Entre os novos conceitos que constantemente surgem no universo digital, o data driven marketing merece uma distinção especial. De modo geral, o termo é utilizado para explicar a nova estratégia voltada à otimização de processos de marketing.

Novas ações passam a ser planejadas a partir da verificação de dados, deixando de ser baseadas em meros “achismos” ou considerações subjetivas.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, os principais benefícios do data driven marketing, a fim de ajudar você a desenvolver soluções inteligentes e realmente eficazes para a sua organização. Boa leitura!

O que é data driven marketing?

Como o próprio termo sugere, trata-se do marketing orientado por dados. Devido aos recentes avanços tecnológicos, o data driven marketing tem se desenvolvido estrategicamente. Ele se tornou um pilar importante para empresas e marcas que priorizam ações de marketing desenvolvidas a partir de informações concretas e dados precisos.

O objetivo principal de sua aplicação consiste em deixar de lado o campo das especulações e passar a tomar decisões bem fundamentadas e menos hipotéticas. Sendo assim, os clientes passam a ser o centro de todas as ações de marketing da sua organização, que, por meio dos dados, realizará campanhas direcionadas às pessoas certas e nos momentos mais propícios.

Como aplicar o data driven marketing na sua empresa?

Há diversas formas de utilizar o data driven marketing. Com efeito, a orientação por dados pode ser aplicada na elaboração de campanhas segmentadas, com as listas de convites e os dados coletados para segmentar públicos.

Dessa forma, é mais fácil identificar quem são os clientes mais relevantes para cada estratégia e saber como gerar resultados satisfatórios. Outra forma de aplicação consiste em segmentar a sua base de clientes potenciais, reunindo informações para fazer abordagens únicas.

É possível, ainda, obter insights para segmentar melhor as campanhas, fornecendo serviços, produtos e conteúdos verdadeiramente relevantes aos clientes. Tenha em mente que até mesmo o monitoramento da sua marca nas mídias sociais pode ser facilitado.

Afinal, as ferramentas do data driven marketing possibilitam determinar quão sólida é sua presença nas redes sociais e, se necessário, elaborar planos de ação voltados a alavancar o engajamento dos clientes.

Outra forma de aplicação refere-se ao comportamento dos clientes. Os dados ajudam no planejamento futuro, uma vez que contribuem para que a sua empresa entenda melhor os desejos e interesses dos clientes.

Quais são os principais benefícios?

Os benefícios inerentes ao data driven marketing podem ser percebidos em vários momentos.

Curto prazo

A redução de custos é efetivada quando, a partir da compreensão de quem é o consumidor foco ou persona do seu negócio, as ações de marketing são facilitadas. Em posse de dados valiosos, é possível gastar apenas o necessário com as estratégias colocadas em prática.

Médio prazo

A sua marca terá um entendimento superior em relação a nuances e detalhes do público que, de outra forma, passariam despercebidos. Você analisará melhor se os serviços e/ou produtos comercializados atendem às necessidades e resolvem problemas dos clientes atuais e potenciais.

Longo prazo

A partir de análises mais eficientes e testes mais certeiros, você terá parâmetros e padrões para as próximas campanhas e, consequentemente, o lançamento de campanhas mais alinhadas à realidade e ao comportamento da base de clientes.

Cumpre ressaltar, por fim, que o data driven marketing é, na atualidade, a melhor alternativa para compreender toda a jornada de consumo dos seus clientes. Esse benefício apresenta tamanha utilidade que não deve, de modo algum, ser negligenciado pelas empresas que pretendem alavancar seus resultados.

Gostou do artigo? Como você tem aplicado os princípios e ferramentas do marketing orientado por dados em sua organização? Deixe um comentário no post e divida conosco a sua experiência!

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