O setor de saúde tem passado por muitas transformações graças às inovações tecnológicas. O uso de Wi-Fi Inteligente, por exemplo, tem proporcionado grandes vantagens, já que pode otimizar o fluxo de pacientes, e por consequência a eficácia no atendimento dos hospitais.

Esses fatores, por sua vez, são decisivos na satisfação e credibilidade de instituições médicas. Por esse motivo, neste artigo mostraremos como a tecnologia ajuda a melhorar a gestão de pacientes nesses estabelecimentos.

Boa leitura!

A importância de uma boa gestão do fluxo de pacientes

A procura por serviços de saúde tem aumentado nos últimos anos devido ao seu fácil acesso e pelo aumento da população idosa. Nesse contexto, os hospitais encontram verdadeiros desafios, principalmente no que diz respeito aos investimentos necessários para prestar um atendimento eficiente e que comporte toda essa procura.

De fato, o controle do fluxo de pacientes é um dos grandes focos do setor de saúde. Afinal, a partir dele, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos conseguem atender as necessidades dos pacientes, do cadastro inicial ao diagnóstico.

Na prática, quando ocorre um bom gerenciamento do fluxo de pessoas nesses ambientes, os médicos recebem as informações de forma mais clara, o que possibilita uma visão mais objetiva do que precisa ser feito para melhorar o tratamento dos enfermos.

Por outro lado, para que esse aprimoramento seja possível, é necessário um planejamento estratégico que defina as tecnologias mais adequadas em cada um dos processos, evitando, assim, erros nos encaminhamentos e até mesmo de superlotação.

Descubra como o Wi-Fi inteligente tem transformado a gestão de hospitais

O Wi-Fi Inteligente é uma plataforma de comunicação que, por meio do controle de acessos, permite comunicar-se de maneira personalizada com os usuários.  Na prática, com esse sistema, é possível emitir relatórios com informações de todos que frequentam o hospital.

Por exemplo, ao coletar informações comportamentais em tempo real, é possível planejar melhor as ações com o intuito de melhorar o relacionamento entre a equipe médica e pacientes de modo fácil e seguro.

O Wi-Fi Inteligente também pode ser integrado a outros sistemas de gestão locais, fazendo com que todo o processo seja otimizado.  Mas para que isso seja possível, é necessário adotar soluções robustas e eficientes, capazes de oferecer uma conexão que atenda às necessidades de toda a estrutura hospitalar.

Hoje, os estabelecimentos de saúde que já utilizam essa ferramenta notaram melhorias no tratamento, no atendimento, no controle de fluxo de pacientes, bem como em outros processos cotidianos comuns ao o setor.

A tecnologia wireless está nitidamente ligada à colaboração e à comunicação segura e eficiente nesses ambientes. Por isso, muitos gestores já deixaram de vê-la como um simples gasto de rede e a encaram como um ativo fundamental, que simplifica as operações, reduz os erros e ainda melhora a experiência geral de todo o hospital.

4 benefícios do Wi-Fi no controle de fluxo de pacientes

1 – Gestão dos leitos hospitalares

O Wi-Fi inteligente permite acessar, em tempo real, os históricos dos pacientes, sendo possível prever as altas e a liberação dos espaços, agilizar as decisões médicas e tornar a gestão dos leitos mais eficientes. Afinal, a conectividade permite que as informações sejam trocadas de maneira automatizada e com maior rapidez.

2 – Gestão do tempo de atendimento

Um dos fatores mais críticos dos atendimentos hospitalares é a espera, inclusive, em alguns casos, a demora pode custar uma vida. Por isso, é essencial que o tempo entre a triagem até o encaminhamento seja o mais curto possível.

Contudo, uma vez conectados à rede Wi-Fi, pacientes e médicos garantem o acesso rápido às informações, como quais os próximos passos para sequência do tratamento, o que torna o atendimento rápido e efetivo

3 – Gerenciamento eficaz de insumos

Muitas das tarefas relacionadas ao fluxo de pacientes são administrativas. Controle de insumos, estoque de medicamentos e quadro de horários da equipe médica são alguns dos fatores que indiretamente influenciam no tempo de espera.

Já a comunicação promovida pelo acesso à internet permite integrar softwares de gestão que simplificam diversas atividades operacionais, aumentando a agilidade e diminuindo consideravelmente os erros.

4 – Realização e gestão de agendamentos

Com certeza, a percepção positiva sobre um hospital deve-se à agilidade e qualidade do atendimento. Assim, quando os procedimentos podem ser agendados em tempo real por meio da conexão wireless, todos são beneficiados.

Afinal, o corpo clínico terá maior controle sobre as informações, já o paciente terá suas expectativas e dores atendidas.

Conheça as soluções da Think Digital para o setor de saúde

Vale ressaltar que os benefícios trazidos pelo Wi-fi no ambiente hospitalar permitem um maior aproveitamento dos recursos disponíveis, redução de gastos, bem como uma maior disposição de leitos para casos de emergência, já que os tratamentos se tornarão mais rápidos e eficazes.

Nesse cenário, a Think Digital disponibiliza uma rede inteligente capaz de amparar a digitalização dos processos organizacionais e a adequação de infraestruturas desses estabelecimentos.

Ficou interessado em saber mais sobre como o Wi-Fi inteligente pode revolucionar o setor de saúde? Entre em contato conosco e saiba mais sobre essa e outras soluções oferecidas pela Think Digital.