Como a sua companhia lida com a web? Hoje, a qualidade do ambiente de rede de um negócio impacta diretamente nos seus resultados. Justamente por isso, investir em um serviço de internet empresarial pode ser o ponto-chave para ter a performance e a qualidade necessária para ser competitivo em qualquer cenário.

A internet empresarial é um tipo de conexão web voltada para empresas. Ela tem ganhado popularidade nos últimos anos diante da importância que uma conexão confiável tem para o ambiente de negócios.

Se você quer saber mais sobre o tema e quais são os sinais que podem indicar a necessidade de adquirir uma solução corporativa, leia este artigo!

O que é internet empresarial?

A internet empresarial é uma solução de rede voltada para o ambiente corporativo. Ou seja, é um tipo de conexão web com foco em um nível de qualidade superior ao encontrado nos serviços para pessoas físicas, com maior nível de disponibilidade e atendimento personalizado.

Em outras palavras, um serviço de internet empresarial pode ser visto como uma versão aprimorada da internet tradicional. Do atendimento ao tipo de infraestrutura, tudo é moldado para o ambiente corporativo, uma área em que a indisponibilidade de serviços web pode causar grandes prejuízos.

Qual a diferença desse serviço para a internet convencional?

A internet empresarial está estruturada de um modo totalmente diferente da internet voltada para fins residenciais. A velocidade, a capacidade de transportar dados e o tempo de utilização são alguns pontos em que esses serviços se diferenciam. Em todos os casos, há um conjunto de estratégias, soluções de gestão e equipamentos que foram estruturados tendo em mente o perfil de uso corporativo.

Além disso, há mecanismos de proteção de dados, de garantia de disponibilidade e de suporte que foram estruturados para permitir que a web seja uma ferramenta de negócios para a empresa. Ou seja, quando o negócio realiza a contratação de uma internet empresarial, ele está escolhendo um serviço com alto nível de confiabilidade e capacidade de evitar gargalos na sua produção.

Quais motivos fazem as empresas escolherem a internet empresarial?

A escolha da internet empresarial pode ser impulsionada por vários motivos. O principal está relacionado à importância que a web tem para a realização de negócios no mercado atual.

Sem uma presença contínua na web, a companhia pode ter sua capacidade de conquistar consumidores prejudicada. E isso vai além da necessidade de ter uma página web: é necessário que os times utilizem a internet para se comunicar e solucionar dúvidas de clientes a todo momento.

Indo além, a web virou um mecanismo de comunicação interna, divulgação de estratégias de marketing, troca de dados e execução de soluções corporativas. Processos administrativos são otimizados com soluções de cloud computing, ao mesmo tempo que a comunicação entre os times e com os parceiros comerciais se torna multicanal. Isso será fundamental para agilizar rotinas e melhorar o fluxo de trabalho interno.

Diante de todos esses fatores, as companhias necessitam de uma conexão que seja estruturada para suas necessidades. A empresa deve ser atendida por um serviço que seja rápido, com baixa latência e alto nível de disponibilidade. Além disso, o suporte deve estar preparado para solucionar dúvidas e problemas rapidamente, evitando o impacto causado por imprevistos.

Isso é obtido com o apoio de um serviço de internet empresarial. Por estar totalmente estruturado com foco em empresas, ele será capaz de gerar benefícios como:

  • redução de custos;
  • aumento de disponibilidade;
  • integração entre times internos;
  • possibilidade de utilizar tecnologias inovadoras sem riscos, como o BI e o Big Data;
  • maior confiabilidade para a empresa;
  • acesso a uma conexão sem fio de qualidade.

Que sinais indicam a necessidade de o negócio investir na internet empresarial?

Existem alguns fatores que podem indicar a necessidade de o negócio investir na internet empresarial. Eles estão relacionados a uma série de problemas que as empresas normalmente enfrentam ao investir em uma conexão que não está adaptada corretamente ao ambiente corporativo. Veja, a seguir, três itens que podem indicar a necessidade de investir na internet empresarial!

1. Dificuldade de acessar o Wi-Fi

Políticas de trabalho que incentivam o uso de equipamentos como smartphones e tablets no ambiente corporativo se tornaram populares. Elas permitem maior produtividade e agilidade no atendimento a demandas, além de reduzir o prazo para a entrega de resultados.

Mas, para que a empresa seja versátil, é necessário que os profissionais tenham uma conexão Wi-Fi de qualidade. Ou seja, a infraestrutura deve entregar alta velocidade, mesmo que vários aparelhos estejam conectados.

2. Dificuldades ao realizar chamadas VoIP e de videoconferência

A videoconferência e as chamadas VoIP são duas soluções de TI que reduzem os custos e melhoram os níveis de integração entre os times. Reuniões podem ser realizadas mesmo que os profissionais estejam em locais diferentes, agilizando as tomadas de decisão e o tempo necessário para fechar projetos.

Porém, se a conexão é de baixa qualidade, as chamadas ficam prejudicadas. A qualidade da imagem ou a claridade do áudio serão muito menores, impedindo que os profissionais consigam se comunicar sem erros ou confusões.

3. Quedas na produtividade

O uso de ferramentas baseadas na nuvem ou que dependam da web é algo comum em qualquer empresa moderna. Como essas soluções são interligadas com a web, qualquer problema de qualidade pode impactar diretamente na produtividade interna.

Mas se há uma conexão de alta performance, isso é contornado. Problemas como queda de serviços ou falhas causadas por alta latência não serão frequentes, impedindo que o nível de eficiência seja reduzido.

A internet tem papel de destaque no ambiente de negócios de várias empresas. Uma boa conexão auxilia a companhia a se manter operacional, além de permitir a redução de custos e garantir que os profissionais possam atender a demandas internas.

Investir em uma boa conexão é, portanto, uma forma de garantir que a sua empresa se mantenha eficiente e capaz de entregar resultados aos seus principais parceiros comerciais. Com internet empresarial, a empresa terá suporte de ponta, alto nível de disponibilidade e velocidades adequadas às suas demandas.

Assim, tecnologias como a computação na nuvem serão integradas ao dia a dia da companhia, gerando grande aumento de performance e competitividade.

Gostou das dicas? Então, assine a nossa newsletter para receber outras novidades voltadas para o ambiente corporativo!