Qualquer exercício de imaginação sobre trabalhar sem um bom Wi-Fi na empresa soa bem difícil. Parece até que a internet esteve sempre presente nas rotinas do escritório, não é mesmo?

Mas se, por um lado, essa tecnologia tem a seu favor a facilidade de uso, também é preciso controlar acessos. Afinal, em tempos de ataques cibernéticos, é fundamental estar o tempo todo atento à segurança dos dados de alto valor para o negócio.

Isto é, o gerenciamento de rede deve ganhar uma atenção maior, e nesse contexto o Cloud Wi-fi ganha destaque.

Sua tecnologia melhora o desempenho e usabilidade da rede, já que permite a gestão remota – ou seja, é possível monitorar os acessos e alertas em qualquer lugar fora da empresa.

Além da atenção à segurança, a solução promove a otimização da banda sempre que for necessário, garantindo de estabilidade para todos os usuários.

Por isso, é sobre como adotar o Cloud Wi-Fi, bem como utilizar todo o seu potencial tecnológico, que trouxemos as dicas a seguir.

Confira!

A importância do gerenciamento de redes Wi-Fi

A rede Wi-Fi corporativa é uma porta de entrada para aumentar a produtividade dos colaboradores e oferecer comodidade aos clientes e visitantes, mas também pode ser um alvo para pessoas mal-intencionadas.

Para se ter ideia do volume de riscos, dados da Fortinet indicam que apenas no primeiro trimestre de 2020, as empresas brasileiras foram alvo de 1,6 bilhões de ataques.

É preciso manter a atenção o tempo todo.

Felizmente, graças à tecnologia em nuvem, essa atenção pode ser feita a partir de qualquer lugar, ou seja, sem que haja uma infraestrutura interna de TI.

Utilizando o Cloud Wi-Fi, é possível aplicar todas as medidas de segurança necessárias, bem como atuar monitorando o comportamento dos usuários para proporcionar a estabilidade necessária à rede.

Mas a importância desse gerenciamento remoto não para por aí. Essa prática traz consigo muitos outros benefícios do ponto de vista de todo o negócio. Confira a seguir:

5 benefícios no gerenciamento de Wi-Fi na nuvem

Customizável, funcional e eficiente, o Cloud Wi-Fi coleta informações de seus usuários para criar diagnósticos completos de pontos cruciais da rede, como o nível de segurança, tipos de uso, controle de qualidade da banda, controle de tempo de uso e muito mais.

Vale a pena entender um pouco melhor sobre cada um desses pontos:

Controle de qualidade, de acesso e de tempo

Fazer um gerenciamento eficiente de rede significa ter o controle total de todos os aspectos do Wi-fi em um só lugar.

É importante que sejam definidas limitações do uso de banda, nível de velocidade e criação de intervalos necessários entre logins do mesmo usuário.

Isso evita a sobrecarga, coíbe o uso abusivo por parte dos visitantes na tentativa de grandes downloads e impede que pessoas externas, próximas à empresa, utilizem a rede.

Segurança

Garantir a segurança dos usuários é mais do que uma simples iniciativa positiva – é uma exigência legal regulamentada pelo Marco Civil da Internet que visa proteger a integridade das empresas.

Entre as regras definidas por esse documento, está a necessidade de registrar as informações dos visitantes, como CPF, e-mail e horário de utilização, bem como criptografar dados enquanto durar a navegação na rede.

É importante também assegurar um bom firewall para restringir o acesso a determinados sites, rastrear solicitações inseguras vindas de agentes externos, além de protocolos adotados que reduzirão as ameaças à rede.

Todas essas implementações estão garantidas com o Cloud Wi-Fi.

Escalabilidade

À medida que a empresa cresce, é importante que a estrutura da rede cresça junto. E a flexibilidade do Cloud Wi-Fi é voltada para as rápidas adaptações.

Com novos pontos de acesso e, se necessário, ampliação da banda, é possível atender novos colaboradores sem necessariamente fazer grandes mudanças na estrutura física da rede.

Basta ampliar os Access Points para atender essas novas demandas.

Disponibilidade

Garantir que a rede Wi-Fi estará sempre pronta para quando os usuários precisarem é fundamental. Afinal, já pensou se a conexão falha justamente no momento de apresentar um projeto importante? Com o Cloud Wi-Fi, as chances de isso acontecer são remotas.

Qualquer risco de instabilidade é apontado na interface para entender por que a rede deixou de funcionar, por quanto tempo isso aconteceu e quais respostas preventivas deverão ser dadas no caso de possíveis novas falhas.

Análise de dados

Se o seu negócio recebe diariamente muitos clientes, nada melhor do que se aproximar dessas pessoas por meio do Cloud Wi-Fi.

Com a ferramenta, é possível solicitar dados de contatos dos usuários para que o login seja realizado. Assim, sua empresa pode enriquecer facilmente uma base de mailing, criando ações estratégicas para se aproximar e converter esses novos clientes. Lembrando que a captação de dados deve estar sempre de acordo à LGPD.

Além disso, rotineiramente o Cloud Wi-Fi atua coletando informações sobre como os profissionais da empresa têm utilizado a rede, quais as atividades que demandam mais pacotes de dados, entre as informações que podem otimizar o uso.

Melhore o gerenciamento de rede na sua empresa com o Cloud Wi-Fi

Se você ainda não demanda atenção à sua rede Wi-Fi, é bom começar a reforçar os cuidados o quanto antes: sua empresa pode estar correndo riscos, desperdiçando dados ou sendo vítima de uso indevido.

O Cloud Wi-Fi permite todo o gerenciamento necessário e ainda eleva o nível tecnológico da rede, criando soluções completas para diagnóstico, controle e otimização.

Por fim, também acompanha todo o crescimento de sua empresa, adequando a banda conforme a utilização.

Na Think Digital, a tecnologia do Cloud Wi-Fi foi ainda mais ampliada a partir de soluções que combinam hardware, performance e redução de custos significativos para empresas de qualquer porte.

Conheça as vantagens do Cloud Wi-Fi para o seu negócio e contrate o quanto antes essa solução. Fale com nossos analistas agora mesmo!

Compartilhe!