A criação de persona é algo que traz muitos benefícios ao negócio, uma vez que direciona os profissionais em seu dia a dia para formularem processos e ações de marketing, relacionamento com o cliente e vendas. Assim, os impactos se tornam mais amplos e alinhados com as expectativas da empresa.

Preparamos este post para ajudar você a entender os principais passos da criação de persona. Continue a leitura e veja a importância dessa ferramenta para o sucesso da sua empresa!

O que é uma persona?

A persona é uma espécie de personagem que representa o cliente ideal do seu negócio. Ela é desenvolvida a partir da união de vários aspectos, como as dores da pessoa, sua faixa etária, seus gostos e seu perfil de renda.

Para facilitar o trabalho dos profissionais que lidam diretamente com o público, é interessante colocar todas essas informações em um documento. Desse modo, eles poderão levantar rapidamente os dados que possam ser úteis para o seu dia a dia e agir para tornar a experiência do consumidor mais satisfatória.

Por que é importante ter uma persona?

A persona tem um papel de destaque nos fluxos de uma empresa. Com ela, os profissionais podem direcionar seus esforços para atenderem da melhor maneira possível as demandas de cada cliente.

Afinal, assim que a conversa se iniciar, a equipe já terá as informações sobre o que é relevante para a pessoa. Pontos como a linguagem adequada e os problemas mais importantes já estarão listados. Dessa maneira, os riscos de o negócio adotar uma abordagem incorreta serão menores.

Ao mesmo tempo, o planejamento das rotinas e campanhas de marketing será mais eficaz. A empresa poderá moldar o seu posicionamento considerando o perfil exato de seu cliente. Como consequência, cada etapa da jornada de compra do consumidor será moldada de modo inteligente.

Como criar uma persona?

O processo de criação de persona demanda que o gestor siga alguns passos essenciais, a fim de ter uma visão completa e precisa sobre o perfil de cada pessoa que busca a empresa. Podemos apontar como exemplos:

  • fazer uma pesquisa sobre o perfil do seu público-alvo;
  • definir quais são os dados importantes sobre a persona;
  • determinar quais serão os objetivos da sua análise;
  • buscar dados de modo abrangente, ou seja, em várias fontes;
  • encontrar as dores e metas da persona;
  • avaliar como a sua empresa pode atender às demandas da persona;
  • modificar e criar processos para que eles estejam com o foco na persona.

Como podemos ver, a persona tem uma influência direta sobre as estratégias de uma empresa. Ela garante que os profissionais de todas as áreas que lidam com demandas do consumidor possam identificar a melhor forma de criar uma boa experiência. Ao mesmo tempo, permite que o gestor estruture meios para maximizar a sua competitividade.

Por isso, a criação de persona é uma tarefa que requer cuidados. A empresa precisa buscar os dados corretos, organizá-los e disponibilizá-los para as pessoas corretas. Assim, poderá traçar as estratégias ideais para atrair a atenção de quem realmente importa.

Gostou das nossas dicas? Então curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do blog!

Compartilhe!