre de invasões de terceiros aos clientes.

Quais são as vantagens de aderir ao Wi-Fi inteligente?

Agora que você já viu quais são os recursos dessa ferramenta, listamos cinco principais vantagens da solução:

1.      Melhoria no relacionamento com o consumidor e entre lojistas 

Essa plataforma permite a coleta de informações essenciais a respeito do público que frequenta um estabelecimento como o Shopping Center, por exemplo. Assim, com essas informações em mãos, é possível saber com antecedência a jornada de compra do cliente, criar conteúdo personalizados, criar promoções e inclusive aumentar as parcerias entre lojistas.

2.      Mais tempo dentro do local

O diferencial dado por uma rede Wi-Fi inteligente permite proporcionar uma boa experiência interativa aos consumidores, velocidade da banda larga e garantia de segurança de dados. Também pode fazer com que o cliente permaneça mais tempo no local e consequentemente compre mais.

3.      Campanhas de marketing direcionadas

O serviço de Wi-Fi Inteligente registra o comportamento e a movimentação do cliente que está conectado dentro do estabelecimento, auxiliando no entendimento do interesse dessa pessoa.

Como dissemos anteriormente, a geolocalização permite identificar por qual loja o cliente está passando e oferecer promoções e ofertas personalizadas.  Ainda é possível prever o seu caminho e sugerir lojas e restaurantes que possam ser do seu interesse, por exemplo.

4.      Identifica as áreas mais movimentadas

Os dados coletados são ótimos para serem usados como indicadores internos para a administração do shopping para fazer um mapeamento do fluxo de consumidores de um centro comercial ou de pessoas em um hospital e identificar quais as lojas e áreas mais movimentadas.

5.      Experiência mais precisa

Além da vantagem de acesso gratuito à rede Wi-Fi inteligente, o consumidor ainda pode ter uma agradável experiência por meio de diferentes canais (aplicativo integrado, SMS, e-mail e portais de captura inteligente, entre outros). Ele é capaz, ainda, de usufruir da realidade aumentada e virtual e o gamification, tecnologias capazes de transformar por completo a jornada do cliente.

A experiência de compra pode ainda ser aprimorada com mapas interativos nos smartphones, oferecendo à pessoa a chance de encontrar mais rapidamente o que deseja.

Uma boa experiência de compra, rica e cheia de benefícios, ainda é capaz de garantir a “propaganda” gratuita do estabelecimento, pois a probabilidade de que as pessoas falem bem nas redes sociais é bem alta.

Uma ótima reputação online atrai e fideliza mais clientes.

E como implementar essa solução?

Antes de investir no Wi-Fi inteligente, é preciso montar um planejamento para garantir o retorno máximo desse investimento. O primeiro passo é fazer um levantamento minucioso da infraestrutura necessária.

Pode parecer bobagem, mas a falta de planejamento na implantação dessa solução em shoppings pode levar a um gasto desnecessário e até a uma experiencia ruim para o cliente.

Por exemplo, é recomendável que o sistema adotado para rede sem fio esteja baseado na nuvem, já que é escalável, flexível e mais simples para integrar e gerenciar.

A transparência quanto a coleta de informações é primordial.  O objetivo de uma tecnologia como essa é proporcionar uma experiência agradável ao usuário.

O uso dos dados deve ser utilizado de forma anônima e unicamente para suas estratégias de negócios.  Isso tem que estar absolutamente claro tanto para ganhar a confiança do usuário quanto para garantir que o estabelecimento esteja de acordo com a LGPD, como dito anteriormente.

E você, deseja saber como o Wi-Fi inteligente pode ser uma revolução para o seu negócio? Entre em contato conosco.