Câmeras InteligentesTransformação digital

Como lojas de departamento utilizam a câmera inteligente?

By dezembro 18, 2020 fevereiro 7th, 2023 No Comments

Você já ouviu falar sobre as câmeras inteligentes no varejo? Elas têm sido um recurso importantíssimo para auxiliar os lojistas em questões que vão muito além do tradicional monitoramento.

Integradas à sistemas de inteligência artificial, esses aparelhos fornecem dados importantes que ajudam a entender os principais comportamentos do consumidor, suas necessidades e, com isso, ajudam os comerciantes a tomarem decisões que alavancam as vendas.

Para entender como a transformação digital vem sendo utilizada no varejo e como as câmeras inteligentes podem ajudar nos negócios, continue conosco nos tópicos a seguir.

A transformação digital no setor do varejo

A rápida adaptação dos consumidores ao mercado conectado, deixou claro para os varejistas que é preciso extrair o máximo da tecnologia a fim de que as lojas não sejam vistas como espaços ultrapassados.

Nesse sentido, a transformação digital vem oferecendo inúmeras soluções que permitem aos comerciantes uma análise mais detalhada sobre estratégias de vendas e marketing.

O cenário que antes dependia exclusivamente de ações promocionais frias para atrair os consumidores, agora se aproveita da leitura de dados inteligentes para entender quais tipos de ações serão mais assertivas, quando fazê-las e o que deve ser oferecido aos consumidores.

Uma das soluções mais conhecidas, nesse sentido, é o Wi-Fi inteligente. Capaz de oferecer acesso livre aos consumidores a partir de um rápido registro, por meio dele os varejistas conseguem captar dados importantes que ajudam a mapear seu perfil de público. Informações sobre sexo, idade, hábitos de compras e necessidades, por exemplo, viram insights que possibilitam ações promocionais com melhores resultados.

Nesse mesmo contexto, as câmeras inteligentes também têm ganhado espaço. Por isso, é exatamente sobre ela que falaremos adiante. Entenda melhor como essa tecnologia funciona e como você pode aplicá-la em seu estabelecimento.

Como as câmeras inteligentes estão acelerando a transformação do varejo?

Conhecidas de longa data, as câmeras de monitoramento auxiliam os lojistas a prevenir furtos e identificarem movimentações suspeitas. Entretanto, com a transformação digital, as câmeras passaram a oferecer tecnologias inteligentes, que trazem novas possibilidades.

Entre elas:

  • Mapas de calor;
  • Identificação de dados sobre os clientes;
  • Percepção sobre espaços mais procurados;
  • Identificação de atitudes suspeitas;
  • Leitura facial;

A partir dessas soluções, é possível perceber quais as preferências dos consumidores, quais tipos de ações trazem melhores resultados, horários de pico nas lojas, como os consumidores se comportam, entre muito mais informações que beneficiam as vendas já a curto prazo.

Confira a seguir os 3 principais pontos positivos das câmeras inteligentes para o varejo.

3 benefícios que seu estabelecimento comercial pode ganhar com as câmeras inteligentes

Vamos conferir, na prática, como funcionam e quais são os principais benefícios das câmeras de segurança para o varejo:

Proteção e segurança

Sem dúvidas, o monitoramento é um dos principais pontos de atenção quando falamos sobre câmeras inteligentes.

Na prática, a inteligência artificial promove aprendizados sobre o comportamento do consumidor. Além disso, a nitidez das imagens permite regular automaticamente o foco conforme movimentações incomuns nas lojas, por isso também auxilia os lojistas na identificação de possíveis ações fraudulentas.

Definitivamente, aliadas importantes do varejo, as câmeras inteligentes fazem um bom trabalho de proteção e segurança há todo momento. Programadas para detectar ações suspeitas dentro e fora da loja, elas enviam alarmes em tempo real para acionar a polícia em situações de risco.

Vale reforçar que esse monitoramento é ainda mais ágil, visto que pode ser acompanhado a partir de qualquer dispositivo – inclusive, smartphones e tablets.

Melhor comunicação

Outra excelente vantagem das câmeras inteligentes para varejo é a melhora na comunicação entre todos. Seja para indicar possíveis riscos de fraudes ou tomar ações quanto a possíveis gargalos formados em horários de pico, as câmeras inteligentes oferecem indicações em tempo real para beneficiar o fluxo de clientes.

Com a tecnologia do mapa de calor, por exemplo, é possível identificar quais são os espaços mais e menos procurados dentro das lojas, bem como estudar os motivos de isso acontecer. Dessa maneira, é possível organizar as gôndolas ou criar ações de marketing em pontos estratégicos que chamam mais a atenção dos clientes.

Além disso, com as câmeras inteligentes é possível ter acesso a informações importantes sobre o público, como:

  • Detecção da temperatura corporal;
  • Dados sobre idade, sexo, comportamento;
  • Reconhecimento facial;
  • Contagem de pessoas;
  • E muito mais informações importantes para ações de marketing no varejo.

Controle de estoque

Graças à capacidade de analisar imagens em tempo real, as câmeras inteligentes podem cumprir muito bem as funções de colaboradores no controle de estoque. Escaneando e contando os itens nas prateleiras, as câmeras inteligentes indicam rapidamente as necessidades de repor mercadorias por diversos corredores das lojas, bem como indicar produtos quebrados ou rompidos.

Outro ponto importantíssimo são os relatórios que indicam as quantidades disponíveis em estoque, alertando sobre as necessidades de novas compras.

Acelere a transformação do seu estabelecimento com a Think Digital

São tantos benefícios, que podemos dizer que as câmeras inteligentes são indispensáveis para o varejo. Utilizá-las é, por si só, uma vantagem competitiva que reduzirá perdas, aumentará o ticket-médio dos consumidores e, o melhor, poderá ajudar a fidelizar seus clientes.

A Think Digital é uma das empresas que dispõe de câmeras inteligentes com inteligência artificial e tecnologia de ponta. Disponíveis para varejos de todos os segmentos e portes, as câmeras inteligentes trarão dados que até esse momento não têm sido analisados por sua loja, mas que podem alavancar incrivelmente as vendas já em um curto espaço de tempo.

Para saber mais sobre os equipamentos e como utilizar as câmeras inteligentes em seus negócios, fale agora mesmo com um especialista em tecnologia que está pronto para ajudar você!