Não há como obter resultados expressivos no negócio se você ficar na zona de conforto: é preciso sempre adotar práticas para oferecer algo a mais ao consumidor e se diferenciar no mercado. Seja em loja física, seja em loja virtual, a palavra-chave quando se fala em futuro do varejo é inovação.

Outro fator muito importante nesse cenário é manter o foco no cliente. Todas as ações e estratégias devem ser pensadas para proporcionar a ele uma excelente experiência de compra. Principalmente na era digital, as lojas físicas precisam buscar alternativas para se destacar dos concorrentes.

A seguir, mostramos as principais tendências do varejo e o que você deve fazer para estar um passo à frente da concorrência e cativar o seu cliente. Acompanhe a leitura!

Conheça as principais tendências para o futuro do varejo

Para garantir o sucesso no varejo é essencial acompanhar as tendências da área, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos. Você precisa oferecer respostas para todas as dúvidas que eles têm, e o que pode ajudar nesse aspecto é conhecer e aplicar as principais inovações utilizadas desde já pelo mercado.

Chatbots

Os chatbots são programas desenvolvidos com o propósito de conversar com as pessoas e servem para atender às mais variadas finalidades. Para isso, usam a inteligência artificial.

Uma forma de aplicação é para auxiliar o cliente na jornada de compra. Os chatbots são ótimos aliados para esclarecer dúvidas do consumidor e apontar soluções para ele. Por exemplo, se uma pessoa em uma loja virtual estiver em busca de notebooks de alta performance, o chatbot pode apresentar as opções com as características desejadas.

Também é possível usufruir do recurso para fazer atendimento e dar suporte ao cliente, ou seja, é uma garantia de que a qualquer momento haverá uma maneira de resolver as dúvidas do consumidor. Essa é uma excelente ferramenta para lojas que não têm uma grande equipe de atendimento ao público.

Omnichannel

A estratégia omnichannel é uma forte tendência no varejo. A ideia é interligar todos os canais de venda (como loja física, site, aplicativos, entre outros) com o objetivo de aprimorar a experiência do consumidor.

Vamos imaginar uma pessoa que vai ao supermercado. Pelo aplicativo da loja, ela pode consultar quais são as promoções do dia e colocar os produtos no carrinho. No final da compra, ela tem a possibilidade de levá-los na hora ou mandar entregá-los em casa.

O principal objetivo é oferecer ao cliente tudo o que ele procura e da maneira que ficar mais fácil para ele.

Reinvenção das lojas físicas

Com o comércio eletrônico cada vez mais aceito pelo público, aliado à aplicação da estratégia omnichannel, surgem novas oportunidades de negócio para as lojas físicas. Desse modo, há uma melhora em sua condição no mercado.

Outra possibilidade para as lojas físicas é servirem também como showroom. Assim, o espaço é utilizado para promoção e demonstração de produtos. O cliente vai ao estabelecimento se quiser ver o produto de perto, observar o seu funcionamento ou experimentá-lo. Nesse modelo, a compra é feita pelo aplicativo e a mercadoria entregue na casa do consumidor.

As lojas físicas também podem ser usadas para a retirada dos produtos. Por exemplo, o cliente faz a compra pelo comércio eletrônico ou até mesmo por WhatsApp e passa no estabelecimento para retirar a mercadoria.

Essa viabilidade contribui para o aumento das vendas locais, já que o consumidor tem a oportunidade de fazer novas compras quando ele vai pegar o que adquiriu virtualmente.

Integração entre lojas físicas e online

Quando se fala em integrar esses dois formatos, é válido salientar que o trabalho envolve mais do que a entrega dos produtos. Ele demanda atenção ao controle de estoque, que não pode conter falhas.

A integração facilita o processo de troca de produtos ou reembolsos. Também proporciona maior conveniência ao cliente, que pode escolher em qual modelo pretende fazer as suas compras e sabe que, se houver necessidade, a loja física será capaz de resolver o seu problema com rapidez e eficiência.

Experiência do cliente no PDV

A mobilidade é uma grande aliada para acabar com as intermináveis filas do caixa, que costumam espantar o cliente do comércio. Adotar uma estratégia omnichannel torna a experiência do consumidor no ponto de venda mais ágil e eficiente, o que gera maior satisfação em suas compras.

O PDV também tem uma função importante para agilizar a entrega de produtos. Ao conciliar as vendas entre lojas físicas e virtuais, é possível determinar a localização do estabelecimento mais próximo do local de entrega escolhido pelo cliente. Dessa maneira, elas podem ser feitas com mais rapidez.

Personalização das vendas

O uso de tecnologias como inteligência artificial, business intelligence e big data permite fazer um estudo detalhado sobre as preferências de cada cliente. Dessa forma, você consegue personalizar o atendimento e as promoções conforme os gostos e as características individuais.

Com base no perfil do consumidor, dá para criar promoções relâmpago, como ofertas tentadoras e com validade curta. Essa estratégia aguça a vontade do comprador, que acredita que perderá a oportunidade de compra sobre aquela determinada promoção.

Entenda a importância de se adaptar a essas tendências

O varejo está em constante evolução e, a cada momento, é preciso se adequar às novidades para se manter competitivo no mercado. Um grande aliado de todas essas estratégias é a tecnologia. Por isso, é fundamental que o comércio conte com uma infraestrutura moderna, segura e que atenda a todas essas necessidades com rapidez e eficiência.

De nada adianta criar uma estratégia de vendas eficiente, promoções espetaculares, fazer a divulgação e, na hora que o cliente acessa o site ou o aplicativo, o sistema está lento ou a página não abre na velocidade ideal. Então, dispor de uma boa conexão é indispensável.

Como vimos, o futuro do varejo está repleto de oportunidades. Cabe a você conhecer cada uma delas e adotar aquelas que façam mais sentido para o seu negócio, de modo a promover a melhor experiência de compras para o cliente e garantir a sua fidelização.

Agora que você já sabe o que esperar do futuro do varejo, entre em contato com a Think Digital e conheça as nossas soluções para o seu comércio!