Nos últimos anos, a internet das coisas (IoT) vem se consolidando cada vez mais dentro do processo de transformação digital nas empresas. Para se ter uma ideia, segundo estimativas da Gartner, até 2021 haverá mais de 25 bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo.

Por outro lado, apesar de ser uma forte tendência em diversos setores, os quais podem ter mais inteligência na tomada de decisão e, com isso, melhores resultados, a implementação de uma estratégia de IoT bem sucedida é complexa, já que depende de uma série de fatores. Entre os principais está o modo como os equipamentos são conectados.

E é justamente aí que entra o Cloud Wi-Fi. Para explicar essa integração e as possibilidades que traz para os negócios é que fizemos esse artigo. Acompanhe e saiba mais sobre a relação entre IoT e Wi-Fi na nuvem!

Como a IoT tem mudado o cotidiano de pessoas e empresas?

Tanto no âmbito pessoal quanto no corporativo, a hiperconectividade está mudando a rotina e a cultura. Especificamente em relação às empresas, diversos processos serão cada vez mais influenciados pelos dados advindos da internet das coisas.

Essa tecnologia, capaz de conectar os mais diversos dispositivos e utensílios, pode otimizar amplamente os processos organizacionais e torná-los mais eficientes. Hospitais, por exemplo, já vêm utilizando a IoT para monitorar pacientes à distância, bem como disponibilizar dados para vários setores por meio de pulseiras de monitoramento e prontuários digitais.

Outra utilização dessa tecnologia é para o trabalho remoto de manutenção preditiva em diversos setores, realizado por meio de ferramentas que utilizam internet das coisas.

Isso sem contar o varejo, setor onde internet das coisas se faz cada vez mais presente, seja para uma maior eficiência logística,  um melhor conhecimento sobre o comportamento do consumidor ou criação de ofertas personalizadas.

Enfim, essas são apenas algumas das situações nas quais a solução pode ser aplicada para trazer eficiência e melhores resultados.

O papel do Wi-Fi nesse processo de transformação digital

Em um cenário de transformação digital, que gerou a denominada era da conectividade, o
Wi-Fi é a chave de acesso para a digitalização corporativa. Isso se refere tanto aos processos internos, que hoje envolvem cada vez mais o trabalho remoto, quanto à promoção de uma experiência cada vez melhor aos clientes.

Mais do que isso. Para que todos os recursos advindos dessa revolução tecnológicas possam ser utilizados, como é o caso da internet das coisas, e as empresas continuem atuando por meio de modelos como o trabalho remoto pelos próximos anos, o tipo de conexão utilizado é uma peça imprescindível para o sucesso.

Como o Cloud Wi-Fi leva mais eficiência aos ambientes inteligentes?

O Cloud Wi-Fi já é uma realidade para muitas empresas. Isso porque se trata de uma evolução da internet wireless tradicional, promovendo diversas vantagens. A grande diferença do recurso está na forma como ele é controlado.

Quando se trata da solução clássica, a mesma requer a utilização de um equipamento dentro da empresa, o qual é denominado como controladora. Essa é conectada às antenas e armazena os dados, limitando a questão de conectividade, entre outras funções.

Já o Cloud Wi-Fi possui uma controladora na nuvem. Desse modo, toda a gestão da oferta e monitoramento de acesso ficam centralizados em um ambiente virtual remoto. Ou seja, permite que se implemente e controle da rede à distância, como também define regras e gere o uso de um só lugar, seja em pequenas empresas até organizações com diversas filiais e trabalho remoto.

Veja algumas vantagens de optar pela solução para levar mais eficiência aos ambientes inteligentes:

  • informações capturadas por meio do Wi-Fi na nuvem são salvas fora da rede e em local seguro. Isso favorece a segurança dos dados gerados por sensores de IoT, por exemplo;
  • solução escalável conforme a demanda;
  • possibilidade de gerenciar toda a rede a partir de um dispositivo móvel;
  • redução de custos operacionais;
  • rapidez de instalação.

Outro ponto importante a frisar é que se trata de um recurso que pode ser customizado para empresas de pequeno, médio e grande porte, de quaisquer segmentos.

Acelere a transformação do seu estabelecimento com a Think Digital

Em função desses e outros fatores é que a Think Digital, que trabalha 100% com soluções na nuvem, oferece o serviço de Cloud Wi-Fi com foco em excelência.

Na prática, entre os processos estão a busca pela melhor parceria para a solução. A empresa se utiliza da plataforma Cisco e todos os dados de Wi-Fi vão para a controladora dessa gigante da comunicação.

A prioridade é o negócio do cliente e a adaptação da solução de forma customizada, sempre atendendo as características e demandas individuais. Vale frisar que isso vale também para pequenos negócios, os quais precisam de suporte tecnológico de qualidade para crescerem.

Esperamos que o nosso artigo sobre a relação entre internet das coisas e Cloud Wi-Fi tenha sido útil para você. Ficou interessado em saber mais sobre as soluções oferecidas pela Think Digital? Então entre em contato com um de nossos consultores, teremos muita satisfação em te atender!