A transformação digital já é realidade na área da saúde e inovações tecnológicas como o cloud computing, a Internet das Coisas (IoT) e o Big Data já fazem parte da comunicação nos hospitais

No setor hospitalar, a tecnologia da comunicação surgiu para agilizar e melhorar a qualidade do serviço e assistência médica, aumentar a produtividade, tornar a gestão mais eficiente e reduzir custos.

Neste artigo, falaremos como a digitalização de processos de comunicação pode agilizar e melhorar o atendimento da equipe médica.  Continue a leitura!

Quais os pilares de uma boa comunicação nos hospitais?

Existem dois tipos de comunicação corporativa: a interna, feita entre os colaboradores e a externa, dirigida para clientes e, no caso dos hospitais, os pacientes. E, assim como em qualquer corporação, a comunicação nos hospitais é composta pelos seguintes elementos:

  • Emissor: o hospital, que emite e envia a informação;
  • Receptor: colaboradores, pacientes, fornecedores e demais públicos do hospital que recebem a informação;
  • Mensagem: conteúdo divulgado;
  • Canal: meios de transmissão da mensagem, como redes sociais, newsletter, SMS, etc;
  • Ruído: quando ocorre uma falha na comunicação

Na comunicação interna é essencial estabelecer processos, elaborar o fluxo da comunicação organizacional e definir as ferramentas necessárias para realizá-la com eficiência.

Tomando como base os objetivos e necessidades do hospital, ainda dentro do escopo da comunicação interna, é de suma importância definir qual tecnologia será utilizada para promover o processo, quem será o responsável, ou responsáveis, na divulgação das informações, quais canais serão utilizados, tipo de linguagem e fluxo de informações.

Essa comunicação precisa ser transparente e de fácil compreensão. Por isso, é importante que novos processos, fluxos administrativos e mudanças estruturais, entre outras atividades rotineiras, sejam divulgadas de forma clara e objetiva.

Quanto mais inteirados de tudo o que acontece no hospital, mais aptos os profissionais estarão para transmitir informações, prestar atendimento e assistência aos pacientes de forma mais adequada.

Vale ressaltar que o trabalho em equipe e uma comunicação são as bases para oferecer segurança e eficiência no tratamento de pacientes nos hospitais.

4 benefícios de investir em comunicação no setor da saúde

Uma boa e eficiente comunicação nos hospitais é essencial para a estratégia de qualquer gestor que prioriza aumentar a qualidade da instituição. Destacamos os quatro principais benefícios em investir em comunicação na área da saúde. Veja!

1 – Melhora o relacionamento com os pacientes

Uma boa comunicação é um dos pilares para um bom relacionamento com os pacientes e deve priorizar a agilidade, a confiança e a transparência. Na prática, para atender as expectativas do paciente, é necessário que o hospital saiba ouvi-lo, além de responder as solicitações de modo rápido e direto.

Independente do canal utilizado, seja e-mail, telefone, redes sociais ou pessoalmente, a experiência do contato do paciente com o hospital deve ser agradável e, sobretudo, satisfatória.  O resultado, certamente, será a fidelização e a indicação para outros possíveis clientes.

2 – Processos facilitados

A boa comunicação deve ser prioridade de uma instituição em todos os processos e com seus variados públicos. Por exemplo, se o emissor adota estratégias focadas em facilitar a compreensão do receptor, evitará erros e desgastes emocionais, tanto da equipe quanto dos pacientes.

Um bom exemplo é o cuidado ao lidar com termos técnicos, típicos da área da saúde e que não fazem parte do cotidiano dos pacientes.  Em toda a comunicação com o público leigo, é importante explicar o significado de cada termo, tornando as informações o mais claras possíveis.

3 – Informação precisa

O hospital é um ambiente de tomadas de decisão rápidas e o fluxo de informações entre equipe médica, instituição, fornecedores e pacientes devem ser precisas, claras e objetivas.

A mensagem deve ser simples, mas é essencial garantir a identificação e o entendimento imediato do que se deseja comunicar.  Mensagens prolixas ou com informações insuficientes são mortais para a instituição que almeja uma comunicação eficiente.

4 – Liderança eficaz e equipe coesa

A equipe também faz parte do público de relacionamento e é um dos mais importantes. Nesse sentido, o desenvolvimento de liderança no ambiente hospitalar deve priorizar a comunicação, que precisa ser eficiente para que a equipe seja coesa e motivada.

Tanto os líderes médicos quanto os gestores administrativos precisam garantir uma comunicação transparente.  Quanto mais claras forem as expectativas, objetivos e regras, mas fácil será para a equipe aderir e buscar a excelência na prestação dos serviços.

Os desafios de uma boa comunicação no ambiente hospitalar

Realizar uma boa comunicação em um ambiente tão plural quanto o hospitalar é um grande desafio. Para que os resultados sejam satisfatórios, é necessário muita dedicação e atenção, afinal, o principal produto de um hospital é a vida e um pequeno erro pode trazer consequências catastróficas e até mesmo fatais.

A comunicação nos hospitais deve ser encarada, todos os dias, como item básico e de suma importância.  A transmissão de mensagens no ambiente hospitalar não é somente verbal, mas também de forma escrita, por meios digitais e pessoais e nas mais variadas situações, como as emergências, transferências e registros de prontuários.

Os grandes hospitais contam com um grande número de colaboradores e parceiros, por isso, o volume de informações que circulam por toda a instituição é muito maior. E, nesses casos, o grande desafio da comunicação é fazer com que a mensagem chegue o mais rápido possível e sem ambiguidade a todos os envolvidos.  Desse modo, o hospital reduz a ocorrência de erros e, ainda, melhorando a segurança do paciente.

A importância da transformação digital na otimização desses processos

A digitalização de processos maximiza a comunicação nos hospitais, melhorando o alcance das mensagens e ainda estimulando a interação com o público, no caso dos hospitais, principalmente os colaboradores e pacientes.

A conectividade é a peça-chave para a digitalização dos processos e ganhou uma importância ainda maior com a pandemia do novo coronavírus.  Nesse novo cenário, a comunicação hospitalar, tanto a interna quanto a externa, deve ter como base os recursos tecnológicos que possibilitam a interação virtual.

Um bom exemplo de transformação digital é o uso de tecnologias wireless. A adoção de Wi-Fi em instituições da área de saúde oferece grandes vantagens que potencializa a experiência e melhora a qualidade de vida do paciente.  A mobilidade das redes W-FI inteligentes otimiza a comunicação entre médicos e pacientes, melhorando, inclusive o atendimento e a prestação de serviço.

Nesse mesmo contexto, outra solução que tem sido adotada pelos hospitais são as câmeras inteligentes, capazes de monitorar e analisar o paciente em tempo real e, assim, proporcionar uma melhora no atendimento.

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