O setor de saúde está cada dia mais competitivo, uma vez que as pessoas se tornam mais exigentes com os serviços prestados em todos os nichos. Diante disso, a experiência do paciente é peça-chave para conquistar e fidelizá-los.

Compreender a jornada das pessoas dentro de clínicas e hospitais é fundamental no que diz respeito ao cuidado ao indivíduo. De maneira geral, é importante reconhecer todas as interações que influenciam as percepções, desde atendimento ao diagnóstico.

A tecnologia, nesse contexto, também precisa estar cada vez mais integrada no cotidiano do paciente, pois contribui desde a marcação de exames à agilização de orientações médicas.

Muitos hospitais e clínicas já se deram conta da importância das inovações tecnológicas e têm investido e se preparado para fornecer uma experiência cada vez mais positiva no seu campo de atuação.

Não à toa, criamos este artigo para entender melhor como e quais soluções podem transformar sua instituição. Confira.

Patient centricity: Como promover uma melhor experiência aos pacientes?

Patient Centricity é uma abordagem em que estabelecimentos de saúde buscam estreitar relações entre médicos, pacientes e famílias a fim de alinhar decisões, desejos e preferências dos enfermos.

Esse novo método, na prática, abrange todas as etapas da jornada de um paciente em clínicas e hospitais. Dessa forma, inicia-se desde o momento de educação e marcação de consultas ao suporte e pós-atendimento médico.

Também vale destacar que o conceito ganhou forma principalmente com a chegada da era digital. Afinal, o novo comportamento de consumo, muito mais ágil e eficiente, promovido nesse contexto também influenciou a expectativa sobre os serviços prestados pelo setor de saúde.

Em outras palavras, processos ultrapassados que possam dificultar a marcação de consultas, agendamento de horários ou até provocar demoras na recepção e no atendimento médico prejudicarão significativamente a satisfação do paciente.

Felizmente, junto aos desafios promovidos por esse novo momento, também surgiram novas tecnologias como solução. Hoje, é comum que, com a finalidade de atender as necessidades do mercado, hospitais e clínicas digitalizem documentos, utilizem prontuários eletrônicos e outros sistemas de gestão para automatizar burocracias desnecessárias.

Por outro lado, entre tantas inovações, poucos sabem que o Wi-fi também pode assumir um papel importante nesse contexto. Confira abaixo, inovar também em sua infraestrutura de rede também pode ajudar na aquisição e retenção de pacientes.

Conheça a tecnologia que pode melhorar a experiência dos pacientes

O uso da internet sem fio em instituições de saúde pode trazer grandes benefícios, principalmente no que se refere a tornar a experiência do paciente mais satisfatória. Afinal, ela permite uma comunicação otimizada entre médicos, pacientes e demais envolvidos, melhorando a qualidade do atendimento e da prestação de serviço.

Inclusive, o Wi-Fi Inteligente surge como solução ideal para esses estabelecimentos. Isso porque, além atender as necessidades básicas de capacidade e cobertura das estruturas de uma instituição do setor da saúde, ele também permite o controle dos acessos à rede.

A tecnologia pode ser uma ferramenta de comunicação importante, ao mesmo tempo que oferece dados relevantes do paciente. Na prática, a solução coleta informações essenciais para otimizar a experiência do cliente, melhorando o relacionamento de forma eficiente e segura.

A seguir, vamos mostrar alguns usos práticos do Wi-Fi Inteligente em clínicas e hospitais.

Reduz o tempo de recepção

A espera é um dos fatores mais críticos nos atendimentos hospitalares. O Wi-Fi inteligente fornece proatividade ao paciente no cadastro, para que não seja necessário ficar tanto tempo na recepção.

Como consequência, a tecnologia também garante o acesso rápido às informações preenchidas, tornando o tempo de atendimento da triagem ao encaminhamento mais rápido e efetivo.

Garante uma assistência personalizada

A conexão Wi-Fi inteligente integrada aos sistemas de gestão do hospitalar permite o acesso, em tempo real, aos prontuários eletrônicos do paciente.

Essa facilidade proporciona um atendimento mais personalizado e ágil, pois as informações contidas no histórico permitem que o médico estabeleça tratamentos e indicações mais precisas e confiáveis.

Fornece o acompanhamento em toda a jornada

Quando o paciente está conectado à rede Wi-Fi inteligente do hospital ou da clínica, ele pode receber notificações e mensagens orientando sobre os próximos passos que ele deve seguir, como em qual sala ele será atendido pelo médico ou em qual guichê o resultado de um exame pode ser retirado.

Isso só é possível devido às suas integrações, notificações push e à tecnologia de heatmap, as quais permitem acompanhar, em tempo real, a posição do usuário dentro do estabelecimento.

Aumenta a participação familiar

Muitas vezes, o paciente precisa ficar internado ou permanece mais tempo no hospital para realizar uma bateria de exames.

Com uma conexão de qualidade, como a que é proporcionada pelo Wi-Fi Inteligente, o paciente consegue se comunicar por vídeo com os familiares, recebendo o conforto que é ainda mais importante nos tempos atuais.

Vale ressaltar ainda que, hoje, nas redes Wi-Fi da maioria dos hospitais, esse tipo de chamada nem sempre é possível e pode influenciar negativamente na experiência do paciente.

Permite fornecer feedbacks

Outra característica do Wi-Fi Inteligente é a possibilidade de disparar pesquisas de satisfação para que o paciente responda ao final de sua jornada, fornecendo seu feedback sobre cada etapa do processo.

Esse tipo de ferramenta é essencial para que a instituição de saúde melhore cada vez mais a experiência do paciente e, como já mencionado neste artigo, garante a fidelização.

Conheça as soluções da Think Digital para a saúde

Por fim, vale lembrar que as vantagens trazidas pelo uso da tecnologia, especialmente no caso do Wi-Fi Inteligente no ambiente hospitalar, permitem, além de uma ótima experiência do paciente, redução de custos, já que os tratamentos se tornarão mais rápidos e eficazes.

Ciente disso, a Think Digital oferece serviços de rede com foco em excelência. A empresa disponibiliza tecnologia de ponta para transformar processos nos hospitais e clínicas médicas.

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