Quando as pessoas resolvem comprar um veículo hoje em dia, buscam informações sobre ele. Pesquisam sobre suas características, avaliam o que outras pessoas dizem a respeito, enfim, querem conhecer o produto. Para atrair clientes e aumentar as vendas em sua concessionária, é preciso atender a essa necessidade.

O marketing digital é uma ferramenta eficiente para a realização dessa tarefa, pois além de contribuir para conquistar clientes, ela ajuda na divulgação orgânica do negócio — isto é, você não precisa pagar para aparecer nos melhores resultados de pesquisa.

Quer saber mais? Continue conosco e aprenda a criar uma estratégia capaz de atrair clientes!

1. Conheça bem seu público-alvo

Definir o seu público-alvo é essencial para o sucesso da estratégia, e isso requer que você identifique quem são os seus clientes. Portanto, anote os dados dessas pessoas: e-mail, telefone e endereço, qual é o veículo que elas têm hoje e qual pretendem comprar. Todas essas informações vão servir para a sua loja personalizar as ofertas de acordo com a preferência de cada indivíduo.

2. Segmente seus clientes

Segmentar clientes significa agrupá-los por características específicas, como idade, preferência por determinada categoria de veículo ou qualquer outro nicho importante, para identificar potenciais consumidores que tenham algo em comum. Esse trabalho permite desenvolver ações personalizadas para esse público e, com isso, direcionar melhor as campanhas para atingir mais pessoas.

3. Utilize e-mail marketing

Com um público-alvo bem definido e segmentado, o e-mail marketing é um excelente recurso para divulgação de promoções ou apresentação de conteúdos relevantes para o seu potencial cliente, como um convite para conferir um artigo sobre as características de um veículo do seu interesse.

Para a eficácia da estratégia, é indicado usar ferramentas que monitoram os e-mails enviados, analisam taxas de abertura, entre outras verificações importantes para acompanhar o processo.

4. Ofereça conteúdo de qualidade

Os clientes não querem apenas receber propagandas sobre veículos: para cativar e fidelizar o possível comprador, uma boa dica é apresentar a ele conteúdos de qualidade. Por isso, invista em um blog e ofereça artigos e materiais ricos (como e-books, infográficos, entre outros) que atraiam o consumidor e reforcem a imagem da concessionária como uma autoridade no assunto.

5. Tenha presença nas redes sociais

Outra forma de atingir públicos segmentados é por meio das redes sociais. Procure incentivar o compartilhamento das suas postagens e promover o engajamento das pessoas, a fim de construir a força da marca e ganhar reconhecimento no mercado.

Também compartilhe fotos com colaboradores, eventos realizados pela concessionária e outras ações semelhantes. Essa é uma ótima prática para demonstrar a personalidade da loja.

6. Faça uma estratégia mobile

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que existem aproximadamente 230 milhões de smartphones em uso no Brasil. Nesse cenário, sai na frente o negócio que tem um site responsivo, ou seja, em que o conteúdo é redimensionado quando o usuário o acessa por dispositivos móveis. Esse fator tanto favorece a experiência do consumidor como faz a página ranquear melhor no Google.

Além disso, é interessante pensar em promoções e descontos como estratégia de atração para clientes, pois também ajudam a fidelizá-los. Muitas empresas do setor investem em aplicativos que centralizam todas as ofertas e descontos da loja. Portanto, essa é mais uma forma de garantir o contato com o consumidor 4.0.

Ter uma estratégia sólida de marketing digital fará você atrair clientes e vender mais. Então, leve as nossas dicas em conta e explore todos os canais disponíveis, como site, blog, redes sociais e aplicativos em dispositivos móveis. Dessa forma, será mais fácil construir sua presença online e fidelizar os consumidores.

Agora, que tal se aprofundar no tema da última dica? Entenda como funciona o consumo mobile e quais seus impactos!