Conhecer seu consumidor, suas preferências e outros elementos decisivos no ato da compra é o melhor caminho para traçar estratégias eficientes no seu ponto de venda.

Apesar disso, empresários, colaboradores e gestores de estabelecimentos físicos, mesmo lidando diariamente com seu público, tem dificuldade em definir com precisão o cliente ideal. Afinal, sem aplicar metodologias e processos de análise essa é realmente uma tarefa difícil.

Felizmente, no mercado existem muitos exemplos positivos de empresas que o aproveitam o momento de transformação digital para adotar e otimizar medidas e abordagens personalizadas aos seus consumidores.

Sabendo disso, desenvolvemos este artigo para ajudá-lo a implantar processos digitais com o objetivo de obter informações valiosas sobre a jornada e o perfil do seu cliente.

Dos contadores manuais ao Wi-fi inteligente: A evolução na análise do consumidor varejista

Grandes varejistas sempre buscaram métodos para compreender o comportamento do consumidor a fim de adequar suas estratégias de vendas.

Afinal, ações no ponto de venda, como mudar o posicionamento dos produtos, escolher as peças de mostruário ou a exposição dos descontos, só são efetivas uma vez que se conhece o perfil do comprador.

As maneiras de coletar as informações do público, contudo, mudaram muito ao longo dos anos. O que antes era feito manualmente e de maneira demorada, com a transformação digital, se tornou escalável.

Por exemplo, se gestores se baseavam apenas em contadores manuais e a percepção de seus colaboradores para entender o fluxo dos compradores em suas lojas, mas hoje, novas tecnologias fornecem mais precisão nesta análise.

Reflexo dessa evolução são as próprias câmeras de segurança. Desde seu surgimento, esses aparelhos revolucionaram os varejos tradicionais, já que suas imagens ajudam na compreensão da jornada dos compradores.

Com o incremento de inovações relacionadas à internet das coisas e o vídeo Analytics, esses equipamentos começaram a entregar uma visão mais estratégica sobre as preferências do seu público.

Outra inovação têm revolucionado o mercado varejista é o Wi-fi inteligente. Eles, por sua vez, ajudam as empresas a avançar em suas estratégias de omnichannel, visto que integram dados físicos em ambientes virtuais.

Além disso, essa tecnologia mostra que a transformação digital, definitivamente, impactou diretamente o varejo físico, pois possibilita controlar melhor o comportamento do consumidor dentro dos estabelecimentos.

Consequentemente, automatiza processos e permite direcionar os esforços das equipes em atividades que que necessitam realmente do capital humano, como o atendimento personalizado aos clientes

A combinação entre o digital e a inteligência humana, nesse sentido, pode ser vista como a receita do sucesso. Ciente disso, abaixo mostraremos como as tecnologias avançadas do Wi-fi inteligente contribuem nesse processo.

Por que utilizar o Wi-fi inteligente em seu ponto de venda?

Você já parou para pensar que, ao acessar redes Wi-fi em lojas e lugares públicos, geralmente precisamos fornecer alguns dados pessoais básicos, como nome, e-mail, data de nascimento etc.

Isso não é por acaso!

A partir dessas informações, o estabelecimento consegue entender quem é seu cliente ideal e criar estratégias baseadas de acordo com os hábitos deles.

Essa tecnologia corresponde ao Wi-fi inteligente. Ela, por sua vez, possibilita que você aumente as suas vendas e o ticket médio da sua loja a partir das informações fornecidas pelos clientes que se conectam à sua rede.

Implantá-la é simples e você também pode fazer isso em seu estabelecimento. Na prática, você solicitará um formulário simples, capaz de capturar dados e aumentar o alcance dos seus canais digitais.

Em suma, o Wi-fi inteligente fornece mais visibilidade ao seu negócio, amplia a visão estratégica que você tem do seu público-alvo e pode ser o pontapé inicial para a criação de estratégias de comunicação personalizadas.

Entretanto os benefícios não param por aí. As soluções de rede mais completas também oferecem ferramentas inovadoras como os Heatmaps. Também chamadas de mapa de calor, essa tecnologia fornece um controle em tempo real da jornada do cliente dentro da sua loja.

O Heatmap mapeia os caminhos percorridos pelo cliente e determina quais são os espaços “mais quentes”. Ou seja, mostra quais são mais visitados e quais partes do estabelecimento quase não recebem atenção do público.

Dessa forma, essa tecnologia integrada ao Wi-fi inteligente é ótima para melhorar o posicionamento dos produtos, fazer testes no layout da loja, criar campanhas específicas para públicos segmentados e pensar no que é possível melhorar nas zonas mais “frias” para que também recebam mais visitas.

Como tomar decisões eficientes através dos dados obtidos pelos mapas de calor?

A transformação digital no varejo só reforça a importância da coleta de dados para obter uma visão estratégica sobre seus negócios.

Por outro lado, além da coleta, análises aprofundadas são indispensáveis para tomar decisões que contribuam para o desenvolvimento das estratégias.

jornada do consumidorUnir ferramentas de Analytics junto às tecnologias de Heatmap e Wi-fi Inteligente, nesse sentido, irá multiplicar o potencial das suas estratégias de marketing.

Hoje, empresas de todos os tamanhos já recorrem ao armazenamento em Big Data para cruzar todas as informações coletadas dos consumidores a fim de aumentar o faturamento através de ações de marketing mais eficientes.

O GPA (Grupo Pão de Açúcar), inclusive, já utiliza o Wi-Fi inteligente em centenas de pontos de venda a fim de entregar ofertas personalizadas aos que estão em suas lojas.

Além disso, as ferramentas de análise e o cruzamento de informações aumentou a produtividade de funcionários que agora sabem a hora exata de recompor estoque e mudar os preços nas gondolas.

Enfim, o acompanhamento, bem como a coleta, assume papel fundamental na otimização dos processos varejistas. Por isso, não deixe de escolher as melhores ferramentas e parceiros para obter o suporte necessário em todas essas etapas.

Aumente as vendas do seu PDV com a ThinkDigital

Até aqui mostramos como a tecnologia pode potencializar os resultados de lojas e estabelecimentos físicos. Apesar disso, você ainda deve estar em dúvida sobre como implantá-las em seu negócio.

Encontrar fornecedores para soluções como essas realmente não é uma tarefa simples. Ciente desse problema, a ThinkDigital busca facilitar todo esse processo de implantação e integração para que você se concentre em seus resultados.

Nós somos o parceiro perfeito para ajudar seu negócio a se transformar digitalmente. Afinal, oferecemos soluções de tecnologias integradas para preencher todas as lacunas dos seus processos pelo melhor preço.

A ThinkDigital oferece soluções Cloud Wi-fi completas e personalizadas para sua realidade. Além disso, conosco você também pode implantar ferramentas como o Azure para analisar e cruzar todas as informações coletadas por formulários e mapa de calor.

São várias soluções e apenas um parceiro para você revolucionar a estratégia de vendas!

Entre em contato conosco para saber mais.