A estratégia omnichannel é uma das principais tendências que permeiam os mais distintos ambientes de negócios. Sua proposta é disponibilizar um atendimento de alta qualidade para um novo perfil de clientes.

Em suma, trata-se de estruturar a presença nos mais diversos canais (tanto online quanto offline) para que os consumidores tenham melhores condições de conhecer a marca, pesquisar a reputação da empresa e interagir de modo consistente e prático.

Para o e-commerce, enquanto segmento, a implementação desses métodos tem se tornado quase um mantra entre os profissionais de vendas e de marketing, tamanha sua relevância para os níveis de rentabilidade das empresas.

Pensando nisso, criamos este artigo para apresentar algumas das vantagens mais relevantes de adotar a estratégia omnichannel, sobretudo, em negócios que atuam com vendas na internet. Boa leitura!

Em que consiste a estratégia omnichannel?

O omnichannel pode ser considerado como a evolução das estratégias de multicanal. Sua crescente inserção no mercado ocorre em prol da integração entre os diferentes canais usados pelas organizações. Isso gera uma articulação eficiente entre os pontos de contato (online e offline) entre cliente e marca.

A palavra “omnichannel” é formada pelo prefixo latino “Omni”, que podemos traduzir para “tudo o que existe” ou, mais propriamente, “universo”. Ele compõe muitas palavras em português, como onipotente, onisciente e onipresente. “Channel”, por sua vez, é uma palavra inglesa que significa “canal”. No contexto do marketing, refere-se aos canais de distribuição, atendimentos e vendas.

Reunidos, os termos traduzem o conceito inerente à estratégia omnichannel. De fato, a unidade de todos os canais aprimora a experiência dos consumidores. Além disso, influencia decisivamente o branding, na criação de laços emocionais e afetivos com a marca, elemento essencial para aumentar os índices de fidelização de clientes.

Contudo, o omnichannel não deve ser confundido com as velhas práticas que se destinavam a “empurrar” os clientes de uma loja física para a sua correspondente virtual. A ideia é oferecer uma real integração entre canais. O objetivo, portanto, é atender às necessidades e preferências de compra do consumidor 4.0.

Quais as principais vantagens que ela oferece?

Além de elevar a satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados e/ou produtos adquiridos, a implementação da estratégia omnichannel gera enormes benefícios para a sua empresa. Acompanhe!

Fidelizar clientes

Ao disponibilizar uma série de alternativas de interação, com canais interligados e conectados entre si, a experiência do consumidor com a sua marca se torna mais rica. Isso ocorre, entre outros fatores, pela otimização do tempo e, consequentemente, pela maior agilidade na resolução de eventuais problemas.

As pessoas não querem perder tempo explicando várias vezes as mesmas informações quando contatam diferentes canais da empresa. Sendo assim, você aumentará os níveis de satisfação dos clientes. Afinal, a maneira como uma marca busca resolver problemas e sanar dúvidas é crucial para obter bons resultados em fidelização.

Assegurar uma imagem positiva para a marca

Manter uma boa imagem junto ao mercado e à mente dos consumidores resulta em novos clientes. A estratégia omnichannel auxilia na consolidação dos serviços e/ou dos produtos que a sua empresa comercializa.

Nesse sentido, promover a interligação de diversos canais de atendimento é essencial para divulgar a marca. Portanto, todos os que forem beneficiados se sentirão naturalmente motivados a fazer recomendações.

Obter mais e melhores dados sobre os clientes

A partir da implementação da estratégia omnichannel, você passa a ter acesso a uma quantidade maior de dados e informações sobre os clientes atuais e potenciais. Desse modo, é possível detalhar perfis e analisar os principais problemas detectados.

Ressaltamos, por fim, a importância de contar com um parceiro capacitado para efetivar a estratégia omnichannel em sua organização. Firmar essa parceria pode ajudar você a compreender melhor as necessidades e características do seu público e planejar experiências realmente diferenciadas.

Agora que você já conhece as vantagens da estratégia omnichannel, compartilhe este post nas redes sociais e ajude a levar mais conhecimento para os seus amigos e contatos!

Author thinkdigital

More posts by thinkdigital

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.