A maior parte dos lojistas não tem informações concretas acerca da quantidade de pessoas que visitam diariamente seus estabelecimentos. Enquanto muitos sequer realizam este tipo de controle, outros utilizam sistemas defasados que não trazem informações precisas.

Já por meio do contador de fluxo de pessoas, o estabelecimento consegue saber, com precisão, quantas pessoas frequentam o sua loja ao longo do dia, da semana e/ou do mês. Além disso, ele permite perceber as diferenças de fluxo em determinados períodos, favorecendo o desenvolvimento de campanhas, a organização dos fluxos de trabalho dentro da loja, além de criar estratégias para atrair o público.

Neste artigo, vamos explicar a importância da contagem de fluxo de pessoas, mostrando como funcionam os sistemas automatizados que realizam este tipo de trabalho e os motivos pelos quais a sua empresa deve considerar essa estratégia no seu negócio.

Acompanhe!

Como funcionam sistemas automatizados para contagem do fluxo de pessoas?

Como mencionamos no início deste artigo, algumas empresas ainda utilizam sistemas de contagem defasados. Além da ineficiência, esse tipo de sistema já não atende às demandas de mercado, uma vez que existem opções tecnológicas muito mais seguras e eficientes. Como exemplo, podemos citar as portas e câmeras inteligentes.

Tais tecnologias trazem mais precisão no registro de informações de entradas e saídas de pessoas, o que ajuda os gestores de varejo a entenderem melhor o fluxo em determinados dias e horários.

Nesse contexto, vale citar que o contador de fluxo de pessoas não é apenas um “contador manual de pessoas”, ele vai muito além, sendo considerado uma solução tecnológica que se aproxima muito do sistema Analytics que é utilizado em lojas virtuais.

Mas você deve estar se perguntando: afinal, como funciona essa tecnologia? Com o contador de pessoas, os varejistas conseguem obter informações, comprovar e determinar os resultados das suas ações de marketing e vendas, auxiliando no planejamento de ações estratégias que visem ampliar as vendas.

Trata-se de um dispositivo de contagem com visão computacional, geralmente vinculado ao ERP ou ao BI, com uma câmera é integrada a ele, sendo instalada na porta de entrada da loja e nas vitrines.

Assim, é possível avaliar a taxa de atração do seu público, a taxa de conversão, o ticket médio e o fluxo de pessoas na loja de forma simples e estratégica, favorecendo a elaboração do seu plano estratégico.

6 motivos para sua loja implantar um contador inteligente de fluxo de pessoas

Confira a seguir alguns dos benefícios e ações que levam os lojistas a contratar este tipo de tecnologia.

1. Controle das informações de quantidade de pessoas

O principal e mais óbvio benefício do contador de fluxo de pessoas é o controle das informações de acesso.

A tecnologia consiste, basicamente, na instalação de um sensor na loja. Com ele é possível identificar quantas pessoas entram na loja, em tempo real. Ainda, a tecnologia auxilia na identificação dos picos de fluxo. Isso ajuda até mesmo no dimensionamento e planejamento da equipe de vendas.

2. Vitrines

A tecnologia de contador de fluxo de pessoas também ajuda a entender se a vitrine da loja é de fato atraente. O contador identifica quantas pessoas passaram em frente a vitrine e quantas entraram na loja.

Isso vai ajudar a entender a eficiência do local e verificar se há necessidade de realizar alterações para tornar a fachada da loja mais atraente.

3. Retorno

Outro aspecto interessante dessa tecnologia é que ela permite identificar se a pessoa que entrou na loja está retornando. O sistema consegue identificar essa informação por meio do reconhecimento com visão computacional e inteligência artificial.

4. Jornada

A tecnologia de contador de fluxo de pessoas permite identificar, dentro da loja, as áreas de maior e menor movimentação de pessoas. Com isso, é possível cruzar dados e obter informações das áreas cliente mais frequenta na loja, qual é sua jornada na loja, fazendo mudanças para melhorar o tráfego e a atratividade em áreas com menor fluxo.

5. Falhas na operação

Além disso, a tecnologia permite fazer a mensuração do tempo de permanência dos clientes dentro da loja, identificando possíveis falhas da operação.

6. Comparações

Por fim, o contador de fluxo de pessoas permite visualizar, classificar e comparar os dados do visitante em diferentes períodos de tempo. Tais informações podem ser facilmente exportadas, analisadas e transformadas em relatórios. Assim, com eles em mãos, é possível direcionar a elaboração de estratégias de operações e de marketing.

Conte com as soluções da Think Digital para o varejo

A Think Digital, empresa do Grupo Tecnoset, oferece soluções integradas de tecnologia e comunicação com foco no conhecimento, aproximação e estreitamento das relações entre empresas e consumidores.

Oferecemos a oportunidade da sua empresa aplicar soluções tecnológicas na prática, desenvolvendo melhorias que vão favorecer o crescimento da marca e a melhora no desempenho de estratégias de captação e fidelização de clientes.

Com soluções como o Cloud Wi-Fi, Portal Mobile e Security, entregamos todo o conhecimento e expertise e desenvolvemos soluções personalizadas de acordo com as necessidades do seu negócio.

Quer saber mais sobre os produtos e soluções da Think Digital? Entre em contato conosco e solicite informações.

Compartilhe!