Toda empresa busca aumentar as oportunidades de negócios e se tornar reconhecida no mercado. Uma forma de atingir esse objetivo é aumentar o número de pessoas que conhecem a sua marca.

Por isso, é importante saber como gerar leads, que são os potenciais clientes, e entender como atrair essas pessoas para ampliar a sua rede de contatos.  

A seguir, mostramos cinco formas que a sua empresa pode utilizar a fim de criar estratégias para atrair leads. Acompanhe a leitura!

Entenda a importância de investir em estratégias de geração de leads

É preciso muita dedicação para que a sua marca se torne referência em determinado assunto. No entanto, esse reconhecimento traz inúmeros benefícios para uma empresa, como entender quais são as pessoas que procuram a sua marca, o que elas buscam, além da oportunidade de novos negócios com essas pessoas.

Confira 5 dicas sobre como gerar leads

Existem diversas maneiras de se aproximar dos seus potenciais clientes e transformá-los em leads. Confira algumas dessas opções.

1. Crie um blog

Manter um blog é uma das principais formas de conquistar leads. A principal característica do blog é informar, ou seja, oferecer conteúdo educativo a seus seguidores. Por isso, ele é uma excelente ferramenta para explicar ao seu público, de maneira sutil, como o seu negócio funciona e de que forma ele pode ser útil para o leitor.

2. Faça campanhas segmentadas nas redes sociais

As redes sociais são fundamentais para o desenvolvimento da relação entre a empresa e seu potencial cliente. Por serem interativas, é preciso criar campanhas a fim de incentivar essa interação.

Por isso, invista em ações que promovam o engajamento do público, como sorteios de brindes, enquetes ou conteúdos que solicitem a participação das pessoas.

3. Produza conteúdos relevantes

Forneça aos seus potenciais clientes um conteúdo que traga algo a mais para eles. Quando a pessoa encontra a resposta para suas dúvidas em um único lugar, ele se torna um ponto de referência para ela.

Para isso, o cliente precisa se identificar com o conteúdo, ou seja, as informações devem mostrar a ele qual é seu problema, de forma a gerar a identificação e, então, apresentar a solução desse problema.

Também é importante investir em variedades na produção de conteúdo, com o propósito de atrair maior número de pessoas. Portanto, além de um blog, invista em conteúdos como:

  • e-books;
  • webinars;
  • infográficos;
  • podcasts;
  • whitepapers;
  • séries de vídeos e conteúdo.

4. Ofereça cupons de desconto

A oferta de cupons de desconto também é uma excelente oportunidade para gerar leads, principalmente para empresas que trabalham com e-commerce.

Essa é uma técnica que ajuda a criar uma boa base de potenciais clientes, que pode ser aproveitada em ações mais específicas de marketing em diferentes momentos.

5. Patrocine eventos da área

A participação ou o patrocínio em eventos, como palestras e workshops, pode render grande número de leads. Além disso, é uma excelente oportunidade de reforçar a imagem da empresa no mercado e aumentar o networking.

Outra boa razão para investir nesses eventos é a troca de informações entre os participantes, o que pode ser uma oportunidade para conhecer novas tendências de mercado.

Saiba quais são as melhores plataformas para a geração de leads

Não basta gerar leads, é preciso fazer o acompanhamento e a qualificação deles no processo de vendas. Existem, no mercado, diversas ferramentas e plataformas que podem auxiliar nesse processo. Entre elas podemos destacar a Hubspot e a RD Station, que contam com diversas ferramentas de marketing digital integradas, o que facilita o acompanhamento de todo o processo de captação e gerenciamento de leads.

Enfim, entender como gerar leads é fundamental para aumentar o número de pessoas que se interessam pela sua marca para, com isso, criar uma estratégia de marketing eficiente e transformá-los em clientes. Então, invista nas ações apresentadas neste artigo e transforme a sua marca em referência de mercado.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão sobre as formas de gerar leads? Então, deixe o seu comentário aqui no post e compartilhe o seu pensamento conosco!