O aumento da competitividade no setor de saúde está fazendo com que as instituições tenham mais cuidado com a jornada do paciente – que tem relação direta com o modo como se percebe a prestação de serviços em clínicas e hospitais de modo geral.

Neste artigo, vamos explicar como o Wi-Fi Inteligente pode ajudar no mapeamento dessa jornada, com o objetivo de oferecer um atendimento ágil e personalizado.

Entenda a jornada do paciente em clínicas e hospitais

Em detalhes é possível afirmar que existe uma jornada para cada perfil de paciente, dependendo das suas necessidades individuais.  Ainda assim existem alguns padrões:

Contato inicial

Antes de buscar por qualquer serviço de saúde, o paciente se conscientiza que existe um problema. O primeiro passo é marcar uma consulta em um consultório, clínica ou hospital.

Nessa etapa, é muito importante que a instituição de saúde ofereça formas de contato acessíveis, variáveis e eficientes, como telefone, e-mail, chat, site, redes sociais, entre outros.

Avaliação e tratamento

Essa é a etapa quando, efetivamente, o paciente está na unidade de saúde aguardando atendimento para uma consulta ou exame. É aqui que a gentileza, ética e competência técnica fazem a diferença em causar uma boa impressão e a satisfação a respeito do estabelecimento.

Inclusive, nessa fase a comunicação continua sendo importante já que, para que ela seja bem-sucedida, é fundamental uma orientação médica muito clara.

Pós-atendimento

Depois que o atendimento for concluído, é o momento de promover ações que estimulem a prevenção de doenças e o cuidado pessoal por meio de e-mail marketing, folhetos informativos, entre outros.

O pós-atendimento é essencial para fidelizar o paciente, pois, além de ajudar a manter o nome do estabelecimento em evidência, contribui na construção de relacionamentos.

Entenda a importância da tecnologia na jornada do paciente

Dentro de um hospital ou clínica médica existem algumas tarefas burocráticas que podem levar o paciente a uma jornada mais longa, demorada, cansativa e pouco eficiente.

Por exemplo, imagine que o paciente deseja marcar ou reagendar uma consulta por telefone, mas o atendimento por esse canal é longo e confuso. Isso, por sua vez, acaba gerando falhas na marcação das consultas ou recepções demoradas. Consequentemente, essas situações podem desgastar muito toda a jornada no estabelecimento, prejudicando sua própria imagem perante o público.

Entretanto, alguns problemas como esses são de fácil resolução e podem resultar em uma experiência mais eficiente e prazerosa. Afinal, assim como em outros setores, o segmento de saúde também foi afetado positivamente pelo surgimento de novas tecnologias.

As instituições precisam adaptar sua gestão às necessidades desse novo mundo digital. Hoje, é importante que o estabelecimento tenha disponível canais variados para solucionar dúvidas, como o WhatsApp Empresarial, e um blog para abordar temas relativos à saúde e que sejam do interesse dos clientes.

Nesse mesmo contexto, um software de gestão hospitalar também é importante para facilitar e agilizar ainda mais as tarefas diárias do hospital ou clínica.

Em resumo, a tecnologia é a melhor aliada para resolver a maioria dos problemas de gestão e uma das melhores estratégias para tornar a jornada do paciente mais estruturada, fluida e eficiente.

Veja como o Wi-Fi pode melhorar a jornada dos seus pacientes

A popularização dos smartphones fez com que o Wi-Fi se tornasse uma tecnologia muito comum em qualquer ambiente. No entanto, poucos gestores de estabelecimentos de saúde sabem que podem aproveitá-lo para mapear e oferecer uma melhor experiência em cada etapa da jornada do paciente.

Reduz o tempo de espera

O uso da tecnologia favorece o acesso a diversos aplicativos e sistemas. Assim, atendentes e médicos podem realizar suas tarefas mais rapidamente e de forma mais eficiente, podendo acessar de forma segura prontuários eletrônicos e consultar exames.

Informa e orienta adequadamente

Algumas soluções do mercado utilizam sistemas que geram heatmaps (mapas de calor) que rastreiam fluxos de pessoas.

Dessa forma, os dados coletados pelo Wi-Fi permitem entender o perfil do paciente em tempo real para que seja possível enviar notificações push adequadas sobre quais etapas ele deve seguir durante o tempo que permanece dentro da clínica ou hospital.

Melhora a qualidade do atendimento

Toda essa integração de dados possibilitada pela rede Wi-Fi também facilita o trabalho dos médicos, que podem facilmente consultar e analisar o histórico do paciente, de modo a agilizar o atendimento e tornar o tratamento mais eficiente.

Melhora a experiência pós-atendimento

Os dados coletados sobre o paciente durante a sua permanência na clínica ou hospital podem ser utilizados posteriormente. Por exemplo, no dia seguinte, o estabelecimento pode enviar uma mensagem por SMS ou WhatsApp dizendo que foi um prazer atendê-lo e se colocar à disposição.

Também pode ser enviado um e-mail solicitando uma avaliação da consulta e de todo o atendimento hospitalar. Por meio desse canal também podem ser enviadas mensagens personalizadas e com conteúdos relativos ao tratamento do paciente.

Em suma, melhorar a experiência durante a jornada do paciente é um grande desafio para o setor da saúde e a tecnologia pode ajudar a tornar o atendimento mais ágil e de qualidade.

Conheça as soluções da Think Digital para a saúde

O segmento de saúde é repleto de processos específicos e com necessidades diferenciadas. Por isso, é necessário implantar uma solução que, além de eficiente, seja confiável e capaz de otimizar a conexão, oferecendo melhores serviços aos pacientes.

Nesse sentido, o uso de uma conexão Wi-Fi no setor é primordial para que os estabelecimentos ofereçam um serviço de qualidade e elevem a jornada do paciente a um alto patamar.

A Think Digital oferece um Cloud Wi-Fi seguro e potente, capaz de transformar processos nas clínicas e hospitais. Quer saber mais sobre o que essa tecnologia pode oferecer para o setor de saúde?

Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Compartilhe!