A internet das coisas (IoT) é uma das tecnologias disruptivas da transformação digital que mais tem transformado o modo como as empresas gerenciam sua infraestrutura de TI e os dados corporativos. Segundo previsões da IDC, esse mercado deve alcançar R$40 bilhões no Brasil em 2020. Ou seja, trata-se de uma realidade em negócios de diversos setores, os quais buscam inteligência de negócios e otimização de resultados.

Entretanto, apesar de ser uma forte tendência, muitas organizações ainda precisam adaptar uma série de questões relacionadas à tecnologia da informação, de forma com que a estrutura consiga suportar com segurança e qualidade o grande volume de informações advindas da IoT.

Para auxiliá-las nessa tarefa é que desenvolvemos esse artigo. Acompanhe e saiba se o seu negócio está preparado!

IoT industrial: como a internet das coisas tem impactado o ambiente corporativo?

Em linhas gerais, a IoT pode ser entendida como um prolongamento da rede de internet, a qual vai além dos dispositivos tradicionais, conectando os mais diversos equipamentos, que passam a se comunicar com o ambiente externo.

Quando se trata de empresas, a internet das coisas é voltada para a execução de uma série de tarefas, que se tornam simplificadas e mais eficientes. É o caso, por exemplo, de empresas de manutenção industrial, que realizam análises preditivas a partir dos dados gerados por sensores de IoT, ou lojas de varejo que conseguem monitorar o comportamento do consumidor para otimizarem a sua experiência.

Fato é que o ambiente corporativo está sendo amplamente impactado por esse e outros recursos tecnológicos inovadores. Portanto, é essencial que as empresas que pretendem acompanhar essa importante transformação adequem sua infraestrutura e cultura o quanto antes, de forma a aproveitarem todas as possibilidades de crescimento.

Qual o papel do departamento de TI diante dessa transformação?

As oportunidades de evolução que a internet das coisas traz para os negócios já estão fazendo com que as equipes responsáveis pela infraestrutura de TI criem ações com base em informações quase em tempo real e agilizem as operações para que haja esse suporte.

Isso porque, com essa tecnologia fazendo parte do cotidiano corporativo, as operações e o cenário geral de tecnologia da informação são complementados. Na prática, há uma série de novos softwares, hardwares, recursos e ferramentas de conectividade que podem auxiliar a área a otimizar os processos das companhias.

Certamente, os gadgets capazes de se conectarem às redes sem fio para a troca de dados, podem elevar o grau de automação das organizações e minimizarem o nível de falhas existentes em cadeias operacionais. Além disso, o aumento no volume de informações disponíveis para análise traz inteligência, visão panorâmica de processos e uma tomada de decisão muito mais estratégica.

Todavia, para que a IoT possa ser adotada em toda a sua amplitude, é preciso que o setor de TI supere uma série de desafios, entre os quais estão políticas de segurança, reavaliação de processos atuais, minimização de riscos e gargalos, entre outros.

A necessidade por uma infraestrutura flexível, escalável e segura

Como citamos, a segurança está entre os principais pontos a focar quando se trata de uma infraestrutura alinhada às ferramentas de internet das coisas. Mais do que isso. Sem uma estrutura de rede confiável, não há como implementar esse tipo de recurso com eficiência.

Outros fatores indispensáveis para a adequação são a escalabilidade e flexibilidade, já que o número de dados estruturados e desestruturados tendem a se tornar cada vez mais volumosos, ao mesmo tempo que as companhias que utilizam tecnologias de internet das coisas tendem a se expandir no mercado.

Ambas as coisas criam a demanda por expansão simplifica e ágil quando necessário. Para se ter uma ideia, mesmo com a crise causada pelo coronavírus, a consultoria IDC prevê que o número de informações para dispositivos dotados de IoT seja quintuplicado na América Latina em 2025.

Entre as soluções mais assertivas estão as infraestruturas de TI convergentes e unificadas, as quais combinam topologias wireless e com fio. Afinal, além de reduzirem custos com instalação e despesas operacionais pela metade, ainda permitem alterar ou expandir sistemas conforme as demandas das empresas.

Nesse mesmo contexto, o armazenamento na nuvem também tem vital importância. Isso porque o cloud computing, assim como a IoT, atua no sentido de otimizar a eficiência dos processos corporativos.

O relacionamento entre elas, que também integra o Cloud Wi-Fi, é complementar. De um lado, a internet das coisas possui um volume imensurável de dados, de outro, o cloud computing abre caminho para que as informações trafeguem.

Tudo isso forma uma infraestrutura eficiente e segura, com desempenho elevado e data centers adequados para sustentar grandes quantidades de dados, os quais transformam-se em melhores decisões e lucratividade.

Acelere a transformação do seu negócio com a Think Digital

A Think Digital, empresa do Grupo Tecnoset, é especializada em soluções digitais e integradas, as quais auxiliam na transformação digital de negócios de todos os setores. Entre elas estão: Wi-Fi Cloud Solution, Solução IoT, Solução Chatbot, câmeras inteligentes, Google for Education, infraestrutura de rede e muito mais.

Os serviços integrados de comunicação e tecnologia são focados no conhecimento, aproximação, estreitamento do relacionamento entre negócios e consumidores, os quais se transformam em experiências memoráveis e melhores resultados.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo sobre a importância de uma boa infraestrutura de TI para a implementação da internet das coisas. Para saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato com um de nossos especialistas.