A tecnologia tem avançado rapidamente e um dos grandes benefícios na atualidade é ter acesso a mais dados com possibilidade de um rápido processamento. A análise de dados, inclusive, foi fundamental nas instituições de saúde durante a batalha contra o COVID-19.
Foi exatamente pelo grande avanço da ciência de dados que o desenvolvimento de soluções utilizando deep learning foram possíveis. A Inteligência Artificial, por exemplo, depende de dados para operar. E foi desta forma que empresas e até o setor público conseguiram avançar.
Com os dados corretos em mãos, é possível fazer predições de longo alcance, evitar erros e corrigir problemas de uma maneira mais otimizada. Com tantos benefícios, vale a pena conferir as principais tendências de Big Data para 2022. Boa leitura!
Previsões para 2022
Selecionamos as principais tendências para Big Data neste ano. Confira e se prepare para alavancar a sua gestão!
O trabalho humano ainda mais valorizado
Sim, é importante começar deixando claro que embora a IA continue crescendo, o papel do ser humano dentro dos processos continua não sendo substituído. Embora haja o medo dos robôs dominarem os ambientes de trabalho, eles não substituirão os colaboradores, que são peças fundamentais para qualquer estratégia.
O papel da tecnologia é sempre de auxiliar, quando possível, para que trabalhos mais operacionais sejam otimizados, enquanto as pessoas cuidam do lado mais intelectual.
Análise preditiva
Cada vez mais, veremos análises preditivas para previsões e tendências dentro das empresas e do setor público. Embora essa seja uma realidade de muitas gestões, ainda é preciso amadurecer sobre o assunto. Alguns gestores não entendem a necessidade de coletar dados e tratá-los, por exemplo. Sendo esta uma parte fundamental para não somente permitir mais agilidade no processo, mas também para garantir boas tomadas de decisões.
Atualmente, o mercado de análise preditiva está crescendo a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 24,5%.
Experiência do consumidor data-driven
Cada vez mais proporcionar uma experiência agradável ou valiosa de compra depende de dados, e é exatamente isso que 2022 vai continuar exigindo, uma atenção aos dados obtidos através dos clientes para reverter isso em um atendimento ainda melhor.
Um grande exemplo é a utilização de um captive portal, capaz de conectar o consumidor a uma rede wi-fi, coletando em troca seus dados, de acordo com a LGPD. Esses dados, então, viram informação e, posteriormente, insights.
O mesmo acontece com pesquisas de satisfação e mapas de calor. Desta forma, é possível garantir menos erros e entregar aquilo que o cliente deseja, com cada vez menos atrito.
Convergência
Tecnologias como IA, IoT, computação em nuvem e redes super-rápidas, como o 5G, fazem parte da transformação digital. Mas embora existam separadamente, podem ser combinadas, performando ainda melhor. E falando sobre a ciência de dados. A interseção dessas tecnologias transformadoras é uma das tendências para 2022, garantindo que funcionem bem juntas e possibilitem uma melhor captura e processamento de dados.
Embora as tecnologias citadas já existam, elas estão em passos largos de aceleração. Por isso, é importante ter atenção, uma vez que elas conseguem entregar grandes resultados dentro de empresas e repartições públicas, otimizando processos, melhorando atendimentos, reduzindo custos e evitando erros humanos. Embora a tecnologia seja uma aliada, o mundo tem buscado colocá-la como um alicerce fundamental, garantindo que o ser humano fique no centro de todo e qualquer resultado.
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