O SMS marketing consiste em um serviço que envia mensagens de texto curtas para um smartphone ou telefone comum. Diversas empresas se apropriam desse modelo que abrange a comunicação com clientes potenciais e a fidelização de consumidores às suas marcas. Uma série de informações pode ser transmitida de acordo com a estratégia adotada pela organização.

Podemos destacar a venda ou a oferta de produtos e serviços, a atualização de entrega, as notificações gerais, o apoio ao cliente, as notícias relevantes e o suporte. O SMS marketing é uma estratégia atual para a era tecnológica mobile, a sua taxa de abertura é mais alta que o e-mail e fica fácil alcançar clientes, portanto, é muito mais eficaz e objetiva.

Veja, neste artigo, por que usar o SMS marketing na sua empresa. Acompanhe!

Custo-benefício

A utilização do SMS marketing pode reduzir o pessoal da central de atendimento e os custos de comunicação (gastos de chamada). As despesas também podem ser drasticamente reduzidas utilizando o SMS para solicitações de pagamento, cancelamentos etc., que eram realizadas convencionalmente em call centers.

Quando se trata de entregar e-mails, você precisa pensar em frases longas e entregá-las várias vezes, considerando as taxas de abertura. No entanto, por meio do SMS marketing, frases curtas de, aproximadamente, 70 caracteres são usadas, permitindo maior objetividade. Além disso, você pode economizar tempo e custos de mão de obra e de entrega.

Alta taxa de conversão

Com a disseminação do sistema de portabilidade de números, muitas pessoas continuam usando o mesmo número de telefone. O SMS é um serviço que você pode usar tendo apenas um número de telefone próprio para efetuar os envios. Não há necessidade de se preocupar com a perda de contato com os clientes devido à movimentação ou à alteração de dispositivos. Logo, ele é muito poderoso como um canal de contato permanente.

Isso eleva a capacidade de obter uma alta taxa de conversão, pois há uma continuidade no fluxo de conteúdo para os clientes. Vale lembrar que o SMS marketing pode conter links que direcionem o usuário para páginas promocionais, aumentando os índices de engajamento e conversão dos possíveis compradores.

Mensagens diretas

A eficácia da campanha é altamente dependente da conscientização. Se não for reconhecido, o efeito da campanha não poderá ser esperado. O SMS marketing é um canal com uma taxa de abertura muito maior que outros métodos como o envio de e-mail promocional. Afinal, ele pode ser usado para notificações de campanhas, independentemente do setor.

Um exemplo típico de mensagens diretas é a de agradecimento. Ter esse tipo de contato depois de o consumidor acessar a loja pode melhorar a lealdade e aumentar o engajamento. É uma medida eficaz em muitos setores, como varejo e educação.

Rapidez na leitura

O envio de SMS marketing geralmente é usado para entregar mensagens importantes para o destino para o qual você deseja enviar. Devido ao número crescente de usuários móveis, um texto recebido pode ser rapidamente visualizado e respondido. A notificação costuma aparecer na tela inicial do dispositivo, sem a necessidade de fazer login como no e-mail.

O SMS pode ser aplicado em diversas situações, como:

  • notificação com lembretes;
  • contato comercial e de emergência;
  • notificação de liquidação e aviso de cobrança;
  • promoção e apelo ao cliente inativo;
  • orientação por texto para suporte;
  • autenticação de login ou ação efetuada.

Isso permite que o usuário possa rapidamente visualizar e dar continuidade às instruções, quando for o caso. Todo esse dinamismo evita transtornos pela falta de interação com a base de clientes ou a complexidade ao tentar levar o consumidor a tomar uma decisão.

Facilidade de mensuração

Dentre os benefícios do SMS marketing, está a facilidade em mensurar os resultados da estratégia de abordagem adotada. Os indicadores são a base sólida que permite uma análise realista sem a dependência de suposições a respeito dos resultados.

Essa facilidade agiliza a detecção de abordagens melhores para agregar valor aos envios. Uma avaliação completa e alinhada às metas da marca é imprescindível para obter oportunidades de abranger um perfil maior de público e atender às demandas, promovendo a audiência dos usuários de forma consistente e efetiva.

Eficiência

A eficiência do SMS se dá pela coordenação com o marketing automatizado. Embora as ferramentas desse tipo falem frequentemente sobre como melhorar a entrega eficaz de e-mails, o SMS foi posicionado como um importante ponto de contato com o consumidor nos últimos anos, e a cooperação com as soluções de automação de marketing está progredindo.

Podemos destacar a seguintes medidas:

  • alterar o conteúdo da entrega de SMS marketing por segmento de cliente;
  • distribuir SMS marketing passo a passo de acordo com o cenário;
  • enviar SMS apenas para clientes que realizaram ações específicas ou clientes que excederam algum limite.

Além das ações isoladas de SMS marketing, é possível determinar o método ideal de entrega de mensagens de acordo com o conteúdo do segmento de clientes, viabilizando a eficiência na relação custo-benefício.

Humanização da empresa

Compreender usuários ativos é um fator importante no marketing. Isso ocorre porque a eficácia das medidas depende do número de usuários ativos, assim como também está muito envolvida na previsão de vendas. Compreender as expectativas dos clientes é muito importante para melhorar os serviços e desenvolver novos produtos.

Atualmente, a tendência é usar o SMS marketing para humanizar a empresa. Ou seja, trazer uma relação mais próxima com os consumidores por meio de conteúdos direcionados e personalizados. Questionários de satisfação no pós-venda são um exemplo disso. Os clientes se sentem lembrados e ainda podem dar sugestões e fornecer dados importantes para a formação de novas estratégias para a empresa.

Dessa maneira, é fundamental tomar alguns cuidados para obter resultados satisfatórios na aplicação do SMS marketing. Seja objetivo e atente à ortografia, pois isso traz credibilidade. Acompanhe a performance sempre para avaliar se alguns ajustes podem ser necessários e não deixe de incentivar que o consumidor faça alguma ação, já que a interação facilita a geração de interesse dos clientes.

E então, gostou? Agora que você conferiu por que usar a estratégia de SMS marketing, entre em contato conosco para saber muito mais. Estamos aguardando!

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