As estratégias do varejo para alcançar o público são sempre interessantes. A intenção de despertar a necessidade de compra, leva o consumidor a formatos únicos de publicidade, onde o discurso direto é frequentemente utilizado.

Com o objetivo de encantar e se comunicar com o consumidor, a propaganda torna-se o foco do varejo. E, na era da transformação digital, essas abordagens ganharam novos meios, formatos e principalmente tiveram que se adaptar com um comportamento de consumo de uma nova geração.

Mais do que vender, a tecnologia envolve os clientes, eleva a experiência de compra e cria memórias positivas no público. Como resultado, as marcas colhem mais alcance, faturamento, relacionamento e fidelização.

Ciente disso, neste artigo mostraremos como utilizar a tecnologia em favor do varejo.

Confira!

A importância da publicidade no varejo

Desde que os primeiros comércios foram estabelecidos na era moderna, a publicidade atua como principal isca para chamar a atenção do consumidor. Panfletos, locutores, cartazes, PDVs criativos, comerciais para rádio e TV, entre tantos outros recursos, formam uma variedade enorme de soluções que o varejo usa.

Com a popularização das mídias digitais, essas abordagens se estenderam a diversas outras plataformas. Por isso, hoje, com planejamento, execução e conhecimento técnico, é possível ir muito além.

Criar integrações entre espaços virtuais e físicos, através de vitrines e descontos que chegam direto ao smartphone do consumidor, por exemplo, são estratégias que já vem sendo utilizadas por grandes players do mercado.

Como a tecnologia tem influenciado a comunicação nos estabelecimentos físicos

Com tantas possibilidades e inovações, não é exagero dizer que a tecnologia mudou a maneira com a qual as empresas se comunicam com os clientes e vice-versa.

Atualmente, os consumidores entram nas lojas já cientes sobre quais produtos, descontos ou condições especiais irão procurar. No geral, eles sempre estão um passo à frente das ofertas, e isso acaba exigindo mais agilidade por parte dos lojistas.

A tecnologia, por sua vez, assume papel fundamental diante desse contexto. Permitindo que você acompanhe a jornada de compra do consumidor, ela ajuda a entender o comportamento de busca do seu público para que você e sua equipe criem métodos de vendas.

Na prática, recursos de última geração, como o Wi-fi Inteligente, são críticos para o relacionamento do varejo moderno. Inclusive, quando o consumidor percebe o uso de tecnologias para melhorar sua experiência de compra, seu envolvimento com a marca logo aumenta.

A pesquisa High Tech Retail, divulgada pela revista Meio & Mensagem, comprovou isso. Nela, 80% dos consumidores entrevistados responderam que pretendem voltar a fazer compras em lojas modernas e conectadas, enquanto 79% recomendam o local de compra a amigos e familiares.

A influência positiva da tecnologia percebida pelas menções positivas dos consumidores, também podem ser analisadas nos próprios resultados das empresas. Afinal, soluções analíticas, como o Big Data, fornecem insights precisos sobre o que vem dando certo ou não nas estratégias de marketing.

Como o wi-fi pode contribuir para aumentar as vendas no seu PDV?

O wi-fi já, não é mais apenas uma comodidade aos consumidores. O uso da rede pode trazer benefícios que se tornam verdadeiros diferenciais no aumento das vendas.

O wi-fi inteligente, ou wi-fi marketing, é uma solução que proporciona oportunidades para as estratégias de marketing. Se para o consumidor acessar a internet gratuitamente é visto como um conforto, para o lojista é uma forma de coletar dados a fim de entender melhor suas ações e estratégias.

A tecnologia é fácil e simples de ser utilizada: ao acessar a rede wi-fi oferecida, o cliente oferecerá dados pessoais de contato, que podem ser o login autenticado no Facebook ou o preenchimento de algum formulário.

Com essas informações ricas em mãjornada do consumidoros, os lojistas poderão estudar informações demográficas, preferências por determinadas marcas, principais horários de movimentação na loja, espaços preferidos, tempo de compras, opiniões sobre a experiência de compra, entre tantos outros dados valiosos que geram insights.

Resumidamente, a partir do momento em que as informações são analisadas, é possível recorrer a diversas ações de marketing que impulsionem a compra de determinados produtos.

Além disso, com o Wi fi inteligente ainda é possível desenvolver uma comunicação instantânea com o cliente durante sua jornada de compra! Imagine seu cliente passeando em frente a uma loja no shopping e no mesmo momento receber uma mensagem SMS ou um anúncio com um cupom de desconto para conhecer a loja? Ou em um supermercado, assim que se conectar no wi fi o cliente possa a ter acesso a todas as ofertas do dia? Sim! Isso existe! É o Wi- fi Inteligente ou wi-fi Marketing.

Redes de varejo, como o Pão de Açúcar, Nike, Walmart, entre outros, têm utilizado esse recurso para atrair, converter e fidelizar os clientes por meio de estratégias de benefícios exclusivos.

Isso significa que, se grandes empresas estão utilizando essa tecnologia simples para se tornarem mais efetivas em sua comunicação, por que não adotar o Wi-fi inteligente em seu negócio?

Conheça a Think Digital

A Think Digital é especialista em soluções tecnológicas integradas ao varejo. Com seu serviço de wi-fi inteligente integrado à tecnologia heatmap, o lojista consegue ter informações completas sobre o comportamento dos clientes.

A solução cria mapas de calor que indicam quais foram os principais espaços acessados no interior da loja, o que ajuda a identificar pontos de maior e menor interesse para potencializar vendas, entre outros recursos.

Além do wi-fi, a Think Digital também atua na implantação do Microsoft Azure – solução em nuvem oferece ferramentas de big data e business intelligence para a leitura dos dados obtidos.

Com esses dados em mãos, as estratégias de vendas ficam muito mais assertivas.

Vender utilizando tecnologia é o jeito mais inteligente de aumentar seu faturamento. Saiba mais: acesse nosso site, conheça nossas soluções e fale com nossos consultores!

Compartilhe!