Ter um excelente controle de estoque, contar com uma boa variedade de produtos e oferecer preços melhores do que a concorrência, em muitos casos, são fatores primordiais para o varejo atingir uma posição de destaque. Por outro lado, isso apenas será notado de forma concreta pelo público-alvo caso haja ações inteligentes de marketing.

Cientes disso, neste artigo, vamos destacar 5 práticas que contribuem para os supermercados terem mais probabilidade de chamar a atenção dos consumidores de maneira positiva. Também vamos abordar como a tecnologia pode ser usada para aperfeiçoar essas estratégias. Confira!

1. Invista em ações de merchandising

Um dos aspectos mais marcantes em um supermercado é o fato de haver uma grande movimentação de pessoas. Ou seja, haverá um público interessado em consumir produtos dos mais variados tipos e necessidades. Sem dúvida, isso é um fator que justifica o investimento em marketing.

Diante de tantas opções, o consumidor pode ficar desatento e não perceber que uma mercadoria vai ser útil para o dia a dia. Para evitar essa situação, um bom caminho é apostar em um contato mais próximo por meio de ações de merchandising. A tática de experimentação, por exemplo, é bastante usada no setor alimentício e ajuda a aproximar a empresa do público-alvo.

Logicamente, é necessário treinar os expositores para que os resultados dessa prática para supermercados estejam dentro ou acima das expectativas. A comunicação eficiente é um grande passo para criar um ambiente favorável à venda.

2. Analise as zonas quentes e frias

É comum que um estabelecimento comercial tenha locais com maior movimentação de clientes. Afinal, há produtos que apresentam maior demanda em virtude de questões sociais e sazonais. Essa tendência pode ser facilmente percebida ao analisar as gôndolas de supermercados.

Por isso, é muito importante ter conhecimento sobre as zonas quentes e frias, ou seja, as áreas que têm mais e menos circulação de clientes. Dependendo do momento, podem ser feita mudanças nos locais onde estão os produtos com o objetivo de expandir as vendas.

Para tomar a decisão certa sobre o melhor ambiente para expor as mercadorias, é fundamental uma observação atenta sobre as necessidades do público-alvo. Assim, as chances de atingir resultados mais expressivos aumentam consideravelmente.

3. Aproveite para criar demanda

O marketing para supermercados precisa, acima de tudo, ser criativo. Em outras palavras, ele deve fazer com que os clientes se sintam estimulados a ir ao estabelecimento. Essa prática é muito importante não apenas para elevar o faturamento, mas também criar um engajamento com foco no fortalecimento da marca.

Por isso, é indicado adotar algumas ações voltadas para criar demanda, como promoções, sorteios, cartões de fidelidade, bônus para compras acima de determinado valor e degustação no PDV.

Quanto mais ações de marketing forem desenvolvidas de acordo com o comportamento dos consumidores, maiores são as chances de uma empresa ser lembrada e de criar um ambiente favorável para as vendas. O lado emocional tem um grande peso sobre a decisão de compra, e isso deve ser levado em consideração.

Nesse sentido, é recomendado contar com um banco de dados para coletar informações sobre os resultados obtidos com as ações voltadas para atrair o consumidor. A partir da análise do desempenho de cada iniciativa, é viável identificar pontos de melhoria e investir mais no que está gerando mais retorno.

4. Não se esqueça das sazonalidades

Trabalhar com o psicológico do público-alvo sempre é uma das metas do marketing para supermercados. E uma das melhores alternativas para colocar isso em prática é aproveitar o potencial das sazonalidades, que podem envolver as famosas datas comemorativas (Natal, Carnaval, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia das Mães etc.) e eventos importantes (Copa do Mundo, Olimpíadas, entre outros).

Ao explorar essas ocasiões de forma estratégica, o varejo estimula não apenas a maior presença de pessoas no estabelecimento, mas também maior desejo em adquirir produtos e serviços.

Podem ser feitas, por exemplo, promoções relacionadas às datas especiais. Isso obtém resultados mais expressivos com mercadorias que apresentam maior demanda durante um período. Ao identificar essa oportunidade, o varejo tem chances bem maiores de bater as metas de vendas.

5. Forneça uma melhor experiência ao consumidor

O marketing para supermercados tem como um dos principais desafios fazer com que o consumidor se sinta único e especial. Não é uma tarefa fácil de ser concretizada em virtude das particularidades de cada indivíduo. Por outro lado, tornar a experiência do cliente algo rico é imprescindível para fortalecer a marca.

Esse aspecto deve ser analisado com muita atenção pelo empreendedor, porque cada supermercado é frequentado por um perfil diferente de consumidores de acordo com a localização. É necessário um olhar atento para isso, pois equívocos são evitados sobre a disponibilidade de mercadorias e as promoções realizadas.

Com certeza, conhecer o consumidor é uma forma de tornar a experiência dele no estabelecimento mais interessante e enriquecedora. A unidade da Rua Augusta (São Paulo), da Rede Dia, por exemplo, optou por um formato inovador no PDV, com foco na praticidade.

Por meio de um layout criativo e moderno, os produtos (saladas, pizzas, sanduíches, frutas, entre outros) são expostos em móveis de madeira para o consumo imediato. Fazer com que o consumidor se sinta em casa é um procedimento inteligente para estimular as vendas e melhorar o relacionamento com o público-alvo.

Como a tecnologia pode potencializar a efetividade das estratégias de marketing para supermercados?

Atingir um ótimo desempenho nas vendas se torna viável quando as táticas para envolver o público são baseadas em dados reais. Por isso, é recomendado utilizar recursos tecnológicos de ponta, como o Wi-Inteligente, já que integrado à tecnologia Heatmap (mapas de calor) permite capturar informações essenciais sobre analisar a performance em um PDV.

Ao assimilar o comportamento dos clientes de maneira eficiente, é possível tornar as estratégicas de marketing para supermercados mais qualificadas e capazes de engajar o público-alvo. Isso colabora para a equipe de vendas melhorar a abordagem e atingir as metas.

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