O trabalho remoto tem ganhado cada vez mais importância no ambiente corporativo. Em tempos de distanciamento social, sua relevância cresceu ainda mais, afetando uma grande quantidade de trabalhadores pelo mundo.

No Brasil, o conceito ainda era pouco explorado, tanto por pequenas quanto grandes empresas. Algumas ofereciam a oportunidade de home office eventualmente, mas eram raros os casos.

Entretanto, com a imposição desse novo formato, devido à crise sanitária de 2020, ficou claro que não é preciso ser uma startup disruptiva — como Google, Netflix — para aproveitar essa modalidade de trabalho. Para conseguir com eficácia, porém, é preciso seguir algumas dicas e regras.

Uma das mais importantes diz respeito à segurança dos dados da companhia e como o colaborador irá acessá-los. Por isso, pensar em trabalho remoto é também criar em uma novo ambiente para todos.

Se ficou interessado no assunto, continue lendo o artigo para descobrir mais!

Os desafios de segurança durante o trabalho remoto

Entrando mais afundo no tópico da segurança, é preciso sempre levar em consideração os riscos de acessar redes remotamente. Isso pode até parecer um ponto simples, mas o aumento de crimes cibernéticos tem sido alto durante a migração das empresas a esse novo modelo de trabalho.

A razão disso é que diversos trabalhadores estão trocando as redes seguras das empresas por suas conexões domésticas. Com isso, acabam se mostrando mais suscetíveis a ataques pelo meio digital.

Entre os mais comuns, estão malwares e phishings, que se aproveitam das redes mais fracas. O objetivo desses cibercriminosos, portanto, é acessar dados sigilosos das companhias, podendo assim roubar informações importantes, como cadastros de clientes e outros dados confidenciais.

O que é VPN?

Diante desses aspectos, uma alternativa para aumentar a segurança de sua companhia é a VPN. No inglês, a sigla representa Virtual Private Network, ou seja, uma rede privada virtual.

Dessa forma, entende-se que essa é uma rede de comunicação mais segura para se utilizar na internet. Isso se dá por ser uma conexão entre o usuário e um servidor em específico, como se fosse um túnel direto entre eles.

Para garantir essa segurança aos adeptos do trabalho remoto, a rede é criptografada. Assim, é criado um anonimato de alto grau, sendo muito mais complexo passar por essa barreira.

A tecnologia é tão interessante que, de acordo com estudos, teve um crescimento de 70% na utilização em 2019. Por conta da crise e do trabalho home office, os números devem crescer ainda mais em 2020.

A VPN como solução para manter a segurança no home office

Como demonstrado acima, diversas são as empresas que passaram a investir em VPN nos últimos anos. Os motivos para isso são inúmeros, e vão muito além do que apenas a segurança. Ainda que esse seja um ponto de destaque, outros fatores também auxiliam a rede privada a se popularizar na atualidade.

Segurança

Esse é o fator primordial pelo qual companhias buscam pela VPN em seus negócios. Com tantos funcionários exercendo o trabalho remoto, elas acabam por se sentir cada vez mais vulneráveis.

O grande diferencial aqui está, justamente, na criptografia utilizada na comunicação entre o usuário e o servidor. Assim, ela protege as informações e impede que outras pessoas tenham acesso a elas.

Na prática, para descriptografar os dados é preciso ter uma chave específica, que fica dentro da companhia. Por consequência, esse se mostra como um dos processos mais seguros para qualquer negócio.

Mobilidade

Que o mundo está conectado não é novidade nenhuma, muito menos que as pessoas estão mais livres para se movimentar pelo globo. Nada mais natural, portanto, que o trabalho também se adapte a essa realidade.

Assim, investir em ferramentas que possibilitem o trabalho remoto de qualquer lugar é imprescindível atualmente. A VPN surge, então, como ótima alternativa, especialmente nesse tipo de situação.

Para ter acesso ao servidor, basta que o funcionário tenha uma conexão estável de internet. Com isso, pode se comunicar com o restante da empresa de forma segura de qualquer parte do mundo.

Economia

Após ver tantas informações e pontos positivos da VPN, você provavelmente está pensando no alto investimento que terá que fazer. Aqui, portanto, encontra-se outra grande vantagem dessa tecnologia.

Por não necessitar de linhas privadas — que possuem alto custo —, o investimento é significativamente mais baixo. Também é preciso menos aporte na manutenção e na proteção de dados, diminuindo ainda mais o valor mensal de gastos.

Assim, a solução se apresenta como uma ferramenta simples, prática e acessível para modernizar sua companhia. Não à toa, vem sendo escolhida por tantas empresas durante esse período de instabilidade quanto ao trabalho.

Personalização

Diferentes empresas possuem distintas necessidades, o que torna preciso uma adaptação da rede a elas. Felizmente, a VPN também se mostra uma ótima solução nesse sentido.

O ponto positivo aqui é sua facilidade para furar bloqueios geográficos. Embora pareça desnecessário, é um ótimo fator para companhias que possuem funcionários em trabalho remoto em outros países.

Nações como a China, por exemplo, bloqueiam diversos sites e serviços. Mas por alterar o IP do aparelho pelo do servidor, a VPN permite o acesso normal a esses conteúdos. Na prática, seus colaboradores podem se manter conectados independentemente da plataforma e localização.

Produtividade

Quando se fala em produtividade, há duas vertentes beneficiadas pela utilização de uma rede VPN. A primeira foca nos funcionários em trabalho remoto, que ficam menos sujeitos a fraudes e, portanto, conseguem manter a continuidade em seus serviços.

Por outro lado, há um departamento em específico que aproveita ainda mais que esses colaboradores. Esse é o de TI — Tecnologia da Informação —, que possui menos preocupações com ataques a toda a rede da empresa.

Com isso, o setor pode focar seus esforços em inovação e estratégias novas para a companhia. Até mesmo os suportes técnicos são reduzidos e facilitados, auxiliando a toda a equipe.

Conheça a solução VPN da Think Digital

Investir em ferramentas tecnológicas para uma empresa é uma tarefa sempre complicada. É preciso analisar as necessidades do seu negócio, e qual das soluções será a melhor para atendê-las corretamente.

Diante disso, ter um fornecedor de qualidade é de extrema importância, sendo ele que te dará todo o suporte, da implementação à utilização. Por isso, você deve conhecer a Think Digital, uma empresa especializada em soluções integradas de tecnologia e comunicação.

Nosso foco está em aproximar você de seus consumidores, utilizando o que de mais moderno está disponível no mercado. Ficou interessado? Entre em contato conosco e vamos marcar uma conversa. Ficaremos felizes em te apresentar nossas soluções e auxiliar em sua loja!