Encontrar uma forma de comunicação simples, eficiente e com baixo custo de investimento pode ser um grande desafio para as empresas. No entanto, a utilização de um SMS corporativo é uma opção que apresenta essas e muitas outras vantagens, além de ser uma alternativa que oferece uma grande variedade de aplicação para o negócio.

Uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box — Mensageria Brasil —, sobre aplicativos de mensagens, revela que as empresas preferem utilizar essa ferramenta para enviar mensagens aos seus clientes, em vez de outros aplicativos, como WhatsApp ou Telegram.

A seguir, mostramos 7 vantagens que a utilização do SMS corporativo traz para o negócio. Dessa forma, você poderá avaliar por que vale a pena usar essa ferramenta na sua empresa. Acompanhe a leitura!

1. Proporciona maior agilidade na comunicação

O SMS é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto em estratégias de marketing quanto como um meio de organizar e agilizar processos em diversos setores da empresa. Garantir agilidade no atendimento é uma forma eficiente de conquistar novos negócios e manter os clientes.

O uso da ferramenta aumenta a satisfação do cliente. Isso porque, nesse modelo de comunicação, a entrega é praticamente instantânea, pois o tempo entre o disparo da mensagem e a entrega ao destinatário é em torno de 3 a 5 minutos, o que proporciona respostas mais rápidas e eficientes.

Há, também, maior probabilidade de interação com o cliente, já que o uso da tecnologia não precisa ser apenas como uma forma de informação. Portanto, o cliente pode, por exemplo, responder a uma pesquisa de satisfação, ou a empresa pode utilizar a ferramenta para esclarecer dúvidas do consumidor e, assim, ser um canal de comunicação em mão dupla.

2. Assegura maior pessoalidade no contato com o cliente

O envio de mensagens torna o contato mais pessoal. Isso porque, geralmente, elas são utilizadas como meio de comunicação entre pessoas que sejam próximas umas das outras. Dessa forma, quando uma empresa utiliza esse modo de contato, significa que ela busca se aproximar do cliente e ter mais afinidade com ele.

Para criar um bom relacionamento, tenha alguns cuidados especiais, como respeitar o horário comercial para o envio de mensagens, não exagerar na quantidade e manter um tom pessoal e amigável. Outro cuidado que não pode ser negligenciado é a identificação da empresa — é fundamental que o cliente saiba qual é a origem da mensagem.

3. Garante maior conveniência para contatar o cliente

Por ser uma ferramenta que proporciona maior agilidade, também oferece conveniência. Com a correria diária, a troca de mensagens de texto é muito mais eficiente do que uma ligação ou o envio de um e-mail.

Isso não significa que essas formas de contato devem ser evitadas, apenas que o SMS é mais conveniente, pois as pessoas podem acessá-lo facilmente em qualquer lugar, mesmo que estejam ocupadas. Por essa razão, há uma maior visibilidade da empresa pelo cliente.

4. Torna o negócio totalmente móvel

Uma pesquisa realizada pela FGV — Fundação Getúlio Vargas — sobre o uso de TI nas empresas aponta que, no Brasil, existem 230 milhões de smartphones em uso, o que representa mais de um aparelho por habitante. Isso significa que as pessoas utilizam o celular diariamente para resolver diversos assuntos.

Investir nesse meio de comunicação é a garantia de acesso a essas pessoas. Essa é uma forma de fazer com que a empresa também ganhe mobilidade e seja notada por isso.

5. Tem o índice de leitura elevado

A taxa de entrega do SMS é de, no mínimo, 98%. Isso porque, para que a mensagem seja entregue, basta que o destinatário tenha acesso à rede de telefonia celular. Não é preciso que o receptor esteja conectado à internet ou que tenha créditos no aparelho. Outra vantagem é que as mensagens são entregues até em locais muito distantes e remotos.

Além disso, os aparelhos móveis não precisam ser os de tecnologia de última geração ou ter aplicativos específicos para a leitura de mensagens instalados. Todas essas características beneficiam o uso do SMS, pois o tornam acessível a um número muito maior de pessoas.

A taxa de leitura do SMS também é extremamente elevada, e a visualização é instantânea, por conta da notificação de recebimento. Assim, mesmo que ele não abra a mensagem na hora, já terá visualizado sua notificação.

Por isso, torne as mensagens atrativas e com a informação bem clara e direta. Dessa forma, já durante a visualização, o cliente entenderá o objetivo da comunicação, o que é essencial para aumentar a taxa de conversão.

6. Necessita de baixo custo de investimento

O custo para a utilização de SMS não é elevado. Por exemplo, essa é uma excelente alternativa para reduzir custos em estratégias de marketing. Portanto, a ferramenta pode ser usada para substituir outras formas de comunicação, como ligações telefônicas, impressão de cartas, entre outras.

O custo para a produção do conteúdo é muito baixo, já que os textos devem ser de, no máximo, 160 caracteres. Além disso, por meio de ferramentas adequadas, é possível acompanhar e mensurar todas as etapas, ou seja, a quantidade de mensagens enviadas, entregues, visualizadas etc.

Na comunicação interna da empresa, a ferramenta também traz benefícios relacionados ao custo. Por se tratar de uma tecnologia rápida e barata, pode ser uma forma de comunicação eficiente entre os colaboradores. Assim, a empresa ganha em maior agilidade em seus processos internos.

7. Contempla uma ampla variedade de utilização

O SMS é uma ferramenta que pode ser utilizada em qualquer tipo de negócio e com inúmeros propósitos. Por exemplo, em uma escola, é possível utilizar mensagens para relembrar aos pais que a data de vencimento da mensalidade escolar se aproxima, bem como para fazer o envio do código de barras do boleto, o que contribui para evitar a inadimplência.

Outra utilidade na escola é confirmar o comparecimento a eventos escolares, como reunião dos pais e festas. Dessa forma, economiza-se na impressão de bilhetes e no controle sobre o recebimento dessas comunicações. O ganho em produtividade também é bem expressivo, pois o tempo gasto para o envio do SMS é extremamente reduzido em comparação ao tempo para a produção de toda essa comunicação para os alunos.

A utilização do SMS corporativo é uma forma eficiente e barata de investir em comunicação. A ferramenta apresenta inúmeras vantagens, como maior agilidade e maior aproximação com o cliente, além de apresentar uma excelente taxa de entrega e visualização das mensagens. Por isso, seu uso é essencial em qualquer tipo de negócio.

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