Não seria incrível receber um tratamento VIP de qualquer loja ou empresa com a qual você interagisse? Saiba que esse sonho não é algo tão distante! Uma das maiores tendências atualmente no mercado é a comunicação personalizada, um conceito referente ao modo como as empresas interagem com seus clientes.

Como se tornou mais fácil conhecer seu público a partir do uso de dados, houve a possibilidade de aprimorar a abordagem. Dessa forma, hoje é possível ver uma interação muito mais pessoal, principalmente por meio das redes sociais. Interessante, não?

Vamos ver, então, quais as vantagens dessa estratégia e como implementá-la!

Quais as vantagens da comunicação personalizada?

Como falamos há pouco, a comunicação personalizada permite uma interação mais próxima do consumidor. Uma vez que a empresa tem mais facilidade para entender como atraí-lo, ela pode concentrar as suas energias em quem realmente importa e, assim, garantir a lealdade dos clientes.

Outra vantagem é que, por meio dessa aproximação com o público, os profissionais da organização serão capazes de compreender falhas e transformá-las em melhorias. Isso permite maior identificação com a marca e aumenta sua divulgação. Basta ver como existem postagens famosas na internet destacando diálogos entre empresas e clientes.

Como implementar a comunicação personalizada?

Essa estratégia pode ser realmente vantajosa para uma empresa! Então, agora, mostraremos algumas possibilidades de implementação da comunicação personalizada em um negócio.

Investindo nas automações de marketing

Automação de marketing diz respeito ao uso da tecnologia para estratégias desse setor, com o intuito de reduzir o trabalho manual ao automatizar as tarefas. Por meio desse processo, dá para direcionar conteúdos com mais praticidade e eficiência, atendendo o consumidor da melhor forma possível.

Essa atitude pode melhorar o relacionamento com os clientes ao dar a eles aquilo de que necessitam. Além disso, a automação permite que os profissionais da empresa redirecionem os esforços para outras tarefas que exigem pessoas para realizá-las.

Humanizando o atendimento

A humanização do atendimento é outra prática interessante, mas que se diferencia da proposta da automação. Aqui, a ideia é trazer pessoas de verdade para atender os clientes, e não deixar tudo no “piloto automático”.

Sabe aquelas publicações no Facebook ou no Twitter de usuários interagindo com funcionários da Netflix? Esse é um exemplo bacana para você entender que uma boa interação entre pessoas reais atrai muita atenção de novos clientes e proporciona visibilidade à marca.

Oferecendo um portal mobile

Por fim, um portal mobile é um excelente recurso para manter a comunicação com os clientes. Com ele, de forma simples, você consegue obter informações sobre quem são seus consumidores e quais suas preferências. Essa maneira de melhorar o relacionamento com o público pode ter um custo maior, mas vale a pena!

Viu só como a comunicação personalizada pode ser um bom acréscimo para o seu negócio? Essa estratégia pode agregar muito valor a sua empresa, bem como atrair mais pessoas. Mas para que esse tipo de abordagem realmente funcione, é preciso contar com aplicações seguras.

Como foi dito, tornou-se mais fácil conhecer seus clientes por meio dos dados que eles disponibilizam. No entanto, deve-se ter muito cuidado para que as informações não sejam expostas ou roubadas. Pensando nisso, saiba mais sobre a GDPR e a LGPD para garantir a proteção e segurança de dados na empresa.