A pressão do mercado por inclusão de tecnologia na gestão, operação e atendimento em empresas é cada vez maior, mas você sabe em que investir? A resposta é sempre apostar em otimização e economia de custos com eficiência — geradas pelas soluções tecnológicas certas.

Hoje, vamos falar de um desses exemplos, o Cloud Wi-Fi. Entenda como esse conceito funciona dentro de um negócio, quais as vantagens relacionadas e por que a Think Digital é a melhor parceria para adotá-lo! Acompanhe.

O que é Cloud Wi-Fi?

O uso corporativo de Wi-Fi já é fundamental em vários setores há bastante tempo. É a forma mais prática e rápida de colaboradores em espaços físicos maiores conseguirem interagir com o sistema da empresa e utilizá-lo para serem produtivos em suas rotinas. Porém, sempre é possível aprimorar sistemas tecnológicos, e a nuvem, com certeza, é o caminho para esse tipo de transformação.

A grande diferença do Cloud Wi-Fi, que muda completamente a relação entre gestão e operação do sistema empresarial, está na forma como ele é controlado.

Falando da solução antiga, ela requer que você tenha um device, um equipamento, dentro da loja. É o que chamamos de controladora. A controladora é conectada às antenas e é ela que armazena os dados, controla a questão de conectividade, entre outras funções.

Quando falamos do Cloud Wi-Fi, falamos de uma controladora na nuvem. Assim, toda a gestão da oferta de Wi-Fi e o monitoramento de acesso ficam centralizados em um ambiente virtual remoto.

Ou seja, não só essa tecnologia permite que você implemente e controle a rede de forma simplificada, como também é possível definir regras e gerir o uso de um só lugar, desde pequenas empresas até negócios com filiais e diversos pontos de venda.

Como é o jeito Think Digital de pensar essa tecnologia?

É por todos esses pontos relacionados ao ganho que o Cloud Wi-Fi introduz a uma empresa que a Think Digital faz questão de oferecer o serviço com eficiência e excelência em foco. Por exemplo, buscamos a melhor parceria para a solução: usamos a plataforma Cisco e todos os nossos dados de Wi-Fi vão para a controladora da gigante da comunicação.

Nossa ideia, portanto, é priorizar o negócio do cliente e adaptar a implementação a cada caso — mesmo em negócios pequenos, que buscam suporte tecnológico para crescer.

Costumamos falar muito sobre o conceito de nuvem as a service. Hoje, quando citamos a solução Cisco Cloud Wi-Fi, podemos dizer que a questão de utilização e armazenagem de dados na nuvem é ilimitada. Sendo assim, o modelo de negócio fica muito mais fácil, pois não estamos falando de Terabytes ou de limites de armazenagem. A oferta do serviço se adapta à demanda da empresa.

Nós trabalhamos 100% com as soluções na nuvem. Para nós, isso é uma vantagem competitiva, pois, por meio da cloud computing, conseguimos integrar a plataforma de Wi-Fi com outras plataformas. Somos 100% na nuvem como serviço. Ademais, não é preciso comprar a solução — o que temos é a licença de uso, a prestação de serviço que inclui o Cloud Wi-Fi.

Quais os benefícios do Cloud Wi-Fi para seu negócio?

Que tal, então, descobrir como essa solução pode ajudar a sua empresa na prática, ponto a ponto? Veja alguns dos benefícios mais relevantes do Cloud Wi-Fi quando você investe na tecnologia!

Conhecimento do público e relacionamento

O principal ponto é que o Cloud Wi-Fi é um meio que possibilita às empresas conhecerem melhor seus clientes. A partir do momento que passam a conhecer melhor seus hábitos, essas organizações têm a possibilidade de personalização da comunicação com eles.

Por meio da solução em nuvem, nós integramos essas plataformas com outros serviços, como pesquisa de satisfação, SMS e WhatsApp. Passamos a engajar os clientes no momento que estão dentro da loja ou dentro do shopping, por exemplo.

Agilidade na coleta e análise de dados

Hoje, o uso de dados nas estratégias de negócio é vital para o seu sucesso. Por isso, determinadas soluções, como o Cloud Wi-Fi, trazem essa vantagem na capacidade de lidar com grandes volumes de informação mais rapidamente. Os dados na nuvem são acessíveis de forma rápida, e o acesso e a busca de informação na nuvem são customizados para nossos clientes.

Por exemplo: se você quiser buscar os dados por CPF, é possível. Se quiser buscar os dados por clientes de uma região específica, é possível. Se quiser segmentar porque sabe que aqueles determinados CPFs fazem parte de um programa de fidelização, você também consegue.

Custo-benefício da nuvem como serviço

O que torna a cloud computing tão atraente para negócios do futuro é a chance de contar com grandes infraestruturas tecnológicas sem ter que arcar com o investimento absurdo que seria adquirir o hardware necessário.

Para usufruir do Cloud Wi-Fi, você conta com um modelo flexível e recorrente de serviço. Isso cria diferenciais, como escalabilidade, capacidade de processamento de dados e segurança da informação — tudo com baixo investimento e implementação rápida.

Gestão facilitada de filiais

O Cloud Wi-Fi traz muitos benefícios para os clientes finais e também para o próprio lojista, pois envolve a todos. Com uma antena, por exemplo, é possível monitorar o fluxo de pessoas de um café, assim como o tempo de permanência dos usuários e a frequência de visitas.

Outro detalhe importante é que, como armazenamos os dados, passamos a focar muito em Analytics e isso está na nuvem. Ou seja, análise dos dados, prosperização, segmentação de clientes: tudo isso é composto de fatores em que temos evoluído bastante.

Manutenção mais ágil

Normalmente, o troubleshooting, a manutenção dessa solução, é feito de forma remota. Isso porque é possível acessar a plataforma na nuvem, monitorar tudo e fazer a análise do eventual problema. Este é o ponto principal da solução: integração da sua estrutura tecnológica. O fato de ser em nuvem abre outras oportunidades, como poder unificar os dados dos clientes com outras plataformas (como CRM, ERP, PDV etc).

Essa solução, por meio de APIs, torna-se muito mais simples, pois as informações são estruturadas na nuvem. Por exemplo, havendo interesse em fazer uma integração com um aplicativo — se você tivesse a controladora física, a dificuldade de acesso seria uma realidade, assim como de configurações.

No Cloud Wi-Fi, você tem acesso a essas funções de implementação, controle e correção de maneira centralizada e global. Ou seja, é uma tecnologia que simplifica seu trabalho, traz mais integração para a empresa e economiza recursos. Que gestor não quer tudo isso?

Então, entre em contato conosco! Conheça o Cloud Wi-Fi da Think Digital e descubra como podemos transformar a produtividade da sua empresa.