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05 fevereiro Business Intelligence

O que é monetização de dados e como seu estabelecimento pode adotar essa estratégia?

  • Think Digital
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A transformação digital mudou significativamente a rotina dentro das empresas. E essa mudança não influenciou apenas o dia a dia dos negócios, mas também das pessoas e na maneira como elas consomem produtos e serviços.

Esse novo cenário é tão impactante que, nos dias de hoje, sabemos que é praticamente impossível para uma empresa se manter ativa e competitiva sem o uso de ferramentas tecnológicas.

Nesse contexto, os dados também ganham relevância, uma vez que se tornam ativos essenciais na rotina de planejamento e gestão dos negócios. E é justamente neste contexto que surge a monetização deles.

Neste artigo, vamos ajudar você a entender o que é monetização de dados, trazendo dicas de como o seu estabelecimento pode adotar essa estratégia. Ficou curioso? Então continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é monetização de dados?

Os dados são ativos essenciais dentro das empresas, mas, sozinhos, não podem fazer nada pelo seu negócio. Por isso, é fundamental que eles sejam organizados, transformando-se em informações relevantes para a tomada de decisão.

Contudo, ciente de que essa segmentação é o maior desafio das companhias, o conceito de monetização de dados se torna simples. Afinal, como o próprio nome sugere, ele se refere a utilização dessas informações com o propósito de obter um benefício econômico em favor do negócio.

Na prática, isso se traduz na identificação do valor financeiro da informação coletada pela organização empresarial.

Como funciona o processo de monetização de dados?

De forma geral, o grande problema atrelado a esse processo é que as organizações costumam se perder em meio à grande quantidade de dados coletados. Então, para colocar em prática o processo de monetização de dados primeiro você deve elaborar um planejamento estratégico visando preparar a sua empresa.

Em outras palavras, dado que o valor da informação está justamente na forma como ela é gerenciada, o planejamento é uma etapa fundamental para atingir os objetivos pretendidos, que podem ser, por exemplo, melhorar os resultados das vendas, entender o comportamento dos clientes ou simplesmente otimizar processos.

A seguir, falamos um pouco mais sobre o funcionamento da monetização de dados na prática. Confira!

Coleta

A primeira etapa do processo de monetização consiste na coleta dos dados. Afinal, para monetizar os dados primeiro você precisa ter eles em mãos. Aqui é fundamental que você identifique as fontes das quais pode obter informações e, a partir de então, passe a organizar o recebimento desses dados de forma eficiente.

Categorização

Na categorização você passa a analisar os dados, usando perguntas relevantes que vão ajudá-lo a selecionar melhor as informações para posteriormente transformá-las em negócios. Para tanto, entenda de onde vêm os dados que a sua empresa recebe e de que maneira eles ajudam a entender o perfil dos seus clientes.

Ao categorizar você pode aproveitar melhor os dados o que vai permitir definir de forma adequada os perfis dos clientes que se relacionam com você. Com isso vai ter condições de definir, por exemplo, estratégias para o lançamento de ofertas personalizadas, o que pode fazer toda diferença no seu plano de vendas.

Monetização

O objetivo da monetização é gerar oportunidades de potencialização a rentabilidade da empresa ou ainda viabilizar um meio de garantir economia em escala, reduzindo custos que eventualmente possam interferir nos lucros da empresa.

Portanto, na etapa final do processo você deve definir quais serão as melhores estratégias para colocar em prática no âmbito da sua empresa, levando em consideração os dados coletados e previamente categorizados.

Os desafios da monetização de dados

A monetização de dados traz muitas vantagens para as empresas, porém, junto com os benefícios vêm também os desafios. Isso porque, se tratando de dados, a legislação brasileira traz orientações bastante específicas por meio da Lei Geral de Proteção de Dados.

A LGPD, como também é conhecida, determina que a empresa, antes de coletar os dados pessoais de um cliente, é obrigada a informar para qual finalidade este dado será utilizado, obtendo o consentimento expresso do titular daquela informação.

Assim, se a sua empresa planeja monetizar os dados pessoais, ela deve adequar seus procedimentos e prática a fim de que todas as determinações legais sejam cumpridas.

Além da questão legal, outro desafio da monetização está relacionado à democratização das informações. Isso porque, mesmo que a maior parte das empresas tenha os recursos necessários para monetizar os seus dados, é necessário ser mais competitivo, por exemplo, diversificando as fontes de coleta.

Conheça a tecnologia que pode contribuir para a monetização de dados em seu estabelecimento

A utilização do wi-fi pode ser uma excelente forma de monetizar dados no seu estabelecimento. Quando um cliente visita um ambiente com grande circulação de pessoas, como um shopping, por exemplo, geralmente a rede de wi-fi é aberta. E, por meio desse acesso, é possível capturar dados do usuário com o propósito de criar estratégias específicas direcionadas ao perfil daquele cliente.

Na prática, isso ocorre através preenchimento de dados em um formulário. Além disso, são disponibilizadas automaticamente, na tela inicial de acesso, banners e vídeos institucionais, que podem causar impacto naquele cliente.

De fato, as estratégias de monetização de dados trazem muitas vantagens, entretanto, para obter resultados satisfatórios é fundamental adotar uma abordagem bem elaborada e que consiga de evitar problemas.

Faça um bom planejamento, analise com cautela os dados que devem ser buscados e de que forma eles serão utilizados para atingir os objetivos que você pretende para o seu negócio. Nesse contexto, também procure por um parceiro especializado que possa oferecer uma ferramenta de captura de dados segura e eficiente.

A Think Digital, por exemplo, é uma empresa especializada em tecnologia, que atua com clientes do varejo. Assim, oferecendo suas soluções de Wi-fi marketing, ela permite a shoppings, mercados e demais lojas ampliarem seu portfólio de estratégias, uma vez que coletam dados importantes de seus consumidores.

Quer saber mais sobre como realizar a monetização de dados na prática? Então aproveite para conferir o artigo Saiba como monetizar o wi-fi da sua empresa e aprofunde o seu conhecimento sobre o assunto!

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