Práticas como oferecer uma boa experiência de compra e prestar um atendimento rápido e diferenciado agradam ao consumidor a ponto de transformá-lo em um grande aliado e defensor da sua marca. Não existe propaganda melhor que essa, não é verdade? Contar com um cliente promotor do seu negócio só traz benefícios.

A seguir, mostramos o que você precisa fazer para conquistar esse tipo de cliente. Acompanhe a leitura!

Conceito de cliente promotor

O cliente que promove a marca costuma ser aquele que foi bem atendido e que teve uma excelente experiência com a empresa. Mesmo se aconteceu algum tipo de problema no decorrer do serviço ou com o produto adquirido, a questão foi sanada sem dificuldades. A pessoa fica tão satisfeita que passa a recomendar espontaneamente a empresa para amigos, familiares e até para desconhecidos.

Em contrapartida, há o cliente detrator. Trata-se daquele que teve alguma insatisfação com os produtos ou serviços prestados e não teve o seu problema resolvido de maneira satisfatória. Portanto, ele não recomenda os serviços ou produtos, o que pode significar uma repercussão negativa para o negócio. Por isso, é necessário cuidar para evitar que os consumidores cheguem a esse estágio.

Dicas para ter clientes promotores

Para transformar os clientes em promotores do negócio, é fundamental que eles estejam satisfeitos com os serviços ou produtos oferecidos pela empresa. Para isso, tome algumas ações que ajudarão nessa tarefa.

Proporcione uma boa experiência ao cliente

Todo mundo quer receber um bom atendimento. Sendo assim, quando um consumidor tiver um problema para resolver, deve encontrar colaboradores dispostos a entenderem o que acontece e a acharem uma solução para o impasse.

Embora o contexto gere insatisfação, o cliente tende a ser mais compreensivo quando percebe que há uma preocupação da empresa em resolver uma situação delicada. Dessa forma, você tem a oportunidade de cativar esse consumidor ao demonstrar o interesse em solucionar o seu problema.

Invista em branding

A imagem da empresa perante o mercado é muito importante, pois ela é um modo de destacar e reforçar a credibilidade do negócio. Por isso, é essencial utilizar estratégias que aumentem o reconhecimento de marca e criem uma conexão com o consumidor.

O objetivo é fazer com que a empresa seja lembrada positivamente pelo cliente. Para isso, ela deve investir em ações como desenvolver uma identidade visual atrativa, oferecer uma boa experiência de compras, entre outras.

Ofereça atendimento rápido e diferenciado

Nada deixa um cliente mais satisfeito do que ser atendido com rapidez e eficiência. A melhor forma de fazer isso é por meio de um atendimento diferenciado, o que requer entender as necessidades do consumidor para proporcionar exatamente o que ele procura.

Então, invista em um atendimento personalizado. Assim, a pessoa perceberá a importância que ela tem para a empresa e, consequentemente, vai retribuir ao fazer recomendações positivas sobre o negócio.

Surpreenda o cliente

Atender bem é uma das formas mais efetivas de deixar o consumidor satisfeito. No entanto, procure ir além. Ofereça alguma coisa que faça a empresa ficar marcada na mente dele, como uma lembrança personalizada ou alguma diferenciação no serviço que foi entregue.

Viu só? Existem ações simples que a empresa pode adotar para ter um cliente promotor do negócio. Elas envolvem investir em branding, proporcionar uma boa experiência ao consumidor e, acima de tudo, surpreendê-lo para que ele guarde na memória e recomende aos amigos em função do bom relacionamento que teve com a marca.

Quer dar mais um passo nessa estratégia? Continue conosco e saiba como a pesquisa de satisfação melhora a experiência do cliente!