Você sabe para que serve o mapa de calor? Trata-se de uma ferramenta com o propósito de estudar o comportamento do consumidor.

Ao analisar os passos do cliente em um estabelecimento comercial, é possível descobrir muitas coisas, como falhas na organização dos produtos ou no posicionamento dos atendentes.

A seguir, mostramos o que é essa ferramenta, de que forma pode ser utilizada e que benefícios ela proporciona ao varejo, como o aumento das vendas. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é mapa de calor

Mapa de calor é uma tecnologia utilizada com a finalidade de analisar o comportamento do consumidor em um estabelecimento comercial. A ferramenta oferece uma apresentação bidimensional com cores diferenciadas para apresentar o resultado de sua análise.

Com base na movimentação do consumidor em determinadas áreas, o sistema determina se os produtos daquela região são atrativos para o consumidor. Assim, as regiões marcadas com cores quentes são as que têm maior movimentação, ao passo que aquelas com cores frias são as zonas menos visitadas.

Em estabelecimentos físicos, a medição é feita por meio de sensores ou câmeras com essa funcionalidade. No entanto, a tecnologia também é utilizada no mundo digital, acompanhando a navegação do cliente pelas páginas do site, blogs ou em lojas virtuais.

Saiba para que serve o mapa de calor

Ao observar o comportamento do consumidor pela ferramenta, pode-se tirar conclusões sobre as ações dos clientes na loja, entre elas:

  • perceber qual rota é mais utilizada pelos consumidores;
  • analisar o leiaute da loja para que possíveis reorganizações possam ser feitas;
  • fazer a contagem de clientes na loja ou site;
  • descobrir áreas e produtos que não sejam atraentes para os clientes.

Assim, com base nesses levantamentos, uma série de decisões estratégicas pode ser tomada com o propósito de resolver cada um dos itens identificados.

Veja em quais situações essa ferramenta pode ser aplicada

A ferramenta pode ser aplicada com propósitos diferenciados.

Melhorar o atendimento

Analisar a movimentação do cliente pela loja é importante para identificar, por exemplo, em que locais ele fica mais tempo parado. Isso sugere que talvez seja preciso espalhar atendentes em pontos estratégicos, a fim de proporcionar um bom atendimento ao cliente.

Organizar o fluxo de clientes na loja

Ao identificar os produtos de maior interesse pelos consumidores, o ideal é que se organizem os itens de modo que o cliente tenha que passar por outras opções que complementem esses produtos. Dessa maneira, é feito o incentivo à venda cruzada, o que é uma boa alternativa para aumentar o ticket médio.

Criar campanhas de marketing mais eficientes

O marketing pode utilizar todas as informações e análises levantadas pela ferramenta para criar campanhas voltadas às áreas de maior movimentação, por exemplo. Outra alternativa é criar estratégias para despertar o interesse e atrair o consumidor para as áreas mais problemáticas.

Acompanhar o resultado de testes A/B

Os testes A/B são feitos apresentando ao consumidor duas opções sobre determinada questão, como distribuição dos produtos pela loja de maneira A ou B. Assim, a que tiver maior aceitação será selecionada pela empresa. Portanto, o mapa de calor pode ser utilizado para monitorar o resultado desses testes.

Conheça os benefícios de sua utilização

Ao utilizar o mapa de calor para avaliação do comportamento, a empresa obtém inúmeros benefícios, entre eles:

  • maior resultado nas vendas;
  • identificação dos resultados de testes A/B que trarão mais lucratividade;
  • melhora no atendimento ao cliente ao identificar falhas do modelo atual de abordagem;
  • obtenção de dados estratégicos para a criação de campanhas de marketing mais eficientes.

Portanto, deve-se entender para que serve o mapa de calor e de que forma ele pode ser usado na empresa. Assim, a utilização dessa ferramenta proporciona diversos benefícios, como aumento das vendas e a tomada de decisões baseadas em estudos do comportamento do consumidor.

Gostou do nosso conteúdo? De que outra forma você acha que o varejo pode utilizar o mapa de calor? Compartilhe sua opinião conosco nas nossas mídias sociais!