A tecnologia está na rotina de todos durante o trabalho. Isso significa que, quanto mais houver comunicação, produção e uso de ferramentas online, mais dados são gerados. E esses dados não podem se perder.

Você sabia que cada uma das informações coletadas pode trazer interpretações que favorecem as estratégias da empresa? Afinal, se na era digital tudo pode ser metrificado e analisado, nada melhor do que colocar isso a favor dos seus negócios.

Usar a análise de dados corretamente pode significar antecipação às oportunidades, menos esforços operacionais, inteligência de mercado e fidelização de clientes.

E essas são apenas algumas das vantagens que as ferramentas de BI trazem para o marketing de sua empresa.

Para saber muito mais, siga conosco e boa leitura!

O que é BI e qual a sua importância

O termo BI é referente à Business Intelligence, que utiliza diferentes metodologias e ferramentas para coletar, analisar e estruturar informações relacionadas aos negócios.

Entre as principais frentes do BI, temos:

jornada do consumidorInteligência Artificial

Que interagem com os consumidores de maneira disruptiva, criando uma nova maneira de relacionamento do público com produtos e serviços.

Análise competitiva

Que utiliza softwares de performance para coletar informações do mercado e traduzi-las em oportunidades, criando antecipações aos concorrentes e atendendo melhor o público.

Análise preditiva

Trabalha com a leitura de dados que preveem tendências e mudanças no mercado a médio e longo prazo, ajudando empresas a se adaptarem mais rapidamente.

Automação

O trabalho operacional realizado de maneira inteligente e dinâmica, liberando a mão de obra especializada para se concentrar em outras medidas estratégicas para o negócio.

Big Data

Grande volume de dados gerados pela empresa. Com a digitalização das atividades, essas informações ficam humanamente impossíveis de serem manuseadas.

Mas com as devidas ferramentas, esses dados podem ser analisados, filtrados e devidamente protegidos. E isso é fundamental, visto que muitos deles são sigilosos e de alto valor para os negócios.

O impacto das ferramentas de BI no marketing

Antigamente, as ações de marketing dependiam de formatos offline que dificultavam as análises sobre desempenho e resultados. Mesmo as campanhas nos canais de TV, que davam excelente visibilidade e reconhecimento, não traziam leituras fáceis de desempenho.

Porém, cada vez mais os esforços de marketing precisam ser justificados e, mais do que isso, analisados. É assim que as campanhas e outras iniciativas podem ser corrigidas ou otimizadas a tempo, garantindo o melhor desempenho possível.

Além disso, é a partir da digitalização dos esforços de marketing que as ferramentas tecnológicas ganham bastante importância.

Fundamentais para análises mais apuradas, as ferramentas de BI exibem dados para a criação de gráficos, ferramentas para criar painéis e tabelas de desempenho que exibem as métricas e KPIs de negócios, eliminando os tradicionais “achismos”.

Com isso, as análises ficam mais ágeis e permitem a antecipação de oportunidades, melhor movimentação estratégica, cuidado mais apurado para os clientes e, principalmente, crescimento da empresa.

Benefícios das ferramentas de BI no marketing das empresas

Já deu para perceber o quanto as ferramentas de BI estão imprescindíveis para a sobrevivência da empresa. Elas filtram informações, preparam soluções, possibilitam estratégias e até fornecem uma visão antecipada do futuro.

Com tudo isso, podemos dizer que essas ferramentas trazem três tipos de benefícios principais: proporciona previsibilidade, melhora a tomada de decisões e otimiza os investimentos e resultados.

Vamos a cada um desses pontos.

Proporciona previsibilidade

Alcançar a previsibilidade é fundamental para saber quais serão os próximos passos da empresa sem que isso resulte em gastos desnecessários.

Esse planejamento estratégico possibilita a previsão de receitas de diversas frentes, como:

  • Previsibilidade para o funil de vendas
  • Previsibilidade de conversões
  • Previsibilidade de crescimento nos negócios
  • Previsibilidade de ampliação na estrutura da empresa

Essas são algumas áreas estratégicas de alto valor que se alcançarem uma previsão confiável, podem resultar em aceleração no ganho de mercado.

Melhora a tomada de decisões

A leitura de dados reais possibilita que as ações sejam mais assertivas. Se a sua empresa pretende expandir canais, criar um mix de produtos, entrar em um novo mercado ou aplicar qualquer outra decisão estratégica de alto impacto, é melhor que o faça com o menor risco possível.

O uso de BI possibilita a leitura de dados de maneira mais cuidadosa para que cada novo movimento seja totalmente calculado.

Otimiza investimentos e resultados

O marketing BI tem por princípio reunir, processar, filtrar e segmentar as informações. E com o uso correto das ferramentas, é possível otimizar todos os esforços possíveis de acordo com os principais objetivos do negócio.

O mais importante é que tudo isso pode ser feito a partir de configurações automatizadas que permitem agilidade e direção correta para os investimentos.

Como aplicar o marketing BI em sua empresa?

Até aqui, entendemos o quanto a adoção do marketing BI é importante para processar informações, reforçar a tomada de decisão e, sobretudo, modernizar a empresa. Ele é, sem dúvidas, uma ferramenta fundamental para corrigir problemas diversos que podem estar afetando a saúde dos negócios.

Com tantas vantagens que essa inteligência proporciona, é normal que ocorra a dúvida sobre por onde começar.

Para ajudar você nesse início, reunimos 5 passos principais:

1-    Foque em suas métricas principais: taxa de permanência, rejeição, conversão, leads perdidos, entre outros, podem ser o foco imediato para corrigir rapidamente algumas estratégias.

2-    Reúna as últimas estratégias: analise os principais erros e acertos e defina quais medidas devem ser tomadas para melhorar os resultados. Relacione essas medidas às otimizações que as ferramentas proporcionam.

3-    Mantenha o benchmarking: continue de olho nas ações dos concorrentes para entender suas movimentações e agregar essas informações nas análises preditivas.

4-    Troque achismos por dados: o feeling é sempre importante para os negócios, mas ele não substitui a clareza das informações. Abandonar velhas decisões rústicas com base no achismo é um passo importante para entender a importância de modernizar a empresa.

5-      Escolha cuidadosamente as ferramentas: são muitas as empresas que oferecem soluções interessantes, contudo, é sempre importante recorrer ao que há de melhor na tecnologia para facilitar ao máximo a análise.

Pela robustez, segurança e organização intuitiva, recomendamos o Microsoft Azure. Reunindo uma gama excelente de serviços baseados em nuvem, o Azure permite fácil organização, leitura e gerenciamento completo dos dados.

Escalável e adaptável às empresas de qualquer porte, o Azure conta com infraestrutura global espalhada em 50 regiões, o que resulta em total segurança para dados sensíveis.

A Think Digital é especializada nas ferramentas de BI que o Microsoft Azure oferece. Fornecendo consultoria desde a implementação, a personalização da solução para atender as necessidades do negócio, até o suporte posterior. A Think Digital tem consultores especializados e totalmente dispostos a modernizar sua empresa com o marketing BI.

Acesse agora mesmo o nosso site, fale com nossos profissionais e adote o quanto antes o Azure para os seus negócios!

Compartilhe!