O comportamento dos consumidores mudou significativamente nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o “boom” tecnológico e o surgimento de novas formas de consumo, demandaram das empresas a necessidade de adaptação.

Nunca, na história, a tecnologia se fez tão importante e imprescindível para a sociedade. Atualmente, empresas e pessoas precisam das ferramentas digitais para se manterem ativas, produzindo e movimentando a economia.

É em meio a esse contexto que surge o varejo omnichannel, assunto que vamos abordar neste artigo. Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura e descubra!

O que é varejo omnichannel?

Antes de entender o que é varejo omnichannel, é preciso desmembrar o termo para entender o significado da expressão “omnichannel”.

Omnichannel é uma palavra utilizada para se referir a um modelo de atendimento unificado, que tem a sua atenção focada na experiência oferecida ao cliente. Trata-se, por assim dizer, de uma estratégia que reúne diferentes canais objetivando acompanhar a jornada de compra do consumidor de maneira personalizada.

Na prática, a partir do momento que uma organização decide adotar estratégias de varejo omnichannel ela passa a oferecer ao seu consumidor opções e condições de atendimento de acordo com o seu perfil e canais de comunicação que preferir.

A importância da comunicação omnichannel nas lojas físicas

No modelo de varejo omnichannel, os diferentes canais de atendimento oferecidos devem se complementar, fazendo com que o cliente tenha a liberdade de entrar em contato com a sua empresa em qualquer canal sem qualquer dificuldade.

Permitir uma experiência de comunicação omnichannel para o seu cliente é uma oportunidade de ampliar o relacionamento, oferecendo a oportunidade do consumidor realizar uma compra fluída e sem qualquer tipo de interrupção.

Em resumo, a estratégia omnichannel padroniza a forma como a empresa se comunica com as pessoas, trazendo consistência na experiência de comunicação e favorecendo o fortalecimento da marca.

Por isso, vale destacar que adotar essa estratégia também nas lojas físicas é uma excelente opção, já que cria a oportunidade de ampliar o seu leque de canais de comunicação, trazendo oportunidades de crescimento do negócio.

Qual o papel do Wi-Fi nesse novo cenário?

Ciclos de inovação já fazem parte da história do varejo. De tempos em tempos, todas as transformações que acontecem na sociedade, impactam e transformam também o setor. A tendência de mudança atual está diretamente relacionada à personalização das experiências físicas e é aqui que surge o Wi-Fi.

O Wi-Fi, nos dias de hoje, é um dos primeiros contatos da experiência do consumidor dentro de um edifício físico. Ou seja, é a primeira coisa com a qual o seu consumidor se envolve. Mas, como será que tem sido a experiência do consumidor ao acessar a tela de login de acesso à rede wi-fi?

Uso da rede wi-fi como estratégia de engajamento

Pensar no acesso à rede de wi-fi como estratégia de engajamento é uma tendência que vem sendo aplicada no âmbito do planejamento do varejo omnichannel. Mas, para começar você deve conhecer e entender o seu cliente.

Por meio do wi-fi inteligente, é possível captar dados importantes dos clientes conectados. E é a partir dessas informações que você pode saber quais são os interesses e a experiência, além de identificar o comportamento deste consumidor durante a navegação na rede.

Tais informações permitem ao gestor compreender como direcionar produtos e/ou serviços para o cliente que está visitando a loja. Afinal, fica muito mais fácil desenvolver estratégias de vendas quando você sabe quem é o seu público e quais são seus desejos e necessidades.

Além da coleta de informações, as redes inteligentes de wi-fi também permitem entregar ofertas personalizadas e garantir uma experiência aprimorada. Por exemplo, com base nas informações coletadas acerca dos interesses do cliente, você pode fornecer mapas interativos de acesso à loja, criar provadores inteligentes, entre outros.

Além disso, com uma rede de wi-fi inteligente é possível aumentar o tempo de permanência do cliente dentro da loja, criar um relacionamento de confiança e promover a retenção de consumidores.

Conheça as soluções da Think Digital para o varejo

A Think Digital, empresa do Grupo Tecnoset, oferece soluções integradas de tecnologia e comunicação com foco no conhecimento, aproximação e estreitamento das relações entre empresas e consumidores.

Oferecemos a oportunidade da sua empresa aplicar soluções tecnológicas na prática, desenvolvendo melhorias que vão favorecer o crescimento da marca e a melhora no desempenho de estratégias de captação e fidelização de clientes.

Com soluções como o Cloud Wi-Fi, Portal Mobile e Security, entregamos todo o conhecimento e expertise e desenvolvemos soluções personalizadas de acordo com as necessidades do seu negócio.

Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra as melhores tecnologias para seu estabelecimento.

Compartilhe!